Grupo Espírito Santo pode aumentar buraco do BES com perdas de 590 milhões

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Os créditos concedidos pelo BES a 11 empresas do Grupo Espírito Santo são praticamente irrecuperáveis. As perdas podem agravar o buraco do banco em 590 milhões de euros.

Empréstimos concedidos às empresas do Grupo Espírito Santo (GES) podem agravar ainda mais o buraco do BES. A notícia avançada este sábado pelo Correio da Manhã dá conta de que, dos 786 milhões de euros emprestados a 11 empresas do grupo, a comissão liquidatária só deverá conseguir recuperar o crédito da Rioforte – avaliado em cerca de 198 milhões.

Assim, o BES deverá ter um prejuízo calculado de 590 milhões de euros. Desta forma, com o agravamento do buraco, o BES terá seguramente mais dificuldades em pagar aos seus credores.



Apesar do esforço da comissão liquidatária em avançar com ações judiciais para recuperar os créditos, as dificuldades em fazê-lo continuam a acrescer. O Observador explica que a probabilidade de os milhares de credores recuperarem o seu dinheiro é cada vez menor.

Em maio deste ano, havia 4955 créditos de cinco mil milhões de euros. Contudo, o chamado “BES mau” tinha apenas cerca de 143 milhões de euros para fazer face a estes encargos.

Os créditos às empresas da família Espírito Santo resultam de empréstimos concedidos durante a governação de Ricardo Salgado.

Das 11 empresas em causa, cinco delas concentram 95% da dívida total do Grupo Espírito Santo ao BES. Espírito Santo Financière, Rioforte, Espírito Santo Finantial Group, ES Bank Panamá e Banque Privée Espírito Santo são responsáveis por uma dívida de 746 milhões de euros.

Entretanto, desde a conceção dos empréstimos, todas estas empresas já faliram, o que dificulta ainda mais a recuperação destes créditos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …