Geringonça à direita… ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Manuel de Almeida / Lusa

Comício da candidatura à presidência da Câmara Municipal de Lisboa pela Coligação Novos Tempos, Carlos Moedas

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível para dar a mão a Moedas.

A contagem dos votos por freguesias prossegue em Lisboa e na sede de campanha de Carlos Moedas, a vitória na freguesia de Arroios foi muito celebrada.

Entretanto, o PSD terá também ganho nas freguesias de Alvalade, Parque das Nações, Avenidas Novas, Santo António e Lumiar que é a freguesia mais populosa de Lisboa.

O PS, por seu lado, terá conquistado as freguesias de Campolide, Marvila e Benfica.

Mas as projecções quanto ao vencedor da autarquia da capital estão divididas e o suspense vai manter-se até ao fim.

A projecção da Universidade Católica para a RTP dá a vitória a Carlos Moedas, com 32% a 36% da votação, com Medina a reunir entre 31% a 35%.

Os resultados da Pitagórica para a TVI apontam uma vitória de Medina com entre 32,6% e 38,6% dos votos, com Moedas a somar entre 29,3% a 35,5%.

Já a projecção do ISCTE para a SIC dá também a vitória a Medina com entre 31,3% a 36,3% dos votos, com Moedas a recolher entre 30,2% a 35,2%.

IL disponível para “apoiar soluções”, mas não com o PS

Ainda sem resultados finais e com as contas muito próximas, o porta-voz do Iniciativa Liberal (IL), Rodrigo Saraiva, já veio dizer que este partido está disponível para dar uma mão a Moedas, abrindo a porta a uma possível geringonça de direita em Lisboa.

O presidente do IL, João Cotrim de Figueiredo, também admitiu, no Porto, que o seu partido está aberto a “apoiar soluções” favoráveis aos lisboetas, mas não com o PS.

“Aquilo que conseguiremos fazer com esses votos será no sentido de melhorar a vida dos lisboetas, não com alianças com o PS, mas apoiando propostas que a IL fez durante a campanha eleitoral”, afirmou Cotrim de Figueiredo à chegada à sede da campanha do movimento independente de Rui Moreira.

O líder do IL salientou ainda que “o resultado de Fernando Medina fica aquém de tudo que se previa em termos de sondagens”, mas afirmou que “é muito cedo para saber ao certo o que é que isso quer dizer”.

Vai ser uma noite longa, mas cá estaremos para assumir os resultados quando começarem a surgir”, destacou já o director de campanha de Moedas, Ricardo Mexia, em declarações à TSF.

Bloco quer “continuar a ser solução” em Lisboa

Contudo, nesta altura, com a contagem dos votos tão renhida, a possibilidade de Medina fazer alguma coligação para governar, por exemplo com a CDU e o Bloco de Esquerda, está também em cima da mesa.

A líder bloquista, Catarina Martins, já veio abrir a porta a uma possível aliança com Medina, salientando que o seu partido “tem disponibilidade para continuar a ser uma solução”.

Catarina Martins recusou quaisquer entendimentos com Moedas. “Não negociamos com a direita, e quando negociamos é em nome da vida concreta das pessoas”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …