O filho preferido de Bin Laden torna-se uma ameaça

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

Hamza Bin Laden é considerado o filho preferido de Bin Laden e será, possivelmente, o próximo homem a tomar as rédeas de Al Qaeda.

Osama Bin Laden era conhecido, entra outras coisas, por ser um orador carismático com os seus discursos intensos. Hamza, o único filho da terceira mulher de Osama, Khairiah Sabar, mostrou-se, desde pequeno, empenhado em seguir os passos do pai e já deu provas de ter herdado do pai também esse dote.

Foi em 2001, na sua primeira aparição, que o mostrou: de voz doce, típica de uma criança com cerca de dez anos, que recitou um poema. A meio do discurso, mudou o tom para avisar: “Estou a avisar a América e o seu povo que vão enfrentar terríveis consequências se perseguirem o meu pai. Lutar contra os americanos é a base da fé“.

Agora, com cerca de 28 anos, o Departamento de Estado norte-americano, que já incluiu Hamza Bin Laden na sua lista negra de terroristas, continua preocupado com o jovem de paradeiro incerto e que estará prestes a assumir a liderança do grupo terrorista Al Qaeda, considerado responsável pelos atentados de 11 de setembro.

Esteve escondido até há dois anos, quando manifestou apreço pelos ataques terroristas em Londes. A última vez que foi visto estava na Síria, em maio deste ano. Sobre o percurso do homem que prometeu vingar a morte do pai apenas são conhecidos alguns detalhes pontuais, avança o Correio da Manhã.

Dois meses após o ataque do 11 de setembro, Hamza voltou a ser visto num vídeo de propaganda de Al Qaeda a brincar com dois irmãos junto aos destroços de um helicóptero americano que, alegadamente, terá sido abatido por talibãs no Afeganistão.

Aos 13 anos, o filho de Bin Laden foi filmado com roupa de combate a receber instruções no deserto. No filme, publicado num site árabe, o menino dirige-se às crianças muçulmanas e fala sobre guerras sagradas.

Com 14 anos, Hamza foi filmado com uma AK-47 ao ombro enquanto comemorava um ataque contra soldados do Paquistão. No filme de 19 minutos, o jovem acusa o governo paquistanês por cooperar com os EUA na luta contra Al Qaeda.

O filho de Bin Laden já era conhecido como assassino e como uma ameaça quando tinha 17 anos. Hamza apoiou o atentado com explosivos artesanais na Maratona de Boston, em 2013, e já foi, inclusive, gravado a aterrorizar o Ocidente e Israel.

Osama Bin Laden e um filho mais velho, Khalid, foram mortos em 2011, no Paquistão. Em 2017 a CIA divulgou o que foi recuperado da casa do terrorista e entre várias ‘surpresas’, foi encontrado um vídeo do que parece ser o casamento de Hamza.

Aos 17 anos, o jovem casou com a filha de um comandante da Al Qaeda. Nas imagens, é possível ver que os convidados eram vários terroristas conhecidos. Um deles, o assassino do presidente egípcio Anwar Sadat.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É mais que certo: vai vingar-se da morte do pai e disso não há dúvida nenhuma.
    Os americanos ou outros deveriam tratar do assunto antes que seja tarde: no minimo engaiola-lo pelas ameaças que já fez. Se brincarem como o fizeram com o pai,vão tardiamente arrepender-se.

RESPONDER

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …