O filho preferido de Bin Laden torna-se uma ameaça

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

Hamza Bin Laden é considerado o filho preferido de Bin Laden e será, possivelmente, o próximo homem a tomar as rédeas de Al Qaeda.

Osama Bin Laden era conhecido, entra outras coisas, por ser um orador carismático com os seus discursos intensos. Hamza, o único filho da terceira mulher de Osama, Khairiah Sabar, mostrou-se, desde pequeno, empenhado em seguir os passos do pai e já deu provas de ter herdado do pai também esse dote.

Foi em 2001, na sua primeira aparição, que o mostrou: de voz doce, típica de uma criança com cerca de dez anos, que recitou um poema. A meio do discurso, mudou o tom para avisar: “Estou a avisar a América e o seu povo que vão enfrentar terríveis consequências se perseguirem o meu pai. Lutar contra os americanos é a base da fé“.

Agora, com cerca de 28 anos, o Departamento de Estado norte-americano, que já incluiu Hamza Bin Laden na sua lista negra de terroristas, continua preocupado com o jovem de paradeiro incerto e que estará prestes a assumir a liderança do grupo terrorista Al Qaeda, considerado responsável pelos atentados de 11 de setembro.

Esteve escondido até há dois anos, quando manifestou apreço pelos ataques terroristas em Londes. A última vez que foi visto estava na Síria, em maio deste ano. Sobre o percurso do homem que prometeu vingar a morte do pai apenas são conhecidos alguns detalhes pontuais, avança o Correio da Manhã.

Dois meses após o ataque do 11 de setembro, Hamza voltou a ser visto num vídeo de propaganda de Al Qaeda a brincar com dois irmãos junto aos destroços de um helicóptero americano que, alegadamente, terá sido abatido por talibãs no Afeganistão.

Aos 13 anos, o filho de Bin Laden foi filmado com roupa de combate a receber instruções no deserto. No filme, publicado num site árabe, o menino dirige-se às crianças muçulmanas e fala sobre guerras sagradas.

Com 14 anos, Hamza foi filmado com uma AK-47 ao ombro enquanto comemorava um ataque contra soldados do Paquistão. No filme de 19 minutos, o jovem acusa o governo paquistanês por cooperar com os EUA na luta contra Al Qaeda.

O filho de Bin Laden já era conhecido como assassino e como uma ameaça quando tinha 17 anos. Hamza apoiou o atentado com explosivos artesanais na Maratona de Boston, em 2013, e já foi, inclusive, gravado a aterrorizar o Ocidente e Israel.

Osama Bin Laden e um filho mais velho, Khalid, foram mortos em 2011, no Paquistão. Em 2017 a CIA divulgou o que foi recuperado da casa do terrorista e entre várias ‘surpresas’, foi encontrado um vídeo do que parece ser o casamento de Hamza.

Aos 17 anos, o jovem casou com a filha de um comandante da Al Qaeda. Nas imagens, é possível ver que os convidados eram vários terroristas conhecidos. Um deles, o assassino do presidente egípcio Anwar Sadat.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É mais que certo: vai vingar-se da morte do pai e disso não há dúvida nenhuma.
    Os americanos ou outros deveriam tratar do assunto antes que seja tarde: no minimo engaiola-lo pelas ameaças que já fez. Se brincarem como o fizeram com o pai,vão tardiamente arrepender-se.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …