O futuro da família real japonesa depende de um menino de 12 anos

Quando o príncipe Naruhito for proclamado imperador em maio, o seu sobrinho de 12 anos, o príncipe Hisahito, ascenderá ao segundo posto na linha de sucessão, sendo o último herdeiro varão possível.

A lei da Casa Imperial japonesa impede que as mulheres possam herdar o trono do Crisântemo. De facto, se se casam com um plebeu, deixam de fazer parte da família real, como aconteceu em 2004 para Sayako Kuroda, a filha do atual imperador Akihito e a sua esposa Michiko, que teve que pedir permissão especial para se casar e teve que renunciar ao seu título de princesa.

É um problema sério numa corrida muito pequena: dos seus atuais 18 membros, apenas cinco são do sexo masculino. Um deles é o próprio imperador atual, Akihito, de 85 anos e prestes a abdicar no próximo dia 30, numa cerimónia em que apenas membros masculinos adultos da família imperial podem participar.

O próximo soberano, Naruhito, e a sua esposa, a princesa Masako, tiveram apenas uma filha, a princesa Aiko, de 17 anos, que, com as regras atuais, é excluída da linha de sucessão. Isso deixa o príncipe Akishino, de 53 anos, irmão mais novo do futuro imperador e pai de Hisahito como o seu herdeiro imediato. Depois dele, o menino de 12 anos.

Akishino e a sua esposa, a princesa Kiko, tiveram outras duas filhas, a princesa Mako, de 28 anos, e Kako, de 25 anos. Como primos, nenhum deles pode reivindicar o trono. Mako, prometida ao plebeu Kei Komuro, deixará a família real em 2020. O casamento foi adiado no ano passado, com o argumento oficial de que o casal não estava suficientemente preparado, embora a imprensa japonesa tenha afirmado que a verdadeira razão eram problemas económicos da família do noivo.

A pressão sobre Hisahito será imensa, conta o jornal espanhol El País. Se as irmãs e os primos se casarem, caberá ao menino e à sua família imediata assumir todas as tarefas que caem sobre a dinastia real japonesa. Se não tiverem filhos, corre-se o risco de que uma linha de sucessão com mais de 2.600 anos seja interrompida.

Esta situação já caiu em Naruhito e Princesa Masako. As dificuldades de ter filhos e a pressão para conceber um filho do sexo masculino estão por trás de episódios de depressão sofridos pela futura imperatriz desde o casamento e a entrada na casa imperial.

Em princípio, e embora a sucessão esteja garantida para as próximas décadas, o governo japonês deve começar a estudar reformas na atual lei sálica. Assim, o Parlamento insistiu em que, em 2017, aprovasse a lei extraordinária para permitir que Akihito abdicasse, algo que não estava previsto anteriormente nas normas reais. Akihito é o primeiro imperador que renuncia ao trono em dois séculos e o faz por motivos de saúde.

Tóquio garantiu que abrirá o debate sobre a reforma logo após dia 1 de de maio, quando Naruhito assumirá o trono para substituir o pai. O governo do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, parece desanimado com a possibilidade de mudar as regras para permitir que uma mulher se torne uma imperatriz.

Contudo, a opinião pública concorda com a ideia de uma mulher no trono. Segundo uma sondagem publicada pelo jornal Yomiuri Shimbun em novembro, dois terços do povo japonês acolhem a possibilidade de ter uma imperatriz a representar a nação no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho que uma mulher se tornaria Imperadora. Imperatriz seria a mulher do Imperador. Digo isto aplicando o exemplo de embaixadora vs embaixatriz. O princípio a aplicar deveria ser o mesmo.

    • Calinadas do infeliz aborto horto grafico…
      Definindo embaixadora a mulher que exerce do cargo e embaixatriz a esposa de um embaixador, deveríamos ter palavras distintas para a esposa do rei e para a mulher que reina. Ou seja, se chamamos raínha a Isabel II de Inglaterra, o que chamaríamos a Letizia, esposa do rei Filipe VI de Espanha????

  2. Em Inglaterra o marido da rainha não pode ser rei, por isso é principe consorte. Em Portugal os maridos das duas rainhas que tivemos foram reis. Um era português, o outro ‘Alemão’. Penso que o protocolo de ambos os países, Portugal e Espanha, permite que haja e/ou houvesse sempre reis.

  3. Ora isto resume-se: o povo, quer obrigar a umas orgias, até que alguém emprenhe.. Já quero fazer parte dessa carreira!

RESPONDER

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …