Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Mauri Ratilainen / EPA

Aeroporto de Helsínquia recorre a cães para ajudar a controlar infeções

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados.

A partir de segunda-feira, apenas os turistas de 13 países em todo o mundo poderão viajar para a Finlândia sem ter de cumprir quarentena.

A designada “lista verde” finlandesa integra os países onde foram detetados um máximo de 25 novos contágios por cada 100 mil habitantes e até agora incluía cerca de 20 Estados, como a Alemanha, um dos que  agora ficou de fora.

Os 13 países com “livre-trânsito” são, na Europa, o Chipre, Letónia, Lituânia, Liechtenstein, Polónia e San Marino, e, fora do continente europeu, a Austrália, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Tailândia e Uruguai.

O governo finlandês aconselha ainda a população a não viajar para nenhum dos países fora da “lista verde”. Segundo o executivo, a lista será atualizada semanalmente em função da evolução epidemiológica nos vários países até 23 de novembro. Depois as regras deverão mudar para os turistas dos países da União Europeia e do espaço Schengen, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

O índice de contágio na Finlândia continua a ser um dos mais baixos da Europa, com apenas 16 infetados por cada 100 mil habitantes, apesar de ter subido nas últimas semanas.

A Finlândia registou até agora 9379 casos do novo coronavírus e 343 mortos, valores que contrastam bastante com os dos restantes países da Europa.

Ainda assim o país está a tomar várias medidas para tentar que não haja um aumento drástico de infeções dentro da sua população. De modo a controlar e detetar de forma rápida e eficaz o coronavírus, o aeroporto de Helsínquia, quer usar cães.

A equipa tem atualmente 15 cães e 10 instrutores. Para já só 4 estão preparados para entrar em ação, os outros estão a receber treinos patrocinados por uma clínica veterinária privada. Entre os cães da equipa está Kossi, um cão de resgate espanhol, que já trabalhou na deteção de cancros e que agora pode ajudar a detetar casos de infeção por coronavírus.

Nesta fase, a participação dos viajantes é totalmente voluntária, só têm de esfregar um toalhete no pescoço e entregá-lo aos responsáveis. Não há qualquer contacto entre os passageiros e os cães, diz a TSF.

Cada toalhete recolhido é colocado num recipiente. O cão cheira a amostra e, se indicar a presença do vírus, a pessoa é convidada a fazer um teste para ver qual é o grau de fiabilidade deste método. Em 10 segundos, os cães conseguem dar um resultado.

Os cães, que vieram de todo o país, têm várias formas de indicar uma amostra positiva. Alguns deitam-se em frente ao recipiente e outros apontam com a pata.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …