Igreja Católica regressa à normalidade com fiéis de máscara e Fátima sem peregrinos

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

Em maio, as restrições impostas às celebrações religiosas poderão ser levantadas mas serão pequenas e não vão abranger a maior delas todas: Fátima não vai ter peregrinos.

Esta terça-feira, por teleconferência, oito membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vão decidir de que forma pode a Igreja Católica levantar as restrições impostas devido ao novo coronavírus. As celebrações religiosas estão suspensas desde 13 de março  o “regresso a uma nova normalidade” está em cima da mesa.

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se esta segunda-feira com o presidente da CEP, D. Manuel Clemente, e no encontro foi ponderada a possibilidade de um abrandamento das limitações. Nem o Governo, nem a Igreja estão dispostos a avançar já para uma abertura total, uma vez que a maioria dos fiéis que assistem às missas são idosos.

Segundo o Expresso, a preocupação mais imediata diz respeito às celebrações de 13 de maio, em Fátima. No início do mês, o responsável pela diocese de Leiria-Fátima, e vice-presidente da CEP, anunciou publicamente o cancelamento das celebrações de Fátima.

D. António Marto explicou que, este ano, não haverá receção de peregrinos no santuário e todas as cerimónias serão transmitidas online e pela televisão. “Não podemos, de modo algum permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”, disse na altura.

O semanário avança que a posição será para manter. Um porta-voz do Santuário, Carmo Rodeia, confirmou que “o formato anunciado para as celebrações do 13 de maio será mantido, ainda que haja um aligeiramento das medidas de restrição”.

No final do estado de emergência, poderão realizar-se missas, mas cada paróquia deverá garantir que apenas um terço da lotação de cada igreja seja preenchida, devendo ainda todos os fiéis usar máscara. Além disso, admite-se que não seja autorizada a presença de idosos.

Os batizados e casamentos poderão voltar a realizar-se, mas sempre com a recomendação de reduzir o número de presenças ao mínimo indispensável. Quanto à catequese, a Igreja Católica deverá optar pelo fim antecipado deste “ano letivo”.

Os responsáveis católicos admitem ser possível um regresso dos capelães aos hospitais, sobretudo para atender os pacientes que não contraíram o novo vírus, e os funerais serão alvo de uma particular atenção. No entanto, não se sabe em que moldes.

Fonte da Igreja adiantou ao Expresso que “o problema está em encontrar um equilíbrio entre a obrigação de proteger a saúde pública e o direito da família a despedir-se condignamente do seu ente querido”.

No regresso à normalidade possível da Igreja Católica, não será estranho encontrar padres e fiéis de máscara, celebrações adaptadas à nova realidade e igrejas com lotação reduzida. A Igreja quer mostrar, outra vez, que está na linha da frente do combate contra o novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …