/

Fillon admite que “foi um erro ético” dar emprego à mulher e aos filhos

2

Etienne Laurent / EPA

Penelope e Francois Fillon

Penelope e Francois Fillon

O candidato conservador à presidência de França, François Fillon, assumiu esta segunda-feira que “foi um erro” ético ter dado emprego à mulher e aos filhos, porque os franceses “já não aceitam” este tipo de prática.

“O primeiro passo em política é reconhecer os erros: colaborar com a família em política já não é algo aceitável para os franceses (…) Foi um erro, estou profundamente arrependido e quero apresentar as minhas desculpas aos franceses”, indicou Fillon numa conferência de imprensa na sede da campanha presidencial, em Paris.

No entanto, Fillon afirmou que “nada tem a esconder”, já que os empregos da sua mulher, Penelope, e dos filhos Charles e Marie são “legais e transparentes”.

A conferência de imprensa foi marcada depois de o jornal Le Monde ter avançado que a justiça francesa está a estudar a possibilidade de ampliar as acusações contra François Fillon, acrescentando-lhe os delitos de financiamento ilegal de campanha eleitoral e tráfico de influências.

De acordo com o jornal francês, o interrogatório a Fillon feito pelos investigadores abriu outras linhas de investigação e eventuais novas acusações contra o antigo chefe do Governo (de 2007 a 2012).

Fillon declarou perante os investigadores que o seu filho Charles, contratado como seu assistente no Senado entre 2005 e 2007, na verdade trabalhou para a campanha presidencial de Nicolas Sarkozy em 2007.

“Ajudou-me a trabalhar no programa para as presidenciais e em assuntos institucionais”, afirmou o candidato conservador, segundo o Le Monde.

Esta “confissão” de que utilizou um assistente parlamentar para trabalhar para o candidato Sarkozy pode abrir uma nova via de investigação por um possível delito de “financiamento ilegal de campanha eleitoral“.

O candidato também afirmou que a sua filha Marie Fillon, também contratada como assistente parlamentar quando este era Senador, ajudou-o a escrever um livro, algo que não entra nas funções parlamentares.

Os dois filhos de Fillon eram na altura estudantes de Direito e, com esses trabalhos parlamentares, ganharam perto de 85 mil euros. Já Penelope Fillon terá recebido cerca de 900 mil euros ao trabalhar como assistente parlamentar e como colaboradora de uma revista literária.

Os investigadores também estão a analisar se houve delito de tráfico de influências na atribuição, em dezembro de 2010, da Grã Cruz da Ordem Nacional da Legião de Honra ao empresário Marc Ladreit de Lacharrière, dono da publicação “La revue des deux mondes”, que contratou Penelope em 2012.

Nesse trabalho, Penelope apenas fez duas críticas literárias durante um ano e meio, o que faz com que as autoridades suspeitem que o seu trabalho tenha sido a moeda de troca da condecoração, que é difícil de conseguir em França e que foi atribuída ao empresário por indicação expressa de Fillon, então primeiro-ministro.

Tudo isto junta-se ao “Penelopegate“, a investigação aberta pelo alegado emprego fictício da mulher de Fillon como assistente parlamentar entre 1998 e 2002 e de 2002 a 2007.

// Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.