/

Forças especiais dos EUA matam responsável do Estado Islâmico

3

As forças especiais norte-americanas mataram um alto responsável do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e capturaram a sua mulher, no leste da Síria, indicou hoje o secretário da Defesa, Ashton Carter.

Abu Sayyaf, responsável do Estado Islâmico na Síria, que ajudou a dirigir operações militares e o contrabando de petróleo para o grupo radical, “foi morto durante uma operação em confronto com forças norte-americanas”, revelou Ashton Carter em comunicado.

A operação das forças norte-americanas também foi divulgada pela Casa Branca, através de um comunicado da porta-voz do presidente Barack Obama para os assuntos de segurança nacional, Bernadette Meehan.

“Na noite de sexta-feira para este sábado, sob a direção do presidente, forças norte-americanas destacadas no Iraque realizaram uma operação em al-Amr, no leste da Síria, para capturar o alto responsável do EstadoIslâmico conhecido como Abu Sayyaf e a sua mulher Umm Sayyaf“, refere o comunicado.

A declaração adianta que Abu Sayyaf foi morto e que a mulher “foi capturada e está sob detenção militar dos EUA no Iraque“.

“A operação permitiu ainda libertar uma rapariga yazidi que parece ter sido mantida como escrava pelo casal. Pretendemos juntá-la com a sua família, logo que seja possível”, disse ainda Meehan.

Os yazidis, cuja região é pré-cristã e contém elementos de várias tradições religiosas, sobretudo do Zoroastrismo, são considerados infiéis pelos ‘jihadistas’ e têm sido perseguidos pelo EI.

/Lusa

3 Comments

    • Sinseramente! Tu para ler nem com o auxílio de dois helicópteros da força aérea munidos de potentes projectores de 5,6k graus Kelvin a 20K Watt cada para dar luz à leitura da realidade. Quanto mais para a entender!
      A percepção é a “realidade” de cada um… Não lhe basta usar comas… Na pretensiosa definição de outros terroristas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.