O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, bares, cinemas, museus e ginásios.
Segundo avançou esta quinta-feira o Le Monde, Macron pediu na quarta-feira aos militares para pensarem em ferramentas que permitiriam, nos próximos meses e anos, um retorno à normalidade. O ‘passaporte de vacinação’ permitiria a circulação no espaço europeu sem necessidade de período de quarentena.
Recentemente, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, desaprovou a implementação do certificado de vacinas, sublinhando que não se pode “dar direitos especiais a uns enquanto a vacina não estiver disponível para todos”.
A última atualização das autoridades de saúde de França apontavam para 32 mil novos casos de covid-19 em 24 horas. O Governo impôs um confinamento a Dunquerque, no norte do país, e em algumas cidades dos Alpes Marítimos. O país já registou 85 mil mortes desde o início da pandemia e tem nesta altura internadas com a doença mais de 25 mil.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe