Fechado acordo sobre ajuda intercalar, Grécia recebe 7 mil milhões na 2ª feira

Ian Langsdon / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira um acordo entre os Estados-membros da União Europeia sobre um empréstimo intercalar à Grécia, que garante que 7,16 mil milhões de euros chegarão a Atenas na segunda-feira, a tempo de prevenir um incumprimento.

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, confirmou um “acordo sobre o financiamento-ponte para a Grécia, baseado no empréstimo do EFSM” (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira), no qual participam os 28 Estados-membros da União Europeia.

No final da conferência de imprensa, um porta-voz do executivo comunitário precisou que o acordo foi formalmente fechado enquanto o comissário se dirigia aos jornalistas na sala de imprensa do executivo comunitário.

“Este acordo aprovado pelos 28 evita um incumprimento imediato da Grécia e significa que 7,16 mil milhões de euros chegarão à Grécia a tempo, na segunda-feira”, indicou Dombrovskis, sublinhando que as autoridades gregas poderão honrar assim os pagamentos que têm que efetuar na próxima semana, ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Imediatamente a seguir à conferência de imprensa, o Conselho da UE anunciou que adoptou a decisão que presta uma assistência financeira a curto prazo à Grécia, no valor de 7,16 mil milhões de euros, no quadro do EFSM, apontando que o empréstimo terá uma maturidade máxima de três meses, e visa satisfazer as necessidades mais urgente da Grécia, até Atenas começar a receber assistência a partir do novo programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade, o fundo de resgate permanente da zona euro.

Este empréstimo intercalar, ou “financiamento-ponte”, era fundamental para Atenas não entrar em incumprimento, uma vez que o terceiro programa de ajuda para os próximos três anos, de mais de 80 mil milhões de euros, acordado na cimeira do euro na passada segunda-feira, só deverá estar disponível dentro de aproximadamente quatro semanas.

Dombrovskis precisou que os países de fora da zona euro beneficiarão de duplas garantias relativamente a este empréstimo, designadamente através dos lucros do BCE e do próprio orçamento comunitário: se Atenas por algum motivo falhar o reembolso, serão retidos fundos da UE a serem atribuídos à Grécia.

Comentando que “esta foi uma semana de decisões importantes para ajudar a Grécia”, o comissário lembrou que, na quarta-feira, “o Parlamento grego aprovou, por larga maioria, o primeiro pacote de reformas”, após o que o Eurogrupo chegou a um acordo de princípio para lançar negociações com vista ao terceiro programa de assistência, decisão que está neste momento a ser confirmada por vários parlamentos nacionais, e, hoje, verificou-se então o compromisso sobre o “financiamento-ponte”.

“O que estamos a testemunhar é a solidariedade europeia em ação. Aqueles que dizem que falta solidariedade à UE estão errados”, sustentou o comissário, que ainda hoje à tarde vai participar em nova teleconferência do Eurogrupo, que visa dar um mandato à Comissão para iniciar negociações formais com Atenas para estabelecer o memorando de entendimento relativamente ao novo resgate.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Negociador” chantagista empenhado em acabar com a união e o euro de sorriso escancarado e seis meses a ver quem se desviava primeiro… O crescimento que se verificava há 7 meses descarrilou à conta destes crânios da “esquerda revolucionária de aviário” – dixit Luís Amado

  2. Os nossos “líderes” europeus provávelmente estão a bater palmas sobre o que pode ser o início do fim para a Europa. Porquê? Porque se tornou implacávelmente óbvio: quem manda na Europa (“guess who”), o que realmente conta (com certeza não são os povos), e que, sabendo plenamente o que está em jogo, os nosso “líderes” nos vão foder na mesma. Pois, ninguém liga, nem o(s) próprio(s) povo(s) que está/ão a ser fodido(s).

  3. …Olhe! Por acaso usa penca proeminente, chapéu de cone alto pontiagudo e aba 360 ondulada montado numa vassoura e capa negra esvoaçante?

  4. Depois de 2 Guerras em que saíram derrotados, os alemães conseguem com a formação da UE, ocupar os países da Europa com o consentimento dos mesmos. Aprovaram a entrada de países pobres para poderem fazer negociata financeira entre os países mais ricos. São uns queridos credores!!

RESPONDER

À boleia de Falcao, o modesto Rayo Vallecano cheira a Europa

Com três golos em três jogos, Radamel Falcao tem catapultado o Rayo Vallecano para lugares europeus. A equipa conta com os portugueses Bebé e Kévin Rodrigues. O Rayo Vallecano superou as suas próprias expectativas e conseguiu …

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado. Os arqueólogos encontraram o templo …

Moedas venceu "contra tudo e contra todos". Medina assume derrota "pessoal e intransmissível"

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa afirmou, este domingo, ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se a …

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …