Fazenda do GES no Brasil já foi vendida mas as autoridades brasileiras congelaram o dinheiro

José Sena Goulão / Lusa

Uma das fazendas do Grupo Espírito Santo no Brasil já foi vendida, mas o dinheiro não consegue chegar às mãos da Rioforte, que está em processo de insolvência. As autoridades brasileiras congelaram o dinheiro.

“Os contratos assinados para a venda da Companhia Brasileira de Agropecuária (Cobrape) e ES Property Brasil foram executados ao longo dos últimos quatro meses. Já foram recebidos alguns pagamentos e, como exigido pelas autoridades brasileiras, estes pagamentos foram feitos para uma conta por elas bloqueada“, lê-se no relatório publicado pelos responsáveis pela insolvência da Rioforte.

A Rioforte era uma das empresas do Grupo Espírito Santo, tendo sido dona dos hotéis Tivoli, da Herdade da Comporta, da Espírtio Santo Saúde e de fazendas no Brasil e no Paraguai. A empresa está agora em processo de insolvência e o dinheiro da venda da fazenda brasileira (Cobrape) poderia ajudar a ressarcir os credores — algo que, no entanto, não deverá acontecer.

Isto porque as autoridades brasileiras retiveram o dinheiro da venda, impedindo que este seja encaminhado para o Luxemburgo, onde está sediada a Rioforte.

“Relembramos que a realização destes ativos não vai resultar numa entrada de fundos para a Euroamerican Finance (pelo menos no curto ou médio prazos)”, diz o documento. Esta é a empresa que detinha a fazenda e que, por sua vez, pertence à Rioforte.

De acordo com o Expresso, arrestos como este não são uma novidade. As autoridades portuguesas estão atualmente a tentar arrestar ativos ligados a offshores que alegadamente pertencem ao Grupo Espírito Santo e que poderiam ser usados para ressarcir lesados.

reclamações de crédito de 4,5 mil milhões de euros, mas a empresa só tem bens depositados de 136 milhões de euros. Com isto, a probabilidade de os milhares de credores recuperarem o seu dinheiro é cada vez menor.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. VIVA o BOLSONARO! SE tivéssemos cá um, o enriquecimento ilícito de alguns corruptos que por aqui deambulam deixava de existir e os lesados desses vagabundos poderiam ser ressarcidos.

RESPONDER

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …