França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho “em breve”.

O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França a partir de 17 de junho e o recolher obrigatório às 23h00 acaba no dia 21 de junho, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

“O recolher obrigatório às 23h00, que se devia aplicar até dia 30 de junho, deve acabar a partir deste domingo, seis dias antes da data prevista”, disse o governante após o Conselho de Ministros que decorreu esta manhã.

As duas decisões vêm no seguimento de várias semanas consecutivas de decréscimo de novos casos e de casos graves de covid-19 nos hospitais franceses.

Nos últimos dias, várias festas selvagens após o recolher obrigatório levaram as autoridades a dispersar grupos de centenas de jovens nas grandes cidades. “Vivemos um momento importante, um momento feliz, um momento de regresso à vida normal”, declarou Jean Castex.

A obrigação de utilização da máscara no exterior vai terminar já na quinta-feira, mas a máscara continua a ser obrigatória dentro de todos os espaços fechados.

O primeiro-ministro pediu ainda aos franceses que se vacinem, após as autoridades terem encurtado o período de espera entre a primeira e segunda dose da vacina para três semanas. Também os jovens entre 12 e 17 anos já se podem vacinar.

Também na vizinha Espanha, as máscaras vão deixar de ser obrigatórias “em breve”, escreve a Renascença.

Em breve, vamos abandonar as máscaras na rua. Em poucos dias, teremos mais de 15 milhões de pessoas com a vacinação completa e, em poucas semanas, 50% da população com pelo menos uma dose”, afirmou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, numa conferência de imprensa durante um fórum empresarial.

Em Portugal, e depois da aprovação do projeto-lei do PS, na semana passada, a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços públicos foi prolongada por mais 90 dias – até 13 de setembro.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada. Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, …

OMS quer adiar as doses de reforço das vacinas em países ricos por causa das desigualdades mundiais

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira uma moratória sobre as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 para que os países pobres possam imunizar a sua população. A Organização Mundial …

Jovens saudáveis em ambientes de risco devem ser vacinados, defendem especialistas

Especialistas são contra a existência de um único critério, o das doenças pré-existentes, e defendem que deve ser criado um regime de "porta aberta" que permita a vacinação de todos os jovens entre os 12 …

Senhora da Graça vai poder ter público na Volta a Portugal

A 9.ª etapa da 82.ª edição da Volta a Portugal vai poder ter público na chegada ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Segundo o Jornal de Notícias, o público vai voltar à …

Nova praia fluvial no Alqueva "nasce" na aldeia que deu nome à barragem

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. “A …

Polícia chamada durante festejos de uma medalha de ouro

Ana Marcela Cunha, nova campeã olímpica de águas abertas, não fazia ideia do que estava a acontecer em casa da sua namorada. Angélica André ficou no 17.º lugar. Eram 6h30 da manhã no Japão quando começou …

TAP. Siza Vieira diz não ter detalhes sobre redução de capital mas reitera importância estratégica

O ministro da Economia disse esta quarta-feira não ter detalhes sobre operação de redução de capital na TAP e subsequente controlo total do Estado ainda este ano, mas reiterou a importância estratégica da companhia aérea …

Agente filmada a pontapear passageiro num comboio. PSP já abriu inquérito

Uma agente da PSP foi filmada a pontapear um homem de 38 anos, que se recusou a sair do comboio por viajar sem título de transporte. A PSP abriu um inquérito para apurar responsabilidades da atuação …

Morreu aos 100 anos Ilda Aleixo, a antiga costureira de Amália

A antiga costureira de Amália Rodrigues, Ilda Aleixo, morreu terça-feira, aos 100 anos, em Oliveira do Hospital, num lar onde vivia, confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte da família. Foi na década de 70 que Ilda …

Covid-19. Descoberto mecanismo que pode explicar maior ou menor gravidade da infeção

Um mecanismo associado a uma alteração nos linfócitos T, que pode explicar porque razão a infeção pelo SARS-CoV-2 causa doença leve ou doença grave nos indivíduos, foi descoberto por cientistas do Instituto de Investigação e …