Há mais um “Family Gate” no Governo (desta feita com Ana Paula Vitorino, a mulher de Cabrita)

Paulo Cunha / Lusa

A ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, é casada com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Ana Paula Vitorino, ex-ministra do Mar e mulher de Eduardo Cabrita, o actual ministro da Administração Interna, foi indicada para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o que está a motivar críticas de mais um “Family Gate”.

A escolha de Ana Paula Vitorino foi feita pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, conforme avança o jornal O Novo.

A indicação está agora a ser avaliada pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP).

Se a nomeação for confirmada pela CReSAP, Ana Paula Vitorino vai ganhar uma remuneração-base mensal de 12 mil euros, aos quais pode acrescentar 4.800 euros adicionais de despesas de representação, de acordo com a referida publicação.

Até agora, nenhum dos intervenientes comentou o caso, mas já choveram as primeiras críticas à escolha de Ana Paula Vitorino para a liderança do regulador dos transportes.

O deputado único do Chega, André Ventura, é um dos que apontam o dedo ao Governo, considerando que é uma “vergonha” e criticando o facto de “uma boa parte da direita” estar “em silêncio”. Uma farpa direccionada ao PSD.

Também a deputada Cristina Rodrigues, eleita pelo PAN, mas actualmente não inscrita em nenhum partido, contesta a escolha de Ana Paula Vitorino, considerando que ela não tem a “isenção política” necessária para liderar o regulador dos transportes.

“O cargo para o qual se candidata exige isenção política e face ao que disse antes tenho dúvidas que ela exista”, salienta Cristina Rodrigues citada pelo O Novo.

“Infelizmente, esta nomeação não é surpreendente, na medida em que a deputada Ana Paula Vitorino é casada com o ministro da Administração Interna e a proximidade deste com António Costa é evidente”, acrescenta.

Cristina Rodrigues reconhece que Ana Paula Vitorino, que foi ministra do Mar no primeiro Governo de António Costa, tem currículo para o cargo, mas questiona se a sua nomeação “não reforça o descrédito dos portugueses nas instituições“.

“Há mais alguém no país habilitado para o cargo?”

Em sentido contrário, a vereadora do PSD na Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Vala Rocha, defende a indicação da ex-ministra.

“As pessoas falam da Ana Paula Vitorino como se fosse uma má escolha do Governo para ir ganhar 16.000 euros/mês. Mas Ana Paula Vitorino não é só a melhor escolha, como a única! Há mais alguém no país habilitado para o cargo??? Não há!!! Power couple!”, escreve Sofia Vala Rocha no seu perfil do Twitter.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não consegui perceber porque razão nomeados para cargos públicos continuam a ser principescamente pagos, como se fossem a última coca cola no deserto. Para além de, por uma questão lógica, moral, de justiça e ética, ninguém em cargos públicos dever ter uma remuneração superior ao ministro da tutela ou a diretores gerais, como suponho que era no tempo da velha senhora, é um sofisma virem argumentar com a escassez de recursos. Há tantos bons profissionais e milhares de ótimos potenciais profissionais que todos os anos saem da faculdades e que, esbarrando com a falta de oportunidades, saem para o estrangeiro e têm muito sucesso lá, que duvido que não fosse possível recrutar cá dentro pessoas que se aplicariam 100% ao cargo sem necessitarem destas mordomias escandalosas face à média de vencimentos auferidos no país. Estamos subjugados a uma casta partidária que tomou conta de Portugal para interesse próprio e não do bem comum.

  2. Isto ainda é noticia ??? desde o feudo açoriano do césar aos job’s for the boy’s do PS a nível nacional Portugal deixou a monarquia e passou a Bimonarquia PS/PSD, talvez seja esta a causa de Portugal continuar a afundar-se economicamente.

  3. E digam lá que isto de “democracia” à portuguesa não é bom, duvido que a monarquia tenha sido mais familiar!

  4. Mas o meu patrão não me paga “custas de representação” só me paga o ordenado que inclui tudo!… que é que se passa que não compreendo? cambada. Votem socialismo e esta merd. vai toda á vida, só chega para eles familias engordarem ás nossas custas.

  5. A vergonha das vergonhas. Andamos nós a pagar impostos, para, em grande parte, sustentar os “tachos” da família do PS e seus acólitos. Não existem outros cidadãos competentes para o cargo? Um dia isto vai estourar, e eles acabam de barriga cheia… É lamentável que não haja alguém que ponha cobro a isto? Todos gostam da gamela…

  6. Feios porcos e maus é o melhor epítoto que posso deixar na classificação desta gente!A arrogância do Poder dá nisto!O nojo que tudo isto me causa,esta acumulação de tachos de gente altamente incompetente e que se não mamassem à mesa do orçamento nunca seriam nada nada na vida,indigna-me e revolta-me!Esta democracia cheira mesmo muito mal e por mim podiam acabar com os partidos políticos e seria de longe preferível entregarem o país nas mãos de gestores privados (poucos e bem pagos),que gerissem melhor os nossos impostos e as dávidas à nossa eterna mão estendida aos dinheiros roubados aos outros contribuintes europeus e que aqui são desbaratados!Abaixo toda esta gente!

  7. Será que fui o único a perceber a que Sofia Vala Rocha usou ironia e sarcasmo para se referir ao caso? Será que as pessoas já nem interpretar um texto, simples, sabem? Pois, é. É sarcasmo e do fino, pois num país com 10 milhões de pessoas, imagine-se: SÓ há gente ligada ao PM actual para preencher os postos de relevância e principescamente bem pagos! Uma fatalidade do destino. Curioso, não é? É caso mesmo para se dizer que não há no país inteiro, Continente e Ilhas, uma criatura melhor preparada e mais apoiada que a dita senhora Ana Paula Vitorino para esta função, que conveniente. É um génio e um milagre da Natureza, daqueles que só aparecem em Portugal e/ou na localidade do Entroncamento. Nem sei como o país sobreviveu independente durante 900 anos – sim a Dinastia Filipina ao contrário do que os incultos dizem, pois, as várias áreas do saber raramente falam entre si, não terminou com a nossa independência. Mal esta, a nossa independência, esteve em causa, os portugueses promoveram a Revolução de 1640. Está hoje, a nossa independência, pois então, em maior perigo do que nunca! -, sem tal gente! Deus nos acuda, por aqui, até o Diabo já desistiu.

    • Provavelmente foste o único que, pelo comentário que fizeste, demonstrou claramente que andas totalmente alienado. Achas mesmo que não existe mais ninguém capacitado para essas funções? Diz-me lá o que esta senhora fez para além de ocupar cargos políticos, quaisquer que eles sejam? Aparentemente será especialista… em qualquer tacho público.

  8. Então esta senhora foi afastada do governo por causa de serem ministros, marido e mulher, e agora como o povo já esqueceu um pouco a questão do “Tudo em família”, volta outra vez ao Family Gate?
    Este partido socialista faz do país uma coutada. O povo anda dormir? Que desgraça!

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …