Igreja Católica regressa à normalidade com fiéis de máscara e Fátima sem peregrinos

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

Em maio, as restrições impostas às celebrações religiosas poderão ser levantadas mas serão pequenas e não vão abranger a maior delas todas: Fátima não vai ter peregrinos.

Esta terça-feira, por teleconferência, oito membros do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vão decidir de que forma pode a Igreja Católica levantar as restrições impostas devido ao novo coronavírus. As celebrações religiosas estão suspensas desde 13 de março  o “regresso a uma nova normalidade” está em cima da mesa.

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se esta segunda-feira com o presidente da CEP, D. Manuel Clemente, e no encontro foi ponderada a possibilidade de um abrandamento das limitações. Nem o Governo, nem a Igreja estão dispostos a avançar já para uma abertura total, uma vez que a maioria dos fiéis que assistem às missas são idosos.

Segundo o Expresso, a preocupação mais imediata diz respeito às celebrações de 13 de maio, em Fátima. No início do mês, o responsável pela diocese de Leiria-Fátima, e vice-presidente da CEP, anunciou publicamente o cancelamento das celebrações de Fátima.

D. António Marto explicou que, este ano, não haverá receção de peregrinos no santuário e todas as cerimónias serão transmitidas online e pela televisão. “Não podemos, de modo algum permitir que o nosso Santuário se tornasse centro ou foco de contágio para o país e para o mundo”, disse na altura.

O semanário avança que a posição será para manter. Um porta-voz do Santuário, Carmo Rodeia, confirmou que “o formato anunciado para as celebrações do 13 de maio será mantido, ainda que haja um aligeiramento das medidas de restrição”.

No final do estado de emergência, poderão realizar-se missas, mas cada paróquia deverá garantir que apenas um terço da lotação de cada igreja seja preenchida, devendo ainda todos os fiéis usar máscara. Além disso, admite-se que não seja autorizada a presença de idosos.

Os batizados e casamentos poderão voltar a realizar-se, mas sempre com a recomendação de reduzir o número de presenças ao mínimo indispensável. Quanto à catequese, a Igreja Católica deverá optar pelo fim antecipado deste “ano letivo”.

Os responsáveis católicos admitem ser possível um regresso dos capelães aos hospitais, sobretudo para atender os pacientes que não contraíram o novo vírus, e os funerais serão alvo de uma particular atenção. No entanto, não se sabe em que moldes.

Fonte da Igreja adiantou ao Expresso que “o problema está em encontrar um equilíbrio entre a obrigação de proteger a saúde pública e o direito da família a despedir-se condignamente do seu ente querido”.

No regresso à normalidade possível da Igreja Católica, não será estranho encontrar padres e fiéis de máscara, celebrações adaptadas à nova realidade e igrejas com lotação reduzida. A Igreja quer mostrar, outra vez, que está na linha da frente do combate contra o novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …