França acusa Apple de não ajudar o Governo a melhorar a aplicação “Stop Covid”

Cedric O, ministro francês para a tecnologia digital, afirmou que a Apple não quis ajudar o Governo de França a melhorar a aplicação estatal “Stop Covid”.

De acordo com a Reuters, a Apple decidiu não permitir a utilização do bluetooth em segundo plano nos iPhone, na maioria das aplicações, o que gerou críticas por parte do ministro francês para a tecnologia digital, que afirmou que a empresa norte-americana não quis ajudar o Governo a melhorar a aplicação estatal “Stop Covid”.

“A Apple poderia ter-nos ajudado a fazer a aplicação funcionar ainda melhor no iPhone. Eles não quiseram fazê-lo”, acusou Cedrid O.

O Governo francês criou uma aplicação que utiliza a tecnologia bluetooth dos telemóveis para os utilizadores saberem se estiveram com alguém infetado com covid-19.

Para que esta app seja eficaz, é necessário que a maioria da população a instale e que esteja sempre ligada em segundo plano. Isto significa que, mesmo quando a aplicação não está em utilização, pode utilizar os recursos dos telemóveis para recolher e transmitir dados.

No entanto, a Apple não permite que as aplicações no sistema operativo iOS utilizem o bluetooth, a não ser que estejam abertas. A empresa norte-americana tem justificado esta decisão com o argumento de que o sistema é assim por motivos de cibersegurança e para evitar instabilidade no funcionamento do software.

No entanto, Cedrid O considera “que a supervisão do sistema de saúde, combatendo o coronavírus, é uma matéria para os governos e não necessariamente para as grandes empresas americanas”. Para o governante, não há dúvidas de que a pandemia pede medidas excecionais.

“Lamento isto, considerando que estamos num período em que todos estão mobilizados para lutar contra a epidemia e que uma grande empresa que esteja a ter tão bons resultados económicos não está a ajudar um governo nesta crise”, acusou Cedrid O, deixando um aviso à Apple: “Vamos lembrarmo-nos disso quando chegar a altura.”

Ao contrário da Apple e da Google, a França tem promovido uma visão centralizada na recolha de dados através deste tipo de aplicações móveis. Segundo o Observador, o país defende que os dados recolhidos devem ser guardados num servidor central, em vez de ficar guardada apenas nos dispositivos, para um melhor controlo do vírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Revendedores de combustíveis ameaçam fechar bombas em protesto contra limites aos lucros

Os revendedores de combustíveis ameaçam "encerrar temporariamente os postos de abastecimento" como forma de protesto devido à nova lei, aprovada no Parlamento, que impõe limites às margens de lucro na comercialização de combustíveis. Após o alerta …

Libertação da sociedade antes das eleições não vai influenciar resultados autárquicos

Portugal está cada vez mais próximo de atingir os 85% de população vacinada, o que significa que a última fase do processo de desconfinamento está cada vez mais próxima. Mas poderá essa decisão ter alguma …

Aos 60 anos, vice-presidente do Suriname participou em jogo internacional (e distribuiu dinheiro no balneário)

Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário. Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é …

Rui Costa é candidato à presidência do Benfica num "dos momentos mais desafiantes da história" do clube

Rui Costa vai candidatar-se à presidência do Benfica nas eleições para o quadriénio 2021-2025, marcadas para 9 de outubro, anunciou esta terça-feira o ex-futebolista internacional português, que assumiu a liderança do clube lisboeta após a …

Pirâmide Maia foi construída em resposta a uma erupção vulcânica

Uma equipa de arqueólogos que estava a fazer escavações perto da enorme pirâmide Maia no Vale Zapotitán, em El Salvador, descobriu algo impressionante. Os investigadores descobriram que a pirâmide Maia de San Andrés começou a ser …

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …

Estado paga 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias. Ex-político recebe o valor mais alto

Há 310 ex-políticos e ex-juízes que têm direito a receber uma subvenção vitalícia do Estado. O número baixou um pouco relativamente a 2020, mas, ainda assim, representa um gasto mensal de 460 mil euros de …

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …