O filho preferido de Bin Laden torna-se uma ameaça

(cv)

Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden

Hamza Bin Laden é considerado o filho preferido de Bin Laden e será, possivelmente, o próximo homem a tomar as rédeas de Al Qaeda.

Osama Bin Laden era conhecido, entra outras coisas, por ser um orador carismático com os seus discursos intensos. Hamza, o único filho da terceira mulher de Osama, Khairiah Sabar, mostrou-se, desde pequeno, empenhado em seguir os passos do pai e já deu provas de ter herdado do pai também esse dote.

Foi em 2001, na sua primeira aparição, que o mostrou: de voz doce, típica de uma criança com cerca de dez anos, que recitou um poema. A meio do discurso, mudou o tom para avisar: “Estou a avisar a América e o seu povo que vão enfrentar terríveis consequências se perseguirem o meu pai. Lutar contra os americanos é a base da fé“.

Agora, com cerca de 28 anos, o Departamento de Estado norte-americano, que já incluiu Hamza Bin Laden na sua lista negra de terroristas, continua preocupado com o jovem de paradeiro incerto e que estará prestes a assumir a liderança do grupo terrorista Al Qaeda, considerado responsável pelos atentados de 11 de setembro.

Esteve escondido até há dois anos, quando manifestou apreço pelos ataques terroristas em Londes. A última vez que foi visto estava na Síria, em maio deste ano. Sobre o percurso do homem que prometeu vingar a morte do pai apenas são conhecidos alguns detalhes pontuais, avança o Correio da Manhã.

Dois meses após o ataque do 11 de setembro, Hamza voltou a ser visto num vídeo de propaganda de Al Qaeda a brincar com dois irmãos junto aos destroços de um helicóptero americano que, alegadamente, terá sido abatido por talibãs no Afeganistão.

Aos 13 anos, o filho de Bin Laden foi filmado com roupa de combate a receber instruções no deserto. No filme, publicado num site árabe, o menino dirige-se às crianças muçulmanas e fala sobre guerras sagradas.

Com 14 anos, Hamza foi filmado com uma AK-47 ao ombro enquanto comemorava um ataque contra soldados do Paquistão. No filme de 19 minutos, o jovem acusa o governo paquistanês por cooperar com os EUA na luta contra Al Qaeda.

O filho de Bin Laden já era conhecido como assassino e como uma ameaça quando tinha 17 anos. Hamza apoiou o atentado com explosivos artesanais na Maratona de Boston, em 2013, e já foi, inclusive, gravado a aterrorizar o Ocidente e Israel.

Osama Bin Laden e um filho mais velho, Khalid, foram mortos em 2011, no Paquistão. Em 2017 a CIA divulgou o que foi recuperado da casa do terrorista e entre várias ‘surpresas’, foi encontrado um vídeo do que parece ser o casamento de Hamza.

Aos 17 anos, o jovem casou com a filha de um comandante da Al Qaeda. Nas imagens, é possível ver que os convidados eram vários terroristas conhecidos. Um deles, o assassino do presidente egípcio Anwar Sadat.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É mais que certo: vai vingar-se da morte do pai e disso não há dúvida nenhuma.
    Os americanos ou outros deveriam tratar do assunto antes que seja tarde: no minimo engaiola-lo pelas ameaças que já fez. Se brincarem como o fizeram com o pai,vão tardiamente arrepender-se.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …