Muita gente “deixava passar certas coisas” ao assassino de Aguiar da Beira

Miguel Pereira da Silva / Lusa

-

A GNR decidiu, esta quarta-feira ao final da tarde, suspender as buscas entre São Pedro do Sul e Arouca para encontrar o suspeito dos crimes em Aguiar da Beira.

Por volta das 19h00 desta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana decidiu suspender as buscas para encontrar Pedro Dias, principal suspeito do tiroteio em Aguiar da Beira.

“Após mais um dia de intenso trabalho por parte dos nossos militares, principalmente no concelho de S. Pedro do Sul, não só através de buscas intensas num terreno muito complicado e muito difícil e também sob condições climáticas muito adversas, com muita informação recolhida, foi decidido dar por terminadas, para já, as buscas neste local”, afirmou aos jornalistas o major Pedro Gonçalves, citado pela Renascença.

O responsável explicou, no entanto, que um “patrulhamento de proximidade” vai manter-se e assegurou aos residentes que “a sua segurança vai continuar a ser garantida”.

Por isso, o major apelou às populações que se mantenham alertas e que, caso se apercebam de alguma atividade estranha, contactem a GNR através do número 232 467 940.

Sobre o perfil do suspeito, Pedro Gonçalves diz que, “perante o que aconteceu e as vítimas que foi deixando infelizmente no seu caminho”, trata-se de uma pessoa “fria, calculista e que está perfeitamente à vontade” com o terreno.

O homem de 44 anos é o principal suspeito pelo tiroteio que matou duas pessoas – um agente da GNR e um civil – e que fez três feridos, sendo que dois estão em estado grave.

“O meu irmão não é um monstro”

Em declarações ao Correio da Manhã, a irmã de Pedro Dias, que esteve recolhida durante todo o dia em casa com o resto da família, decidiu sair em sua defesa.

“O meu irmão não é um monstro”, afirmou ao jornal, apesar de já ser conhecido das autoridades, que o consideram “perigoso”.

O homem, que cresceu e vivia em Arouca, desde cedo se meteu em confusões e, há dois anos, a GNR terá apreendido “armas, diversas munições e animais exóticos” numa quinta que explorava.

“Ele não precisava de roubar nem de fazer estas coisas porque a família tem grandes possibilidades – o pai é engenheiro agrónomo e a mãe professora –, mas era conflituoso. Muita gente aqui da terra, pela consideração que tinha pela família, deixava passar certas coisas”, contou Adelino Pinho, um amigo da família, ao CM.

Ontem, vários órgãos de comunicação social começaram a divulgar uma fotografia do suspeito, o que também terá dificultado muito a investigação.

“Foi divulgada por alguns órgãos de comunicação social uma pretensa fotografia do suspeito e neste momento estamos a ter vários avistamentos do indivíduo desde norte a sul do país, o que dificulta e vem atrapalhar em muito a investigação”, disse o major da GNR aos jornalistas.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Pois, mas se tivesse levado nas orelhas em pequeno e não o tivessem encoberto nas asneiras em que se metia, só por ter pais ricos, se calhar não estaríamos agora a lamentar a morte daqueles a quem de forma tão cruel e covarde ele roubou a vida. Ele já não tem nada a perder, pode matar mais meia dúzia que só ficará pelos 25 anos, vai na volta, já cá não está em Portugal. Afinal, os pais têm dinheiro…

  2. Este tipo é pior do que um monstro e só é pena que a justiça portuguesa seja tão branda para assassinos desta espécie, 25 anos de prisão para quem assassina mais do que uma pessoa e põe outras à porta da morte nunca deveria apanhar menos do que prisão perpétua e quanto à abolição da pena de morte que seja do meu conhecimento nunca o Povo foi consultado sobre tal assunto; quanto a partidos políticos total silêncio sobre este e outros casos idênticos, preferem dedicar-se mais a discutir direitos de homossexuais, pedófilos e outros mais de espécies raras.

  3. Marco,

    mil pontos para si.
    É dos meus.
    Assim a justiça fazia-se.
    E já não falo no militar da GNR que matou o filho do cigano e que ainda tem de o indemnizar, afinal, compensa levar o filho prós assaltos, estava e formação.
    Roubar comida para mim não é crime, roubar para enriquecer era cortar as mãos fora.

  4. Oh pessoal das barracas tenham calma!!!
    Então acham que se deve acabar com a “raça” até à 5ª geração???
    A família deste homem deve ser respeitada pela dor imensurável e pela vergonha daquilo que aconteceu.
    Felizmente existem leis para julgar e se elas não estão em conformidade devem-se pressionar os legisladores para mudar essas mesmas leis, agora condenar sem haver julgamento coloca estes “juízes do povo” ao mesmo nível dos criminosos!!!

  5. Amigo Marco estou plenamente de acordo consigo, mas infelizmente os nossos politicos são aquilo que se vê só se preocupam com coisas que não tem logica nem fundamento, eu só apoiaria um individuo destes se ele tivesse assassinado massas politicas corruptos em vez de pessoas inocentes.

  6. E o juiz(a) que, semanas antes, tirou a mãe à filha e deu a custódia a um referenciado sociopata e de ser “… uma pessoa “fria, calculista”? E os media portugueses a esquecerem-se desse pormenor? Os juízes não podem ser intocáveis em Portugal. Têm de ser responsabilizados pelas suas decisões.

  7. O que me deixa muito triste, e com alguma vergonha de ser PORTUGUÊS é que os nossos policias são muito bons é a passar MULTAS.

RESPONDER

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …