Carlos César poderá substituir Ferro Rodrigues na Assembleia da República

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

O atual presidente do Partido Socialista (PS), Carlos César, pode vir a ser o próximo presidente da Assembleia da República caso a esquerda volte a ter maioria nas eleições legislativas de outubro.

De acordo com o jornal Sol, que avançou a notícia nesta sábado, o nome de Carlos César já esteve em cima da mesa, quando foi criada a ‘geringonça’, em 2015. Contudo, a escolha do primeiro-ministro acabou por recair em Eduardo Ferro Rodrigues. Na época, Carlos César ficou com presidente e líder parlamentar dos socialistas.

Agora, e com as eleições a aproximarem-se, escreve o jornal, os socialistas começam a preparar o futuro e Carlos César é o mais provável sucessor de Ferro Rodrigues, tal como António Costa definiu em novembro de 2017.

Carlos César foi presidente do Governo Regional dos Açores durante 16 anos, entre 1996 e 2012.  “O homem forte dos socialistas nos Açores chegou à presidência do PS em 2014 e foi a escolha de António Costa para liderar o grupo parlamentar após a criação da ‘geringonça’.”, sumariza ainda o jornal Sol.

César já defendeu que esta solução política deve continuar, apesar de também ter referido que o ideal para o partido seria obter a maioria absoluta. “Esta solução não pode ser considerada um mal menor, quando muito um bem menor, porque o bem maior seria o PS ter um Governo com maioria absoluta», disse à Rádio Renascença no fim de 2017.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava que o Presidente da Assembleia da República voltasse a ser uma mulher. Acho que seria um cargo que assentaria muito bem a Maria de Belém. Considerando apenas a área socialista, Ana Gomes, Helena Roseta ou Edite Estrela seriam nomes alternativos, mas Maria de Belém, parece-me um nome mais consensual no quatro das forças políticas representadas na Assembleia da República.

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …