França fecha escolas durante três semanas

eu2017ee / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

Emmanuel Macron anunciou, esta quarta-feira, algumas medidas para combater o novo aumento de casos. As escolas vão encerrar durante três semanas.

De acordo com a TVI24, o novo pacote de medidas entra em vigor no sábado em todo o país. “Não temos de nos trancar, mas precisamos de limitar os nossos contactos”, disse o Presidente francês, Emmanuel Macron.

As escolas vão fechar durante três semanas para tentar travar a terceira vaga de covid-19. Macron explicou que a partir de 5 de abril todas as creches e escolas vão fechar e que as férias da Páscoa vão ser antecipadas, sendo gozadas entre os dias 12 e 26 de abril.

No fim de abril as creches e escolas primárias vão reabrir, mas o ensino básico e secundário só reabre no início de maio.

As medidas em vigor nas regiões mais afetadas vão ser alargadas a todo o país. Assim, a partir da noite de sábado e durante quatro semanas, já não serão possíveis deslocações para distâncias superiores a 10 quilómetros da residência, a não ser por motivos de força maior. O recolher obrigatório vigorará entre as 19h00 e as 6h00.

Segundo o Observador, Macron disse que os franceses que quiserem mudar de região para o isolamento poderão fazê-lo durante o fim de semana da Páscoa.

O governante anunciou que os pais que têm de cuidar dos filhos e não puderem recorrer ao teletrabalho terão direito a uma remuneração parcial. As medidas atualmente em vigor para empregados, comerciantes, trabalhadores independentes, empresários e empresas serão prorrogadas.

O Presidente francês referiu que o plano de contenção da pandemia vai passar pela vacinação, que será intensificada. Qualquer pessoa com mais de 60 anos poderá ser vacinada a partir de 16 de abril e as pessoas com mais de 50 terão a sua vacina a partir de 15 de maio, prometeu.

França registou, até agora, 4,6 milhões de casos e 95.495 mortes relacionadas com a covid-19.

  Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marta Temido admite que o SNS tem "um problema de organização"

A ministra da Saúde, Marta Temido, reconheceu a existência de um “problema de organização” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e considerou que a pandemia de covid-19 ditou o adiamento de reformas. “O SNS, como todos …

Biden afirma que Estados Unidos estão prontos para defender Taiwan em caso de ataque

O Presidente dos Estados Unidos afirmou, na quinta-feira, que o país está preparado para defender militarmente Taiwan, em caso de ataque da China, que considera a ilha parte do território. “Sim, temos um compromisso nesse sentido”, …

Novo tratamento pode oferecer proteção de até 18 meses contra covid-19 grave

Um novo tratamento desenvolvido pela AstraZeneca pode oferecer uma proteção de até 18 meses contra a forma de doença mais grave da covid-19. Em breve, um novo tratamento poderá ajudar a proteger as pessoas do desenvolvimento …

Alec Baldwin

Acidente trágico. Ator Alec Baldwin matou diretora de fotografia do filme que estava a rodar

O ator norte-americano Alec Baldwin matou, acidentalmente, a diretora de fotografia do filme que estava a rodar, ao disparar uma arma de adereço que não devia estar carregada. O realizador do filme também ficou ferido …

Hospital de S. João no Porto com mais 100 urgências diárias do que pré-pandemia

A urgência do Hospital de São João, do Porto, registou nas últimas semanas uma “forte afluência, muito influenciada, também, por falsas urgências”, disse esta quinta-feira à Lusa fonte daquela unidade de saúde, que dá conta …

Experiência revela novo estado da matéria (que quebra a simetria de inversão do tempo)

Cientistas encontraram a primeira evidência experimental de um efeito quadruplicador na condensação de eletrões e o mecanismo pelo qual este estado da matéria ocorre. Segundo o SciTechDaily, o princípio central da supercondutividade determina que os eletrões …

Ilustração de formação planetária em torno de uma estrela parecida com o Sol, com os blocos de construção dos planetas - rochas e moléculas de ferro - no plano da frente.

Planetas que saem às suas estrelas não degeneram

Há muito tempo que se assume um elo composicional entre os planetas e as suas respetivas estrelas hospedeiras. Agora, pela primeira vez, uma equipa de cientistas forneceu evidências empíricas para apoiar este pressuposto - e …

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …