Familiares das vítimas do voo MH370 vão procurar destroços em África

@crashaerien / Twitter

Peça da asa de um Boeing 777 encontrada numa praia na ilha francesa da Reunião pode ser do voo MH370 da Air Malaysia

Os familiares dos passageiros do Boeing 777 da Malaysia Airlines com o código de voo MH370 vão viajar para a Madagáscar em busca de pistas do avião que desapareceu há mais de dois anos.

Investigadores indicaram ter identificado seis peças que definitivamente – ou quase de certeza – pertencem ao avião que desapareceu em março de 2014, enquanto fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo.

“Voice 370”, uma associação de familiares dos passageiros, indica que os destroços recolhidos até ao momento foram todos encontrados ao largo da costa leste de África, sem que tenha havido uma busca sistemática ou organizada por parte dos investigadores.

Em setembro, as autoridades aeronáuticas moçambicanas revelaram três peças encontradas ao largo de Moçambique, que podem estar relacionadas com o avião da Malaysia Airlines desaparecido.

Outros dois destroços, também encontrados ao largo de Moçambique, tinham sido enviados anteriormente para as autoridades malaias, que os enviaram posteriormente para análise na Austrália.

Uma sexta peça, parte de uma asa do Boeing 777, foi recuperada numa praia na Ilha da Reunião, país vizinho de Moçambique, e foi a única definitivamente ligada ao MH370.

O MH370 desapareceu há dois anos, 40 minutos depois de descolar de Kuala Lampur, rumo a Pequim.

Segundo as investigações, foram desligados os sistemas de comunicação e o avião foi desviado da rota, tendo acabado por se despenhar no oceano Índico quando o combustível acabou.

A localização exata do MH370 ainda não foi descoberta, apesar das buscas de milhões de euros. A investigação anunciou que as buscas vão terminar em Dezembro, caso não surjam novos indícios que justifiquem a procura do avião.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …