As despesas de saúde que não surgem no sistema e-fatura, nomeadamente relacionadas com entidades públicas como hospitais e centros de saúde, vão surgir em Março num novo site criado especificamente para o efeito.
A informação foi prestada pelo Ministério das Finanças à TSF, que explica que a Autoridade Tributária (AT) vai criar uma nova página no site das Finanças para que os contribuintes possam consultar e confirmar, durante o mês de Março, todas as despesas feitas ao longo de 2015.
No novo site vão surgir as despesas associadas a entidades que não estão obrigadas a passar facturas, como são os casos dos hospitais ou centros de saúde públicos ou “entidades prestadoras de cuidados de saúde convencionadas com o SNS“, refere uma fonte do Ministério à TSF.
Os contribuintes têm até ao próximo dia 15 de Fevereiro para registar facturas para efeitos de dedução no IRS no sistema e-fatura.
No entanto, o prazo para que as entidades que não estão obrigadas a passar facturas enviem os dados das despesas dos contribuintes foi alargado até 19 de Fevereiro.
Assim, “só após o tratamento de toda esta informação é que é possível a disponibilização pela AT do apuramento dos valores de despesas de saúde (bem como outras despesas relevantes para algumas deduções à coleta em IRS) por contribuinte e respectiva fonte de informação”, esclarece o Ministério das Finanças.
Os dados expostos neste novo site das Finanças vão estar disponíveis a partir de 1 de Março e os contribuintes poderão reclamar desses valores até 15 do mesmo mês.
ZAP
IRS 2015
-
26 Setembro, 2016 Fisco reembolsou mais IRS este ano, mas demorou mais a pagar
-
29 Julho, 2016 Falta reembolsar (até domingo) 4% das declarações de IRS
-
13 Julho, 2016 Finanças garantem reembolsos de IRS até fim de julho