Filho de Bin Laden já aparece na lista negra dos EUA

(cv)

Hamza, filho de Bin Laden

Hamza, filho de Bin Laden

O Governo dos Estados Unidos incluiu Hamza Bin Laden na sua lista de terroristas devido à suposta liderança ativa na Al-Qaeda, fundada pelo seu pai, Osama Bin Laden.

O Departamento de Estado norte-americano está a alertar a comunidade internacional para o facto de Hamza Bin Laden “participar de forma ativa no terrorismo”.

Os Estados Unidos decidiram classificar Hamza como “terrorista global especialmente designado”, o que significa que, para o Governo norte-americano, Hamza ameaça a segurança nacional ou a segurança dos cidadãos americanos.

Esta designação impede ainda Hamza de estabelecer qualquer acordo comercial com empresas americanas ou ter alguma propriedade em solo americano.

Saad Bin Laden, meio-irmão de Hamza, já aparecia nesta lista negra.

Carisma e popularidade

Desde que Osama Bin Laden, líder da organização, foi morto pelas forças especiais norte-americanas em Abbottabad, no Paquistão, em 2011, a Al-Qaeda parece ter perdido alguma da sua influência e até estar na sombra do Estado Islâmico.

Apesar disso, analistas afirmam que o grupo extremista não está menos perigoso. Segundo Fawaz Gerges, Hamza tem todas as hipóteses de se transformar no novo líder do grupo.

Nos últimos anos, a Al-Qaeda tem sido liderada pelo egípcio Ayman al Zawahiri, com uma abordagem mais pragmática.

A sua estratégia concentrou-se em conseguir mais apoio local, com o objetivo de ser um grupo “muito mais duradouro” do que o Daesh, explicou à BBC Charles Lister, membro do Middle East Institute, centro de estudos localizado nos Estados Unidos. Mas, com a liderança do filho de Osama, o grupo poderá ter muito mais sucesso.

“A Al-Qaeda está desesperada para ter uma nova imagem, principalmente se tivermos em conta a ascensão do Estado Islâmico nos últimos anos e a sombra que provocou na Al-Qaeda”, afirmou Gerges.

Hamza Bin Laden é a nova cara da Al-Qaeda. É carismático e muito popular entre os soldados”, explicou o académico, acrescentando que sempre foi o “filho favorito de Osama”.

De acordo com o investigador, já se comentava a possibilidade de Hamza suceder ao pai, já que, apesar de ser jovem, o filho de Bin Laden tem experiência na organização.

Hamid Mir / Wikimedia

Ayman al-Zawahiri, atual líder da Al-Qaeda, com Osama Bin Laden

Ayman al-Zawahiri, atual líder da Al-Qaeda, com Osama Bin Laden

Desde 2001

A Al-Qaeda já divulgou várias mensagens de Hamza e a sua primeira aparição pública aconteceu em 2001. Na altura, tinha apenas dez anos e foi visto num vídeo que mostrava os destroços de um helicóptero americano caído na província de Ghazni, no Afeganistão.

Desde então, começou a pregar o assassinato de “infiéis” e a usar um uniforme militar.
Um vídeo divulgado em 2005, chamado “O Mujahedin do Waziristão”, mostrava Hamza a participar num ataque da Al-Qaeda contra forças de segurança paquistanesas na região montanhosa da fronteira com o Afeganistão.

Nos anos seguintes, publicou poemas sobre as proezas militares da Al-Qaeda, instigando os militantes a “acelerar a destruição dos EUA, Grã-Bretanha, França e Dinamarca“.

O filho de Bin Laden tem hoje cerca de 25 anos.

Guerra de duas frentes

A primeira mensagem com a voz de Hamza foi divulgada em 2015, na qual pregava a violência contra os Estados Unidos e os seus aliados, com uma convocação à jihad (“guerra santa”) aos combatentes do grupo em Bagdad, Cabul e Gaza, tendo como “alvos” Washington, Londres, Paris ou Tel Aviv.

Meses depois, em maio de 2016, Hamza divulgou mais uma mensagem a convocar a intifada e na qual falava da “libertação” de Jerusalém e da “revolução” na Síria. Em julho, disse que ia vingar a morte do seu pai num discurso com mais de vinte minutos.

E, na sua última mensagem, Hamza fala sobre convocar jovens sauditas para que “derrubem” a monarquia do seu país e se juntem à Al-Qaeda da Península Arábica, que opera principalmente no Iêmen.

Essa convocatória contra a Arábia Saudita, segundo Gerges, pode significar uma possível mudança de estratégia do grupo terrorista, que antes se concentrava apenas em inimigos mais distantes no Ocidente.

“O que Hamza pretende dizer é que o Daesh não é o único grupo que declara guerra aos governos da Arábia Saudita, Síria e Iraque; eles também participam nisso”, explica.

O problema, de acordo com o especialista, é que agora as potências ocidentais enfrentam uma guerra em duas frentes: “uma frente contra o Estado Islâmico no Iraque, Síria e Líbia e outra contra a Al-Qaeda no Afeganistão, Paquistão, Iêmen e outros cenários”.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …