Lisboa lança fundo de três milhões para comprar bicicletas. Apoios vão até 350 euros

Ana Milena Ospina / Flickr

A Câmara Municipal de Lisboa está a preparar um fundo de três milhões de euros para incentivar a compra de bicicletas. Os apoios vão até um máximo de 350 euros.

De acordo com o jornal Público, a Câmara Municipal de Lisboa quer “dar um incentivo e confiança” às pessoas que estão “à procura de formas alternativas para se deslocarem”. Para isso, a autarquia vai lançar um fundo de três milhões de euros para apoiar a compra de bicicletas.

Deste montanto, 1,5 milhões de euros do chamado Fundo de Mobilidade vão destinar-se à compra de bicicletas convencionais e 1,5 milhões de euros serão para a compra de bicicletas elétricas.

A notícia é avançada esta quarta-feira, dia em que o Fernando Medina, presidente da Câmara da Lisboa, vai dar uma conferência de imprensa para apresentar medidas para uma cidade menos dependente do carro na era pós-covid-19.

De acordo com o Público, a autarquia de Lisboa vai dar apoios de 100 euros no caso das bicicletas tradicionais exclusivamente a estudantes, até um máximo de 15.000 unidades. No caso das elétricas, o apoio máximo é de 350 euros, disponíveis para moradores e trabalhadores da cidade.

O valor total do apoio é quase quatro vezes superior ao disponibilizado pelo Ministério do Ambiente no mais recente apoio deste tipo. Em causa estiveram 400 mil euros para a compra de bicicletas.

Nas últimas semanas, com o desconfinamento, arquitetos, urbanistas, associações de mobilidade sustentável e partidos têm pedido às autarquias e ao Governo uma atuação mais musculada para promover o uso da bicicleta e do espaço pedonal.

Lisboa tem alargado a sua rede de ciclovias e prepara-se para fazer mais obras como a da Rua de São Paulo, onde todo o estacionamento automóvel foi eliminado para alargar passeios e esplanadas.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Embora não seja Lisboeta, ficaria mais contente se o incentivo fosse para comprar bicicletas feitas em Portugal. No que toca a bicicletas eléctricas, não são daquelas eléctricas que nem pedais têm e chegam a andar a 40 km por hora, pois não?.

  2. Depois admiram-se dos Holandeses criticarem Portugal (e Espanha e Itália) por desperdiçarmos dinheiro, e quando é realmente preciso não o termos. E depois ainda temos o desplante de exigir “solidariedade”. Quem quer uma bicicleta que a compre com o seu dinheiro!

  3. Mas que e o amigo da camara que vende bicicletas?
    Espera-se em breve que esse apoio seja apenas valido nalgumas lojas (amigos) e que embora o apoio das mesmas seja de 100 euros, a bicicleta vai custar 200… mas na verdade, foram importadas da China for menos de 2 euros cada (procurar por cemiterio de bicicletas na china, algumas novas em folha).

    Uma coisa e certa, quem pagara os apoios serao os contribuintes.
    Ao menos que as pessoas possam comprar as bicicletas onde quiserem.
    Se for apenas nas lojas “parceiras” ja se sabe de onde veio a idea.

RESPONDER

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …