“É fundamental usar máscaras reutilizáveis”, diz ministro do Ambiente

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e da Ação Climática considera “fundamental” a não utilização de máscaras descartáveis e diz que faz mais sentido, do ponto de vista económico e ambiental, a máscara reutilizável.

“Fundamental é as pessoas não utilizarem máscaras descartáveis. E já agora se as utilizarem pelo menos que as ponham no lixo comum e não as entendam como um material reciclável, porque o crescimento do descartável, seja em plástico ou não, não faz qualquer sentido”, disse João Pedro Matos Fernandes numa entrevista ao Porto Canal, a propósito do aumento de descartáveis devido à pandemia de covid-19.

Na entrevista, o ministro começou por dizer que o problema ambiental “mais agudo” é “sem dúvida o absurdo da utilização do descartável“, que “não faz qualquer sentido”.

E deu como exemplos que não fazem sentido a utilização de toalhas descartáveis por parte de barbeiros e cabeleireiros, ou a utilização de copos de café descartáveis em restaurantes.

Ainda assim, Matos Fernandes reafirmou que as metas sobre os plásticos são para cumprir, considerando uma “contradição” o uso de um material indestrutível como o plástico como material descartável.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso de máscaras comunitárias para a covid-19 feitas de tecido.

Na entrevista ao Porto Canal, o ministro lembrou que há subsídios para compras de bicicletas e disse que ainda este verão será lançado um aviso (programa) de seis milhões de euros para a construção de ciclovias. É “fundamental a utilização da bicicleta, que vai acontecer cada vez mais numa via de circulação normal”, disse.

Em relação ao plano de recuperação económica, João Pedro Matos Fernandes afirmou que “uma parcela muito expressiva dos fundos que virão de Bruxelas” serão para que se acelere o Pacto Ecológico Europeu (“Green Deal”), apresentado pela Comissão Europeia no final do ano passado.

“A economia tem de crescer. Mas sem emissões, garantindo que se consegue regenerar os recursos”, avisou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia chamada durante festejos de uma medalha de ouro

Ana Marcela Cunha, nova campeã olímpica de águas abertas, não fazia ideia do que estava a acontecer em casa da sua namorada. Angélica André ficou no 17.º lugar. Eram 6h30 da manhã no Japão quando começou …

TAP. Siza Vieira diz não ter detalhes sobre redução de capital mas reitera importância estratégica

O ministro da Economia disse esta quarta-feira não ter detalhes sobre operação de redução de capital na TAP e subsequente controlo total do Estado ainda este ano, mas reiterou a importância estratégica da companhia aérea …

Agente filmada a pontapear passageiro num comboio. PSP já abriu inquérito

Uma agente da PSP foi filmada a pontapear um homem de 38 anos, que se recusou a sair do comboio por viajar sem título de transporte. A PSP abriu um inquérito para apurar responsabilidades da atuação …

Morreu aos 100 anos Ilda Aleixo, a antiga costureira de Amália

A antiga costureira de Amália Rodrigues, Ilda Aleixo, morreu terça-feira, aos 100 anos, em Oliveira do Hospital, num lar onde vivia, confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte da família. Foi na década de 70 que Ilda …

Covid-19. Descoberto mecanismo que pode explicar maior ou menor gravidade da infeção

Um mecanismo associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque razão a infeção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos, foi descoberto por cientistas do Instituto de Investigação e …

Mais 15 mortes e 3.203 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal registou esta quarta-feira 3.203 novos casos de infeção por covid-19 e mais 15 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou esta quarta-feira 15 mortes atribuídas à covid-19, 3.203 novos casos …

Oito mortos e vinte feridos em ataque à residência do ministro da Defesa afegão

Uma explosão de um carro-bomba e um tiroteio junto à residência do ministro da Defesa do Afeganistão, em Cabul, na terça-feira à noite, causou pelo menos oito mortos e vinte feridos. De acordo com o Público, …

Sem passe sanitário, França teria de voltaria a confinar, avisa Macron

Presidente francês recorreu às redes sociais para apelar aos jovens que se vacinem, sublinhando a importância do gesto na luta contra a pandemia numa altura em que o descontentamento contra a implementação do certificado Covid-19 …

Empresas do setor do turismo com dificuldade em contratar

A crise pandémica fez tremer o mercado de trabalho. No turismo, foram mais de 101 mil os empregos destruídos. Ainda assim, e num momento em que já se adivinha alguma retoma, os empregadores confessam estar …

China isola cidade e pune funcionários locais face a novo surto

As autoridades chinesas colocaram a cidade turística de Zhangjiajie sob isolamento e puniram os funcionários locais, numa altura em que o país enfrenta o pior surto desde o início da pandemia de covid-19. Situada na província …