Lista VIP. Funcionários das Finanças questionados sobre acesso a dados de Luís Montenegro

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

O Departamento de Auditoria e Autoridade Tributária questionou alguns funcionários das Finanças sobre acessos a dados fiscais de Luís Montenegro, ex-líder parlamentar de Passos e Coelho e agora candidato à liderança do PSD.

De acordo com a Sábado, que avança a notícia esta sexta-feira, o sistema das Finanças acionou um alerta assim que as consultas foram realizadas pelos funcionários, apesar de, na prática, a “lista VIP” de contribuintes não existir.

Poucos dias depois das consultas, os funcionários foram chamados para justificarem os motivos pelos quais acederam às informações de Luís Montenegro. Apurou a revista que se tratam de trabalhadores das Finanças do Porto, Espinho e Gaia.

Fonte da Autoridade Tributária ouvida pela Sábado adiantou que os acessos foram levados a cabo para fazer um cruzamento de dados entre as empresas para quem Luís Montenegro presta serviços e os seus rendimentos declarados.

Quanto à “lista VIP”, denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos em 2015 e “eliminada” um ano depois pelo Governo, parece continuar a existir, de acordo com a mesma fonte da Autoridade Tributária.

“É uma forma de se controlar quem anda a ver o quê e fazer com que as pessoas se retraiam, dada a ameaça de processo disciplinar”, explicou um quadro da AT à Sábado.

Em 2016, o mesmo sindicato denunciava que a lista em causa não tinha sido extinta, mas antes alargada. “O controlo de sigilo fiscal funciona apenas sob pessoas mediáticas e a Lista VIP inicial está neste momento alargada”, afirmou em março de 2016 o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, citado pelo Diário de Notícias.

A Lista VIP, tal como ficou conhecida, funcionou durante cerca de quatro meses e monitorizou os acessos indevidos à informação fiscal do então Presidente da República, Cavaco Silva, do ex-primeiro-ministro Passos Coelho, do ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas, e do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio, numa medida discriminatória na obrigação da proteção do sigilo fiscal de todos os contribuintes.

Sempre que um trabalhador das Finanças acedia a processos ou dados fiscais destes contribuintes, era acionado um alerta que seguia via e-mail a notificar que os dados em causa estavam a ser consultados.

ZAP //

 

 

 

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os funcionários púbicos têm de perceber de uma vez por todas que não são donos da coisa púbica. Trabalham em prol dela. A ideia de que apenas por estarem ali os dados, os podem aceder e consultar livremente é quase pidesca. A ideia é repugnante e os trabalhadores se consultaram sem qualquer motivação profissional demonstrável deverão ser fortemente punidos. E, neste caso concreto, estou à vontade para falar porque nem sequer gosto um pouco deste MontePardo

    • E ler tudo antes de comentar?
      “Fonte da Autoridade Tributária ouvida pela Sábado adiantou que os acessos foram levados a cabo para fazer um cruzamento de dados entre as empresas para quem Luís Montenegro presta serviços e os seus rendimentos declarados.”

    • Se se quer identificar casos de corrupção ou inibir alguém de qualquer suspeita, tem que se aceder aos dados Fiscais de quem está sobre suspeita…..não acha ?????

    • “Não foi extinta, foi antes alargada.”
      Depois temos um génio de amostra nos comentários a dizer que um próprio funcionário cuja profissão é perseguir evasão fiscal e verificar rendimentos, deve ser punido, num de cruzamento de dados.
      Onde raio qual país se critica tão fortemente o combate à corrupção? Pudera sermos o pior dos melhores…
      se não fosse a Europa, seriamos um Brasil. Os políticos são um reflexo do povo.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …