/

Depois das acusações de fraude, o fundador da Nikola renuncia ao cargo de presidente

(cv)

Depois de um polémico relatório afirmar que Trevor Milton estava a mentir quando apresentou o prototipo do Nikola One, o fundador da empresa de camiões elétricos resolveu abandonar o cargo de presidente.

Trevor Milton renunciou ao cargo de presidente executivo da empresa no domingo. As ações de Nikola caíram drasticamente após a notícia ter chegado a público, e atualmente estão a ser negociadas a cerca de 28 dólares (cerca de 23 euros), o que representa uma queda de 18%, diz a Ars Technica.

A renúncia de Milton surgiu 10 dias depois de um relatório revelar que o fundador da empresa não estava a dizer a verdade em 2016, quando revelou que o primeiro produto da empresa – o Nikola One – estava a “funcionar totalmente”.

O polémico relatório da Hindenburg Research afirmava que o camião Nikola One – que parecia estar a deslocar-se sozinho numa longa estrada – num vídeo promocional de 2018, estava na verdade a deslizar por uma colina abaixo. A Nikola admitiu na semana passada que o Nikola One não estava realmente a funcionar.

As revelações da Hindenburg Research deixaram a gestão da Nikola sob pressão. O Departamento de Justiça abriu investigações sobre possíveis fraudes da empresa, e perante este cenário Milton renunciou ao seu cargo de presidente executivo, decisão que o conselho da Nikola aceitou de imediato.

A empresa já elegeu o ex-executivo da GM, Stephen Girsky, como o novo presidente. Na Nikola, Mark Russell deverá permanecer como CEO.

Milton detém mais de 90 milhões de ações da Nikola no valor de mais de 2,5 mil milhões de dólares, contudo esses são números pequenos em comparação com sua participação na empresa.

O contrato de saída de Milton define que o agora ex-presidente deverá desistir de reivindicar um contrato 20 milhões de dólares e, em vez disso, terá a obrigação de aconselhar a Nikola, gratuitamente, até o final do ano. A empresa Nikola também vai garantir o pagamento de 100 mil dólares por uma equipa de segurança pessoal a Milton durante os próximos três meses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.