Depois das acusações de fraude, o fundador da Nikola renuncia ao cargo de presidente

(cv)

Depois de um polémico relatório afirmar que Trevor Milton estava a mentir quando apresentou o prototipo do Nikola One, o fundador da empresa de camiões elétricos resolveu abandonar o cargo de presidente.

Trevor Milton renunciou ao cargo de presidente executivo da empresa no domingo. As ações de Nikola caíram drasticamente após a notícia ter chegado a público, e atualmente estão a ser negociadas a cerca de 28 dólares (cerca de 23 euros), o que representa uma queda de 18%, diz a Ars Technica.

A renúncia de Milton surgiu 10 dias depois de um relatório revelar que o fundador da empresa não estava a dizer a verdade em 2016, quando revelou que o primeiro produto da empresa – o Nikola One – estava a “funcionar totalmente”.

O polémico relatório da Hindenburg Research afirmava que o camião Nikola One – que parecia estar a deslocar-se sozinho numa longa estrada – num vídeo promocional de 2018, estava na verdade a deslizar por uma colina abaixo. A Nikola admitiu na semana passada que o Nikola One não estava realmente a funcionar.

As revelações da Hindenburg Research deixaram a gestão da Nikola sob pressão. O Departamento de Justiça abriu investigações sobre possíveis fraudes da empresa, e perante este cenário Milton renunciou ao seu cargo de presidente executivo, decisão que o conselho da Nikola aceitou de imediato.

A empresa já elegeu o ex-executivo da GM, Stephen Girsky, como o novo presidente. Na Nikola, Mark Russell deverá permanecer como CEO.

Milton detém mais de 90 milhões de ações da Nikola no valor de mais de 2,5 mil milhões de dólares, contudo esses são números pequenos em comparação com sua participação na empresa.

O contrato de saída de Milton define que o agora ex-presidente deverá desistir de reivindicar um contrato 20 milhões de dólares e, em vez disso, terá a obrigação de aconselhar a Nikola, gratuitamente, até o final do ano. A empresa Nikola também vai garantir o pagamento de 100 mil dólares por uma equipa de segurança pessoal a Milton durante os próximos três meses.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Norte próximo de recolher obrigatório, shoppings a fechar mais cedo e ensino à distância

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …