Destroços encontrados em Moçambique são “quase de certeza” do voo MH370

Autoridades australianas anunciam que a investigação aos destroços encontrados recentemente em Moçambique mostram que são quase de certeza do voo MH370.

Os ministros dos Transportes da Austrália e da Malásia afirmam que os destroços encontrados recentemente em Moçambique são quase de certeza do voo MH370 da Malaysian Airlines, escreve a BBC.

Os dois destroços foram encontrados de forma separada por civis no país africano no início deste mês e foram logo enviados para a Austrália para análise.

Com base nessa análise, o ministro australiano Darren Chester anunciou agora que os pedaços descobertos são “muito semelhantes” ao do modelo do voo MH370.

O avião, que pertencia à companhia aérea Malaysia Airlines, desapareceu dos radares em março de 2014 com 239 pessoas a bordo, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim.

“A análise concluiu que os destroços são quase certamente do MH370”, afirmou Chester em comunicado, acrescentando que são muito “consistentes com os que se encontram a bordo de um Boeing 777 da Malaysia Airlines”.

O ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, também reagiu numa conferência de imprensa, confirmando que a análise aos destroços indica que são parte do avião desaparecido.

“Em primeiro lugar, os dois fragmentos encontrados pertencem a um Boeing 777. Em segundo, as formas e inscrições nestes destroços são muito semelhantes com os da Malaysian Airlines. Concluímos que quase de certeza pertencem ao MH370”, afirmou.

As duas peças encontradas são um fragmento com a inscrição “No Step” (em português, Não Caminhar), e uma placa de metal com um metro de comprimento.

Face a esta descoberta, as buscas para tentar encontrar mais peças deste avião vão continuar, faltando ainda rastrear 25 mil quilómetros do Oceano Índico, lugar onde os especialistas acreditam que o avião se tenha despenhado.

“Estamos focados em terminar esta tarefa e continuamos esperançosos de que vamos encontrar mais vestígios”, afirmou o ministro australiano.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …