O atual presidente do Partido Socialista (PS), Carlos César, pode vir a ser o próximo presidente da Assembleia da República caso a esquerda volte a ter maioria nas eleições legislativas de outubro.
De acordo com o jornal Sol, que avançou a notícia nesta sábado, o nome de Carlos César já esteve em cima da mesa, quando foi criada a ‘geringonça’, em 2015. Contudo, a escolha do primeiro-ministro acabou por recair em Eduardo Ferro Rodrigues. Na época, Carlos César ficou com presidente e líder parlamentar dos socialistas.
Agora, e com as eleições a aproximarem-se, escreve o jornal, os socialistas começam a preparar o futuro e Carlos César é o mais provável sucessor de Ferro Rodrigues, tal como António Costa definiu em novembro de 2017.
Carlos César foi presidente do Governo Regional dos Açores durante 16 anos, entre 1996 e 2012. “O homem forte dos socialistas nos Açores chegou à presidência do PS em 2014 e foi a escolha de António Costa para liderar o grupo parlamentar após a criação da ‘geringonça’.”, sumariza ainda o jornal Sol.
César já defendeu que esta solução política deve continuar, apesar de também ter referido que o ideal para o partido seria obter a maioria absoluta. “Esta solução não pode ser considerada um mal menor, quando muito um bem menor, porque o bem maior seria o PS ter um Governo com maioria absoluta», disse à Rádio Renascença no fim de 2017.
Se esse camelo for presidente da assembleia, acaba de arranjar tachos para o resto da familia ate à 3a geração no governo
Gostava que o Presidente da Assembleia da República voltasse a ser uma mulher. Acho que seria um cargo que assentaria muito bem a Maria de Belém. Considerando apenas a área socialista, Ana Gomes, Helena Roseta ou Edite Estrela seriam nomes alternativos, mas Maria de Belém, parece-me um nome mais consensual no quatro das forças políticas representadas na Assembleia da República.