França fecha escolas durante três semanas

eu2017ee / Flickr

O presidente francês, Emmanuel Macron

Emmanuel Macron anunciou, esta quarta-feira, algumas medidas para combater o novo aumento de casos. As escolas vão encerrar durante três semanas.

De acordo com a TVI24, o novo pacote de medidas entra em vigor no sábado em todo o país. “Não temos de nos trancar, mas precisamos de limitar os nossos contactos”, disse o Presidente francês, Emmanuel Macron.

As escolas vão fechar durante três semanas para tentar travar a terceira vaga de covid-19. Macron explicou que a partir de 5 de abril todas as creches e escolas vão fechar e que as férias da Páscoa vão ser antecipadas, sendo gozadas entre os dias 12 e 26 de abril.

No fim de abril as creches e escolas primárias vão reabrir, mas o ensino básico e secundário só reabre no início de maio.

As medidas em vigor nas regiões mais afetadas vão ser alargadas a todo o país. Assim, a partir da noite de sábado e durante quatro semanas, já não serão possíveis deslocações para distâncias superiores a 10 quilómetros da residência, a não ser por motivos de força maior. O recolher obrigatório vigorará entre as 19h00 e as 6h00.

Segundo o Observador, Macron disse que os franceses que quiserem mudar de região para o isolamento poderão fazê-lo durante o fim de semana da Páscoa.

O governante anunciou que os pais que têm de cuidar dos filhos e não puderem recorrer ao teletrabalho terão direito a uma remuneração parcial. As medidas atualmente em vigor para empregados, comerciantes, trabalhadores independentes, empresários e empresas serão prorrogadas.

O Presidente francês referiu que o plano de contenção da pandemia vai passar pela vacinação, que será intensificada. Qualquer pessoa com mais de 60 anos poderá ser vacinada a partir de 16 de abril e as pessoas com mais de 50 terão a sua vacina a partir de 15 de maio, prometeu.

França registou, até agora, 4,6 milhões de casos e 95.495 mortes relacionadas com a covid-19.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …