Forças Armadas turcas passam a responder diretamente ao Presidente

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

A chefia das Forças Armadas turcas deixará de depender do Ministério da Defesa e ficará subordinada diretamente à Presidência no futuro, anunciou o primeiro-ministro turco numa entrevista dada à imprensa.

“O Estado-Maior General das Forças Armadas já não dependerá do Ministério da Defesa. Quando implantarmos o sistema presidencialista, ficará subordinado à Presidência”, disse Binali Yildirim numa entrevista na televisão turca ATV-A Haber.

O primeiro-ministro não especificou datas para a concretização da mudança de regime do Governo, de parlamentarista para presidencialista, que reforçará o papel do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Para a formalização dessa mudança, que segundos altos cargos do Governo “já é um facto”, falta realizar uma mudança na Constituição com uma maioria de dois terços, o que não pode ser fácil com a atual composição do Parlamento.

Yildirim falou também, na mesma entrevista, sobre a futura dissolução da Guarda Presidencial, um corpo de função cerimonial do exército criada em 1920.

Na sexta-feira, foram presos 283 soldados da Guarda Presidencial, composta por 2.500 membros, por suspeita de envolvimento na tentativa golpe de Estado que sofreu o país no dia 15 de julho.

Ontem, as forças de segurança turcas prenderam Hails Hanci, um colaborador de Fethullah Gülen, exilado político nos EUA que Ancara acusa ser o mentor do golpe de Estado falhado de 15 de julho.

As forças de segurança do país prenderam Hanci na província de Trabzon, no norte da Turquia, junto ao Mar Negro.

No mesmo dia, a agência Anadolu divulgou que as autoridades turcas detiveram Muhammet Sait Gülen, sobrinho de Gulen, capturado em Erzurum, no nordeste do país, no âmbito do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado.

É a primeira vez que um familiar de Fethullah Gülen é relacionado com o golpe.

A região de Erzurum é apontada como abrigo de vários apoiantes e membros do movimento “Hizmet” do imã muçulmano, que as autoridades turcas dizem ter estado por detrás da tentativa de golpe de Estado.

O exilado na Pensilvânia já negou ter sido o mentor da iniciativa, sugerindo até que a tentativa de golpe foi instaurada pelo próprio presidente.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …