Garganta Funda dos Panama Papers quebra o silêncio (mas sem se revelar)

icij.org

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

A “Garganta Funda” dos chamados Panama Papers, responsável pela divulgação de 11,5 milhões de documentos da empresa de advogados Mossack Fonseca, com sede no Panamá, deu sinal de vida, revelando as suas motivações, mas sem divulgar a sua identidade.

Numa espécie de manifesto escrito enviado ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung e publicado pelo The Guardian, a fonte de uma das maiores fugas de informação de sempre garante que não é um espião e que só quis denunciar a injustiça das offshores e dos paraísos fiscais.

“Não trabalho para nenhum governo ou agência de inteligência, directamente ou indirectamente, e nunca trabalhei. O meu ponto de vista é totalmente meu”, assegura, sem revelar a sua identidade ou sequer o género.

Na nota escrita, o responsável pela divulgação dos Panama Papers conta que começou por oferecer os documentos a “vários grandes grupos de média” que, após os consultarem, terão decidido não os usar.

Diz ainda que até a WikiLeaks rejeitou os dados e que só depois de contactar o jornalista alemão Bastian Obermayer, do Süddeutsche Zeitung, é que estes foram revelados e partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, órgão que facultou o acesso a 100 grupos de média, em 83 países, incluindo os portugueses Expresso e TVI.

Quanto às motivações por trás da fuga de informação, diz que “a desigualdade de rendimentos é um dos assuntos mais definidores dos nossos tempos”.

“As empresas de fachada são, muitas vezes, associadas com os crimes de evasão fiscal. Mas os Panama Papers mostram, sem sombra de dúvidas, que, embora as companhias de fachada não sejam ilegais, são usadas, por definição, para uma série alargada de crimes graves”, acusa a fonte.

Considerando que a sua acção lançou “um novo e encorajante debate global” e mostrando-se disposto a colaborar com entidades governamentais “no que puder” ajudar, a fonte afiança que aquilo que as Leis mundiais permitem, actualmente, em termos de paraísos fiscais, “é deveras escandaloso e tem que ser mudado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santo homem… E agora diz lá quanto recebeste para que houvesse a tal “fuga”? E, já agora, de quem? Não tenham dúvidas! Estes documentos revelados que transpiram corrupção, foram adquiridos através de… corrupção! Mas se ao menos fosse o único caso… Justifica-se? Não! Porque assim um jornalista já não tem a moral de acusar alguém de corrupção.

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …