/

Finanças e MP investigam clientes portugueses da filial suíça do HSBC

O Ministério Público está a “acompanhar a situação” e a recolher “todos os elementos” relacionados com a denúncia que inclui uma lista de clientes portugueses do banco suíço HSBC que alegadamente ocultaram fortunas ao fisco. Também as Finanças já terão pedido a lista de clientes portugueses ao banco.

“O Ministério Público está a acompanhar a situação, recolhendo todos os elementos que estão ao seu alcance quer aqueles que têm vindo a público, que os elementos que, eventualmente, possam resultar de processos pendentes”, referiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) à agência Lusa.

A PGR sublinha porém, que, “até ao momento, não foi recebida de autoridades estrangeiras qualquer lista ou informação específica sobre a questão”.

O esclarecimento da PGR surge no seguimento do chamado caso SwissLeaks, em que foi divulgado uma lista de clientes portugueses do HBSC que, através do banco suíco, terão ocultado avultadas somas de dinheiro (nalguns casos na ordem das centenas de milhões de euros) às autoridades tributárias do país de origem.

De acordo com o Jornal de Notícias, as Finanças também já pediram a lista de clientes portugueses da filial suíça do HSBC envolvida no esquema de fraude fiscal.  Uma fonte ligada ao processo disse ao jornal que “a administração fiscal está a desenvolver todas as diligências para ter acesso a esta lista“.

Um dos objetivos destas diligências, refere o JN, será cruzar a informação com outros dados que estão já na posse da Autoridade Tributária, na sequência de investigações anteriores a contribuintes com contas bancárias na Suíça.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.