Ferro e César em guerra pela AR. Uma “batata quente” nas mãos de Costa

José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro António Costa com Carlos César e Eduardo Ferro Rodrigues.

Há uma “guerra” silenciosa nos corredores da Assembleia da República (AR) entre duas figuras de peso do PS. Com Ferro Rodrigues interessado em continuar como Presidente da Assembleia da República e Carlos César a sonhar com o lugar, António Costa pode ter um problema bicudo para resolver.

O Expresso fala mesmo de uma “guerra pela presidência da AR” entre Carlos César e Ferro Rodrigues, notando que o primeiro-ministro pode vir a “ter em mãos um caso sensível para resolver”.

Carlos César tem sido apontado como o possível sucessor de Ferro Rodrigues no cargo, mas o actual presidente da AR estará interessado em manter-se no lugar depois de ter ultrapassado alguns problemas de saúde.

“Um homem que há 50 anos tem intervenção e acção política só sai por motivos de saúde. Depois da doença que enfrentou, agora é visível que voltou a estar a 100%“, refere ao Expresso “uma fonte próxima de Ferro Rodrigues”.

O presidente da AR foi operado por duas vezes em 2018, mas chegou a adiar uma das cirurgias para poder discursar na sessão de celebração do 25 de Abril. Agora que está em plena forma, não lhe agrada a ideia da reforma antecipada e será visível a sua “insatisfação” com os rumores da escolha de César para lhe suceder, conforme apurou o Expresso no grupo parlamentar socialista.

Entre os deputados há a ideia de que Ferro Rodrigues “é, de longe, bem mais unânime do que Carlos César”, dado que pode ser relevante no caso de o PS não conseguir a maioria absoluta nas eleições legislativas de Outubro. Até porque César “dificilmente” teria a aprovação de Bloco de Esquerda e PCP depois de ter protagonizado, como líder do grupo parlamentar do PS, alguns ataques ferozes aos aliados da ‘geringonça’.

Todavia, “Carlos César tem sido instrumental para António Costa desde o primeiro minuto” e por isso, “no futuro, será o que quiser ser“, refere ao Expresso “um dos seus mais próximos”.

Certo é que António Costa deverá ter uma “conversa definitiva” com Ferro Rodrigues sobre o seu futuro e o futuro da AR. Mas só depois das eleições para o Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

      • Entachava-os em novos cargos. Afinal temos de compreender que há famílias que se dedicam mais à causa pública do que outras. E assim esse labrego, admitindo que os portugueses são todos palermas, explicou porque há famílias inteiras na coisa pública.
        Eu só fico com uma dúvida: ele pensa mesmo que os portugueses comem tudo? Isto é, que somos um bando de palermas desinformados que aceitamos tudo? Ou será que é ele que é um autêntico calhau e não lhe terá ocorrido uma explicação melhor?!

  1. Estamos todos a Divagar…
    Então não seria melhor termos os 2, pois existem cadeiras suficientes para esta corja de mer…s.
    Pobre Portugal.

  2. É fácil de resolver.
    Fazer um duelo .
    Entregar e sabre a cada um, o que ganhar a luta, é o indigitado para presidente.
    Estamos a falar como se fossem favas contadas a vitória das esquerdas.

  3. Eu nem sei do qual gosto mais. Mas enquadrados nesta fotografia estão o máximo. Vou fazer uma cópia, emoldura-la e coloca-la no meu quarto para os ver (aos três) logo de manhã quando me levanto. E a minha opinião também que devem ficar lá os dois!!

  4. Reconheço que o César é tão sòmente o pior político da AR. É, no entanto, muito parecido com o Costa. São dois habilidosos e muito perigosos para os interesses do país e dos portugueses.
    São loucos pelo poder (…)

RESPONDER

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …