Ferro Rodrigues anuncia apoio a António Costa

RTP / Flickr

Eduardo Ferro Rodrigues

Eduardo Ferro Rodrigues

O ex-secretário-geral socialista Ferro Rodrigues anunciou hoje que apoiará a candidatura de António Costa à liderança do partido e ao cargo de primeiro-ministro e advertiu que a clarificação interna está a ser “adiada” no PS.

Estas posições foram transmitidas à agência Lusa por Ferro Rodrigues, numa declaração em que adiantou que, na quarta-feira, em Lisboa, estará presente na sessão pública de apoio à candidatura do presidente da Câmara de Lisboa.

“Perante a situação do país e do PS, pela primeira vez, desde que deixei de ser secretário-geral do meu partido em julho de 2004, torno público o meu voto em eleições internas. Quando for possível – e nos moldes em que for possível -, votarei em António Costa“, declarou Ferro Rodrigues.

Na sua declaração à agência Lusa, o deputado socialista e vice-presidente da Assembleia da República afirmou-se de acordo com António Costa “sobre a análise do passado, sobretudo em relação ao balanço dos governos socialistas”.

“Estou também de acordo com António Costa sobre a situação atual, porque não se pode aguardar pela alternância e é necessário construir uma alternativa. E estou ainda de acordo com António Costa sobre o futuro”, frisou Ferro Rodrigues.

Segundo o ex-líder socialista, “é necessário que as próximas eleições legislativas, tendo o PS como mola impulsionadora e base, permitam que se construa um Governo com amplo apoio social e político, capaz de na Europa se bater por Portugal”.

Em relação à atual situação interna no PS, Ferro Rodrigues insistiu na necessidade de haver uma clarificação rápida, dizendo que já decorreram “mais de três semanas com o PS em crise“.

“Nessas três semanas agravou-se a situação do país, nomeadamente em termos institucionais, com as reações do Governo às decisões do Tribunal Constitucional e o discurso do Presidente da República no dia 10 de Junho”, criticou o ex-líder socialista.

“Apesar de continuarem os esforços para que o secretário-geral do PS [António José Seguro] tome as iniciativas que permitam a resolução democrática, transparente e rápida desta situação, o tempo vai passando e a clarificação vai sendo adiada”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jorge Jesus vence prémio "Bola de Prata" para melhor treinador do Brasileirão

Jorge Jesus volta a fazer história. O treinador recebeu, esta segunda-feira, o prémio Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Jorge Jesus, o técnico português que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol …

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …