Familiares das vítimas do voo MH370 vão procurar destroços em África

@crashaerien / Twitter

Peça da asa de um Boeing 777 encontrada numa praia na ilha francesa da Reunião pode ser do voo MH370 da Air Malaysia

Os familiares dos passageiros do Boeing 777 da Malaysia Airlines com o código de voo MH370 vão viajar para a Madagáscar em busca de pistas do avião que desapareceu há mais de dois anos.

Investigadores indicaram ter identificado seis peças que definitivamente – ou quase de certeza – pertencem ao avião que desapareceu em março de 2014, enquanto fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo.

“Voice 370”, uma associação de familiares dos passageiros, indica que os destroços recolhidos até ao momento foram todos encontrados ao largo da costa leste de África, sem que tenha havido uma busca sistemática ou organizada por parte dos investigadores.

Em setembro, as autoridades aeronáuticas moçambicanas revelaram três peças encontradas ao largo de Moçambique, que podem estar relacionadas com o avião da Malaysia Airlines desaparecido.

Outros dois destroços, também encontrados ao largo de Moçambique, tinham sido enviados anteriormente para as autoridades malaias, que os enviaram posteriormente para análise na Austrália.

Uma sexta peça, parte de uma asa do Boeing 777, foi recuperada numa praia na Ilha da Reunião, país vizinho de Moçambique, e foi a única definitivamente ligada ao MH370.

O MH370 desapareceu há dois anos, 40 minutos depois de descolar de Kuala Lampur, rumo a Pequim.

Segundo as investigações, foram desligados os sistemas de comunicação e o avião foi desviado da rota, tendo acabado por se despenhar no oceano Índico quando o combustível acabou.

A localização exata do MH370 ainda não foi descoberta, apesar das buscas de milhões de euros. A investigação anunciou que as buscas vão terminar em Dezembro, caso não surjam novos indícios que justifiquem a procura do avião.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …