/

França fecha escolas durante três semanas

eu2017ee / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

Emmanuel Macron anunciou, esta quarta-feira, algumas medidas para combater o novo aumento de casos. As escolas vão encerrar durante três semanas.

De acordo com a TVI24, o novo pacote de medidas entra em vigor no sábado em todo o país. “Não temos de nos trancar, mas precisamos de limitar os nossos contactos”, disse o Presidente francês, Emmanuel Macron.

As escolas vão fechar durante três semanas para tentar travar a terceira vaga de covid-19. Macron explicou que a partir de 5 de abril todas as creches e escolas vão fechar e que as férias da Páscoa vão ser antecipadas, sendo gozadas entre os dias 12 e 26 de abril.

No fim de abril as creches e escolas primárias vão reabrir, mas o ensino básico e secundário só reabre no início de maio.

As medidas em vigor nas regiões mais afetadas vão ser alargadas a todo o país. Assim, a partir da noite de sábado e durante quatro semanas, já não serão possíveis deslocações para distâncias superiores a 10 quilómetros da residência, a não ser por motivos de força maior. O recolher obrigatório vigorará entre as 19h00 e as 6h00.

Segundo o Observador, Macron disse que os franceses que quiserem mudar de região para o isolamento poderão fazê-lo durante o fim de semana da Páscoa.

O governante anunciou que os pais que têm de cuidar dos filhos e não puderem recorrer ao teletrabalho terão direito a uma remuneração parcial. As medidas atualmente em vigor para empregados, comerciantes, trabalhadores independentes, empresários e empresas serão prorrogadas.

O Presidente francês referiu que o plano de contenção da pandemia vai passar pela vacinação, que será intensificada. Qualquer pessoa com mais de 60 anos poderá ser vacinada a partir de 16 de abril e as pessoas com mais de 50 terão a sua vacina a partir de 15 de maio, prometeu.

França registou, até agora, 4,6 milhões de casos e 95.495 mortes relacionadas com a covid-19.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.