Filhos de Fillon envolvidos no caso dos empregos “fictícios”

Etienne Laurent / EPA

Penelope e Francois Fillon

Penelope e Francois Fillon

Dois filhos do candidato presidencial francês vão ser incluídos numa investigação judicial por suspeita de terem sido contratados para empregos fictícios, tal como a mulher do candidato, anunciou esta quinta-feira a procuradoria para os crimes financeiros.

Marie e Charles Fillon foram contratados como assistentes parlamentares do seu pai a partir de setembro de 2005, quando este era senador. Na altura, ambos ainda estudavam e não exerciam profissionalmente como advogados.

Também a mulher de François Fillon, Penelope Fillon, está a ser investigada pelo mesmo delito. A imprensa francesa deu conta que Penelope terá recebido cerca de 900 mil euros como assistente parlamentar do marido, mas que esse poderá ter sido um emprego fictício.

O Le Parisien indicou que se espera que os filhos de Fillon sejam “rapidamente interrogados” pelos agentes do Gabinete Central de Luta contra a Corrupção e as Infrações Fiscais e Financeiras.

Os agentes deverão ainda fazer buscas no Senado francês para recolher material de prova.

O Le Canard Enchaîné revelou o escândalo na semana passada, quando escreveu que Penelope Fillon foi contratada como assistente parlamentar e colaboradora literária de uma revista. O jornal revela agora detalhes dos contratos relativos aos filhos.

Segundo o semanário satírico, duas semanas depois de ter sido eleito senador, a 1 de outubro de 2005, Fillon assinou um contrato com a sua filha Marie – que tinha, então, 23 anos – como assistente, com um salário inicial de 3.773 euros brutos mensais, que passaram a 3.814 euros até final do ano seguinte.

A 1 de janeiro de 2007, foi rendida nas mesmas funções por Charles, também com 23 anos na altura, com uma remuneração de 4.846 euros brutos mensais (ou seja, 27% mais do que a irmã) até 17 de junho desse ano.

Ou seja, receberam ambos um total de 84 mil euros em dinheiros públicos.

O antigo primeiro-ministro acusou a esquerda de estar por detrás destas notícias e garantiu que manterá a candidatura à presidência “até ao fim”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …