Obama quer acabar com empresas offshore nos EUA

Pete Souza / White House

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse sexta-feira que propôs legislação para acabar com o uso de sociedades ecrã anónimas nos EUA, o que vai ajudar a combater a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro.

Obama instou o Congresso a aprovar rapidamente as suas propostas, como parte de um esforço global que ganhou força com a divulgação dos designados Documentos do Panamá, que expuseram o uso generalizado de empresas fantasmas para esconder património e ativos.

“Nos últimos meses, vimos quão grande o problema da corrupção e da evasão fiscal se tornou em todo o mundo”, disse o Presidente dos EUA aos jornalistas.

“Vimos isto com a divulgação dos Documentos do Panamá”, adiantou.

“E vimos também o grau em que tanto as práticas legais de evitar pagar impostos, que são injustas e más para a economia, como as ilegais que em alguns casos envolvem atividades criminosas, continuam a existir e a espalhar-se“, insistiu.

Na quinta-feira, a Presidência e o Departamento do Tesouro anunciaram novas regras para a indústria financeira, bem como propostas legislativas que visam impedir o uso de empresas fantasmas dentro dos EUA que escondem as identidades dos proprietários beneficiários dos ativos.

“Uma das principais maneiras de as empresas ou os indivíduos ricos evitarem pagar impostos é através da montagem de uma série de empresas fantasmas e dificultar a deteção do fluxo do dinheiro e do cálculo do impostos devido”, detalhou.

“Dissemos às instituições financeiras que têm de ter esta informação“, afirmou Obama.

Ao mesmo tempo, acrescentou, o congresso tem de mudar a lei e forçar a identificação de todos os verdadeiros proprietários das empresas.

Os caso Panama Papers,  uma quantidade imensa de informação de um gabinete de advogados panamiano, onde se detalha o uso de milhares de empresas ‘offshore’ para esconder ativos, realçou o facto de vários Estados dos EUA permitirem a criação destas empresas fantasma, tanto por cidadãos norte-americanos como estrangeiros.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …