Reinado do novo imperador do Japão vai chamar-se ‘Reiwa’. Nome simboliza ordem e paz

World Bank Photo Collection / Flickr

Naruhito, o próximo Imperador do Japão

O governo japonês revelou o nome da próxima era imperial do Japão – ‘Reiwa’, que significa “ordem” e “harmonia” -, antes da abdicação histórica do monarca em exercício e da ascensão do príncipe herdeiro Naruhito, que ocupará o trono a partir de 1 de maio deste ano.

Naruhito ascenderá ao trono um dia depois que o seu pai, o imperador Akihito, renunciar. Este é o primeiro imperador a abdicar o trono em 200 anos, informou esta segunda-feira o Week.

Em agosto de 2016, Akihito – que hoje tem 85 anos – sinalizou o seu desejo em se demitir, devido à saúde e à idade avançada. Contudo, a lei japonesa não o permitiu. Um ano depois, o parlamento japonês aprovou uma exceção, para que o mesmo renuncie e passe o trono para o seu filho, no final de abril de 2019.

O reinado de cada imperador tem um nome, que é “usado ao lado do calendário ocidental para contar anos – então a escolha é levada muito a sério”, disse a BBC.

Desde meados do século 19, cada época coincidiu com um reinado, começando pelas eras ‘Meiji’ e ‘Taisho’. A era ‘Showa’ (“harmonia iluminada”) correspondeu ao reinado do Imperador Hirohito, de 1926 a 1989. A era ‘Heisei’, que significa “alcançar a paz”, começou em 1989, depois que Hirohito morreu e Akihito subiu ao trono, esclareceu a NPR.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou que o reinado de Naruhito será a era ‘Reiwa’, termo composto pelos caracteres japoneses Rei – que significa “comandos” ou “ordem” – e Wa – que significa “harmonia” ou “paz”.

De acordo com Shinzo Abe, o nome ‘Reiwa’ vem da Manyoshu, a mais antiga antologia da poesia japonesa, criada em algum momento após o ano de 759. A Associated Press apontou para uma ruptura com a tradicional criação de nomes tendo por base textos clássicos chineses.

O gabinete do Japão escolheu o nome a partir de uma lista elaborada por estudiosos e redigida por especialistas de várias áreas, incluindo o cientista Shinya Yamanaka, vencedor do Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2012.

Especialistas regionais disseram à Reuters que a derivação e o significado do nome escolhido pelo atual governo refletem a “agenda política conservadora que enfatiza o orgulho nacional” de Shinzo Abe.

Segundo o Guardian, anunciar o nome com um mês de antecedência dá às empresas e entidades governamentais tempo para incorporar o nome. Reiwa será impresso em calendários, moedas e documentos oficiais a partir de 01 de maio.

Mesmo que o calendário ocidental tenha se tornado mais difundido no Japão, o nome da época ainda é usado com frequência, inclusivamente em jornais, moedas e documentos oficiais, como cartas de condução. O ano de 2019 é conhecido como Heisei 31, ou o 31º ano do reinado de Akihito.

Quem é Naruhito, o próximo imperador do Japão?

Naruhito nasceu a 23 de fevereiro de 1960, em Tóquio, tornando-se oficialmente o príncipe herdeiro após a morte do seu avô, o imperador Showa, em 1989. Foi o primeiro membro da família imperial japonesa a estudar em Inglaterra, de acordo com o Royal Central.

Para marcar a sua ascensão ao trono, a sua primeira autobiografia – “The Thames and I” – foi republicada em inglês. O livro abrange o seu tempo como estudante de pós-graduação no Merton College (Oxford), onde estudou o uso histórico do rio Tamisa para o transporte.

Apesar do seu título real, o príncipe herdeiro estava “interessado em absorver o máximo possível na vida estudantil, até mesmo morar num dormitório com outros estudantes”, indica o Royal Central.

Segundo o Japan Times, Naruhito tem a “aspiração de imitar os seus pais, o imperador Akihito e a imperatriz Michiko, que o próprio elogiou pela sua forte identificação com o público”, tendo expressado repetidas vezes a sua visão de um imperador ideal: “alguém que pode ‘compartilhar as alegrias e tristezas do povo’ e sempre permanecer perto deles nos seus pensamentos”.

Em 1993, casou-se com Masako Owada, uma diplomata graduada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Têm um filho, a princesa Aiko, agora com 17 anos.

Além de seus deveres reais, Naruhito também é especialista em questões relacionadas com a água, pratica alpinista e toca viola.

“Akihito – que em seu tempo livre faz pesquisas sobre peixes – e a sua esposa, a imperatriz Michiko, são profundamente amados no Japão e amplamente reconhecidos pelos esforços em manter a paz e promover melhores laços com os países vizinhos, como a China e a Coreia do Sul, muitas vezes em contraste com o governo conservador de Shinzo Abe”, acrescenta ainda o Royal Central.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …