Obama quer acabar com empresas offshore nos EUA

Pete Souza / White House

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse sexta-feira que propôs legislação para acabar com o uso de sociedades ecrã anónimas nos EUA, o que vai ajudar a combater a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro.

Obama instou o Congresso a aprovar rapidamente as suas propostas, como parte de um esforço global que ganhou força com a divulgação dos designados Documentos do Panamá, que expuseram o uso generalizado de empresas fantasmas para esconder património e ativos.

“Nos últimos meses, vimos quão grande o problema da corrupção e da evasão fiscal se tornou em todo o mundo”, disse o Presidente dos EUA aos jornalistas.

“Vimos isto com a divulgação dos Documentos do Panamá”, adiantou.

“E vimos também o grau em que tanto as práticas legais de evitar pagar impostos, que são injustas e más para a economia, como as ilegais que em alguns casos envolvem atividades criminosas, continuam a existir e a espalhar-se“, insistiu.

Na quinta-feira, a Presidência e o Departamento do Tesouro anunciaram novas regras para a indústria financeira, bem como propostas legislativas que visam impedir o uso de empresas fantasmas dentro dos EUA que escondem as identidades dos proprietários beneficiários dos ativos.

“Uma das principais maneiras de as empresas ou os indivíduos ricos evitarem pagar impostos é através da montagem de uma série de empresas fantasmas e dificultar a deteção do fluxo do dinheiro e do cálculo do impostos devido”, detalhou.

“Dissemos às instituições financeiras que têm de ter esta informação“, afirmou Obama.

Ao mesmo tempo, acrescentou, o congresso tem de mudar a lei e forçar a identificação de todos os verdadeiros proprietários das empresas.

Os caso Panama Papers,  uma quantidade imensa de informação de um gabinete de advogados panamiano, onde se detalha o uso de milhares de empresas ‘offshore’ para esconder ativos, realçou o facto de vários Estados dos EUA permitirem a criação destas empresas fantasma, tanto por cidadãos norte-americanos como estrangeiros.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …