“O futuro é liberal”, mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo.

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias.

Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das suas modestas expectativas. O partido queria ultrapassar o resultado do Bloco de Esquerda em 2001 e conseguir “vereadores e deputados municipais”.

A concorrer a 53 concelhos, onde 46 eram candidaturas próprias, os liberais conseguiram apenas um vereador no Porto — que já o era ainda antes de ser liberal, realça o Observador.

Em Lisboa, enquanto as sondagens apontavam para um empate entre Fernando Medina e Carlos Moedas, o porta-voz da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, veio dizer que o partido estava disponível para dar uma mão a Moedas, abrindo a porta a uma possível geringonça de direita em Lisboa.

No entanto, a Iniciativa Liberal não conseguiu eleger Bruno Horta Soares e ficou de fora das contas na capital portuguesa. Contados os votos, a vitória acabou por ser mesmo de Carlos Moedas.

Falhado o objetivo de ter alguém em Lisboa, o partido tem de se contentar com a eleição de Ricardo Valente no Porto, após a vitória de Rui Moreira. Hervé Marrinhas, que ocupava o nono lugar da lista de Moreira, ficou naturalmente de fora. O autarca portuense apenas conseguiu seis lugares.

Em 2001 o BE concorria a 70 concelhos e conquistava 61.789 votos dos portugueses, ou seja, 1,18% dos votos, recapitula o Observador. Por sua vez, a IL teve 63.870 votos, ou seja, 1,29% dos votos nos 53 concelhos a que se candidatou. Os resultados são semelhantes, mas os liberais levam uma ligeira vantagem.

Há 20 anos, o Bloco conquistou logo uma autarquia, Salvaterra de Magos. Contudo, Ana Cristina Ribeiro, que recebeu o apoio bloquista, já ocupava o lugar, anteriormente eleita pelo PCP.

“Que fique claro a Iniciativa Liberal não ganhou estas eleições, mas ganhou o futuro. O futuro é liberal, eu já tinha essa convicção, o que vocês fizeram nesta campanha e os resultados que hoje apresentamos dão-nos essa certeza. Pela adesão da juventude, pela adesão das camadas mais dinâmicas da nossa população, eu tenho a certeza que o futuro será liberal. Esse futuro começa já esta segunda-feira. Vamos preparar o partido para as próximas batalhas”, disse Cotrim Figueiredo no seu discurso.

“A partir de amanhã teremos autarcas liberais eleitos em Odemira, em Oeiras, Faro, Póvoa de Varzim, Ponta Delgada, São Vicente (Madeira), Lisboa, Odivelas, Porto, Pombal, Guimarães, Cascais, Batalha, Santa Maria da Feira e Gondomar”, acrescentou.

Além de Ricardo Valente, os restantes mandatos conseguidos pela Iniciativa Liberal distribuem-se entre assembleias municipais e juntas de freguesia. Tiago Mayan Gonçalves foi eleito presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …