Garganta Funda dos Panama Papers quebra o silêncio (mas sem se revelar)

icij.org

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

A “Garganta Funda” dos chamados Panama Papers, responsável pela divulgação de 11,5 milhões de documentos da empresa de advogados Mossack Fonseca, com sede no Panamá, deu sinal de vida, revelando as suas motivações, mas sem divulgar a sua identidade.

Numa espécie de manifesto escrito enviado ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung e publicado pelo The Guardian, a fonte de uma das maiores fugas de informação de sempre garante que não é um espião e que só quis denunciar a injustiça das offshores e dos paraísos fiscais.

“Não trabalho para nenhum governo ou agência de inteligência, directamente ou indirectamente, e nunca trabalhei. O meu ponto de vista é totalmente meu”, assegura, sem revelar a sua identidade ou sequer o género.

Na nota escrita, o responsável pela divulgação dos Panama Papers conta que começou por oferecer os documentos a “vários grandes grupos de média” que, após os consultarem, terão decidido não os usar.

Diz ainda que até a WikiLeaks rejeitou os dados e que só depois de contactar o jornalista alemão Bastian Obermayer, do Süddeutsche Zeitung, é que estes foram revelados e partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, órgão que facultou o acesso a 100 grupos de média, em 83 países, incluindo os portugueses Expresso e TVI.

Quanto às motivações por trás da fuga de informação, diz que “a desigualdade de rendimentos é um dos assuntos mais definidores dos nossos tempos”.

“As empresas de fachada são, muitas vezes, associadas com os crimes de evasão fiscal. Mas os Panama Papers mostram, sem sombra de dúvidas, que, embora as companhias de fachada não sejam ilegais, são usadas, por definição, para uma série alargada de crimes graves”, acusa a fonte.

Considerando que a sua acção lançou “um novo e encorajante debate global” e mostrando-se disposto a colaborar com entidades governamentais “no que puder” ajudar, a fonte afiança que aquilo que as Leis mundiais permitem, actualmente, em termos de paraísos fiscais, “é deveras escandaloso e tem que ser mudado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santo homem… E agora diz lá quanto recebeste para que houvesse a tal “fuga”? E, já agora, de quem? Não tenham dúvidas! Estes documentos revelados que transpiram corrupção, foram adquiridos através de… corrupção! Mas se ao menos fosse o único caso… Justifica-se? Não! Porque assim um jornalista já não tem a moral de acusar alguém de corrupção.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …