Fazenda do GES no Brasil já foi vendida mas as autoridades brasileiras congelaram o dinheiro

José Sena Goulão / Lusa

Uma das fazendas do Grupo Espírito Santo no Brasil já foi vendida, mas o dinheiro não consegue chegar às mãos da Rioforte, que está em processo de insolvência. As autoridades brasileiras congelaram o dinheiro.

“Os contratos assinados para a venda da Companhia Brasileira de Agropecuária (Cobrape) e ES Property Brasil foram executados ao longo dos últimos quatro meses. Já foram recebidos alguns pagamentos e, como exigido pelas autoridades brasileiras, estes pagamentos foram feitos para uma conta por elas bloqueada“, lê-se no relatório publicado pelos responsáveis pela insolvência da Rioforte.

A Rioforte era uma das empresas do Grupo Espírito Santo, tendo sido dona dos hotéis Tivoli, da Herdade da Comporta, da Espírtio Santo Saúde e de fazendas no Brasil e no Paraguai. A empresa está agora em processo de insolvência e o dinheiro da venda da fazenda brasileira (Cobrape) poderia ajudar a ressarcir os credores — algo que, no entanto, não deverá acontecer.

Isto porque as autoridades brasileiras retiveram o dinheiro da venda, impedindo que este seja encaminhado para o Luxemburgo, onde está sediada a Rioforte.

“Relembramos que a realização destes ativos não vai resultar numa entrada de fundos para a Euroamerican Finance (pelo menos no curto ou médio prazos)”, diz o documento. Esta é a empresa que detinha a fazenda e que, por sua vez, pertence à Rioforte.

De acordo com o Expresso, arrestos como este não são uma novidade. As autoridades portuguesas estão atualmente a tentar arrestar ativos ligados a offshores que alegadamente pertencem ao Grupo Espírito Santo e que poderiam ser usados para ressarcir lesados.

reclamações de crédito de 4,5 mil milhões de euros, mas a empresa só tem bens depositados de 136 milhões de euros. Com isto, a probabilidade de os milhares de credores recuperarem o seu dinheiro é cada vez menor.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. VIVA o BOLSONARO! SE tivéssemos cá um, o enriquecimento ilícito de alguns corruptos que por aqui deambulam deixava de existir e os lesados desses vagabundos poderiam ser ressarcidos.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …