/

Há mais um “Family Gate” no Governo (desta feita com Ana Paula Vitorino, a mulher de Cabrita)

18

Paulo Cunha / Lusa

A ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é casada com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Ana Paula Vitorino, ex-ministra do Mar e mulher de Eduardo Cabrita, o actual ministro da Administração Interna, foi indicada para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o que está a motivar críticas de mais um “Family Gate”.

A escolha de Ana Paula Vitorino foi feita pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, conforme avança o jornal O Novo.

A indicação está agora a ser avaliada pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP).

Se a nomeação for confirmada pela CReSAP, Ana Paula Vitorino vai ganhar uma remuneração-base mensal de 12 mil euros, aos quais pode acrescentar 4.800 euros adicionais de despesas de representação, de acordo com a referida publicação.

Até agora, nenhum dos intervenientes comentou o caso, mas já choveram as primeiras críticas à escolha de Ana Paula Vitorino para a liderança do regulador dos transportes.

O deputado único do Chega, André Ventura, é um dos que apontam o dedo ao Governo, considerando que é uma “vergonha” e criticando o facto de “uma boa parte da direita” estar “em silêncio”. Uma farpa direccionada ao PSD.

Também a deputada Cristina Rodrigues, eleita pelo PAN, mas actualmente não inscrita em nenhum partido, contesta a escolha de Ana Paula Vitorino, considerando que ela não tem a “isenção política” necessária para liderar o regulador dos transportes.

“O cargo para o qual se candidata exige isenção política e face ao que disse antes tenho dúvidas que ela exista”, salienta Cristina Rodrigues citada pelo O Novo.

“Infelizmente, esta nomeação não é surpreendente, na medida em que a deputada Ana Paula Vitorino é casada com o ministro da Administração Interna e a proximidade deste com António Costa é evidente”, acrescenta.

Cristina Rodrigues reconhece que Ana Paula Vitorino, que foi ministra do Mar no primeiro Governo de António Costa, tem currículo para o cargo, mas questiona se a sua nomeação “não reforça o descrédito dos portugueses nas instituições“.

“Há mais alguém no país habilitado para o cargo?”

Em sentido contrário, a vereadora do PSD na Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Vala Rocha, defende a indicação da ex-ministra.

“As pessoas falam da Ana Paula Vitorino como se fosse uma má escolha do Governo para ir ganhar 16.000 euros/mês. Mas Ana Paula Vitorino não é só a melhor escolha, como a única! Há mais alguém no país habilitado para o cargo??? Não há!!! Power couple!”, escreve Sofia Vala Rocha no seu perfil do Twitter.

Susana Valente, ZAP //

18 Comments

  1. Ainda não consegui perceber porque razão nomeados para cargos públicos continuam a ser principescamente pagos, como se fossem a última coca cola no deserto. Para além de, por uma questão lógica, moral, de justiça e ética, ninguém em cargos públicos dever ter uma remuneração superior ao ministro da tutela ou a diretores gerais, como suponho que era no tempo da velha senhora, é um sofisma virem argumentar com a escassez de recursos. Há tantos bons profissionais e milhares de ótimos potenciais profissionais que todos os anos saem da faculdades e que, esbarrando com a falta de oportunidades, saem para o estrangeiro e têm muito sucesso lá, que duvido que não fosse possível recrutar cá dentro pessoas que se aplicariam 100% ao cargo sem necessitarem destas mordomias escandalosas face à média de vencimentos auferidos no país. Estamos subjugados a uma casta partidária que tomou conta de Portugal para interesse próprio e não do bem comum.

  2. Isto ainda é noticia ??? desde o feudo açoriano do césar aos job’s for the boy’s do PS a nível nacional Portugal deixou a monarquia e passou a Bimonarquia PS/PSD, talvez seja esta a causa de Portugal continuar a afundar-se economicamente.

  3. E digam lá que isto de “democracia” à portuguesa não é bom, duvido que a monarquia tenha sido mais familiar!

  4. Mas o meu patrão não me paga “custas de representação” só me paga o ordenado que inclui tudo!… que é que se passa que não compreendo? cambada. Votem socialismo e esta merd. vai toda á vida, só chega para eles familias engordarem ás nossas custas.

  5. A vergonha das vergonhas. Andamos nós a pagar impostos, para, em grande parte, sustentar os “tachos” da família do PS e seus acólitos. Não existem outros cidadãos competentes para o cargo? Um dia isto vai estourar, e eles acabam de barriga cheia… É lamentável que não haja alguém que ponha cobro a isto? Todos gostam da gamela…

  6. Feios porcos e maus é o melhor epítoto que posso deixar na classificação desta gente!A arrogância do Poder dá nisto!O nojo que tudo isto me causa,esta acumulação de tachos de gente altamente incompetente e que se não mamassem à mesa do orçamento nunca seriam nada nada na vida,indigna-me e revolta-me!Esta democracia cheira mesmo muito mal e por mim podiam acabar com os partidos políticos e seria de longe preferível entregarem o país nas mãos de gestores privados (poucos e bem pagos),que gerissem melhor os nossos impostos e as dávidas à nossa eterna mão estendida aos dinheiros roubados aos outros contribuintes europeus e que aqui são desbaratados!Abaixo toda esta gente!

  7. Será que fui o único a perceber a que Sofia Vala Rocha usou ironia e sarcasmo para se referir ao caso? Será que as pessoas já nem interpretar um texto, simples, sabem? Pois, é. É sarcasmo e do fino, pois num país com 10 milhões de pessoas, imagine-se: SÓ há gente ligada ao PM actual para preencher os postos de relevância e principescamente bem pagos! Uma fatalidade do destino. Curioso, não é? É caso mesmo para se dizer que não há no país inteiro, Continente e Ilhas, uma criatura melhor preparada e mais apoiada que a dita senhora Ana Paula Vitorino para esta função, que conveniente. É um génio e um milagre da Natureza, daqueles que só aparecem em Portugal e/ou na localidade do Entroncamento. Nem sei como o país sobreviveu independente durante 900 anos – sim a Dinastia Filipina ao contrário do que os incultos dizem, pois, as várias áreas do saber raramente falam entre si, não terminou com a nossa independência. Mal esta, a nossa independência, esteve em causa, os portugueses promoveram a Revolução de 1640. Está hoje, a nossa independência, pois então, em maior perigo do que nunca! -, sem tal gente! Deus nos acuda, por aqui, até o Diabo já desistiu.

    • Provavelmente foste o único que, pelo comentário que fizeste, demonstrou claramente que andas totalmente alienado. Achas mesmo que não existe mais ninguém capacitado para essas funções? Diz-me lá o que esta senhora fez para além de ocupar cargos políticos, quaisquer que eles sejam? Aparentemente será especialista… em qualquer tacho público.

  8. Então esta senhora foi afastada do governo por causa de serem ministros, marido e mulher, e agora como o povo já esqueceu um pouco a questão do “Tudo em família”, volta outra vez ao Family Gate?
    Este partido socialista faz do país uma coutada. O povo anda dormir? Que desgraça!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.