Garganta Funda dos Panama Papers quebra o silêncio (mas sem se revelar)

icij.org

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

The Panama Papers: políticos, criminosos, e a indústria fora-da-lei que lhes esconde o dinheiro

A “Garganta Funda” dos chamados Panama Papers, responsável pela divulgação de 11,5 milhões de documentos da empresa de advogados Mossack Fonseca, com sede no Panamá, deu sinal de vida, revelando as suas motivações, mas sem divulgar a sua identidade.

Numa espécie de manifesto escrito enviado ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung e publicado pelo The Guardian, a fonte de uma das maiores fugas de informação de sempre garante que não é um espião e que só quis denunciar a injustiça das offshores e dos paraísos fiscais.

“Não trabalho para nenhum governo ou agência de inteligência, directamente ou indirectamente, e nunca trabalhei. O meu ponto de vista é totalmente meu”, assegura, sem revelar a sua identidade ou sequer o género.

Na nota escrita, o responsável pela divulgação dos Panama Papers conta que começou por oferecer os documentos a “vários grandes grupos de média” que, após os consultarem, terão decidido não os usar.

Diz ainda que até a WikiLeaks rejeitou os dados e que só depois de contactar o jornalista alemão Bastian Obermayer, do Süddeutsche Zeitung, é que estes foram revelados e partilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, órgão que facultou o acesso a 100 grupos de média, em 83 países, incluindo os portugueses Expresso e TVI.

Quanto às motivações por trás da fuga de informação, diz que “a desigualdade de rendimentos é um dos assuntos mais definidores dos nossos tempos”.

“As empresas de fachada são, muitas vezes, associadas com os crimes de evasão fiscal. Mas os Panama Papers mostram, sem sombra de dúvidas, que, embora as companhias de fachada não sejam ilegais, são usadas, por definição, para uma série alargada de crimes graves”, acusa a fonte.

Considerando que a sua acção lançou “um novo e encorajante debate global” e mostrando-se disposto a colaborar com entidades governamentais “no que puder” ajudar, a fonte afiança que aquilo que as Leis mundiais permitem, actualmente, em termos de paraísos fiscais, “é deveras escandaloso e tem que ser mudado”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Santo homem… E agora diz lá quanto recebeste para que houvesse a tal “fuga”? E, já agora, de quem? Não tenham dúvidas! Estes documentos revelados que transpiram corrupção, foram adquiridos através de… corrupção! Mas se ao menos fosse o único caso… Justifica-se? Não! Porque assim um jornalista já não tem a moral de acusar alguém de corrupção.

RESPONDER

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …