Nikola apanhada a mentir. Protótipo do seu camião elétrico estava só a deslizar colina abaixo

Quando Trevor Milton, fundador da Nikola Motor Company, revelou o protótipo do camião Nikola One em dezembro de 2016, este foi apresentado como totalmente funcional. Agora, um relatório da Hindenburg Research vem afirmar que afinal a realidade não era bem a que a empresa queria mostrar.

“Isto funciona e funciona totalmente, o que é realmente incrível”, disse Trevor Milton na apresentação do Nikola One, em dezembro de 2016. Em janeiro de 2018, a empresa partilhou um vídeo no YouTube, com o título “Nikola One Electric Semi Truck in Motion”, onde mostrava o camião Nikola One a deslocar-se rapidamente ao longo de uma estrada deserta, demonstrando assim a sua capacidade de atingir altas velocidades.

Contudo, na semana passada, o Hindenburg Research publicou um relatório segundo o qual o Nikola One não estava sequer perto de estar funcional em dezembro de 2016.

O Hindenburg Research revela que o camião mostrado no vídeo não estava a andar de forma autónoma, e que a Nikola colocou o camião no topo de uma colina e o deixou deslizar para baixo. Supostamente, a empresa teria inclinado a câmara para fazer parecer que o camião estava a mover-se sozinho numa estrada nivelada – revela a Ars Technica.

A empresa admite que o Nikola One não funcionou

Na segunda-feira, a Nikola divulgou uma nota de imprensa na qual, embora critique muitas das afirmações do relatório do Hindenburg Research,  assume que o protótipo do Nikola One realmente não estava funcional em dezembro de 2016, e que também ainda não estava funcional quando a empresa lançou o vídeo 13 meses depois.

A empresa americana afirma que as baterias, conversores, direção hidráulica e alguns outros constituintes do camião estavam funcionais na altura da apresentação. Porém, a Nikola não revela se o facto do camião já tinha célula de combustível de hidrogénio a funcionar, ou motores para mover as rodas – dois componentes que o Hindenburg Research afirmou que não estavam no camião.

No que diz respeito ao vídeo, a empresa garante que “nunca afirmou que o seu camião estava a andar pela sua própria propulsão”, dizendo ainda que “os investidores que estavam a aplicar capital nesse período, conheciam a capacidade técnica do Nikola One na altura do seu investimento”, assegurando assim que nunca enganaram ninguém.

A Nikola afirma que atualmente a funcionalidade do Nikola One é irrelevante, uma vez que a empresa agora tem um protótipo funcional do seu sucessor, o Nikola Two.

O destino da Nikola está agora ligado ao sucesso do Nikola Two, Badger e outros produtos. Se esses produtos forem bem sucedidos, provavelmente não fará diferença se o Nikola One nunca funcionou, e rapidamente será esquecido este episódio menos feliz.

Contudo, Milton ter mentido descaradamente quando disse que o camião da Nikola “funciona e funciona plenamente” pode levar investidores e clientes a questionar os valores da empresa — e se realmente esta cumpre com aquilo que diz.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este Trevor da “Nikola” é um trafulha de primeira. Se não conhecem o personagem pesquisem na net e/ou no YouTube… vão ficar surpreendidos… é um bom candidato a político em Portugal, mentiroso como é…

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …