Destroços encontrados em Moçambique são “quase de certeza” do voo MH370

Autoridades australianas anunciam que a investigação aos destroços encontrados recentemente em Moçambique mostram que são quase de certeza do voo MH370.

Os ministros dos Transportes da Austrália e da Malásia afirmam que os destroços encontrados recentemente em Moçambique são quase de certeza do voo MH370 da Malaysian Airlines, escreve a BBC.

Os dois destroços foram encontrados de forma separada por civis no país africano no início deste mês e foram logo enviados para a Austrália para análise.

Com base nessa análise, o ministro australiano Darren Chester anunciou agora que os pedaços descobertos são “muito semelhantes” ao do modelo do voo MH370.

O avião, que pertencia à companhia aérea Malaysia Airlines, desapareceu dos radares em março de 2014 com 239 pessoas a bordo, quando fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim.

“A análise concluiu que os destroços são quase certamente do MH370”, afirmou Chester em comunicado, acrescentando que são muito “consistentes com os que se encontram a bordo de um Boeing 777 da Malaysia Airlines”.

O ministro dos Transportes da Malásia, Liow Tiong Lai, também reagiu numa conferência de imprensa, confirmando que a análise aos destroços indica que são parte do avião desaparecido.

“Em primeiro lugar, os dois fragmentos encontrados pertencem a um Boeing 777. Em segundo, as formas e inscrições nestes destroços são muito semelhantes com os da Malaysian Airlines. Concluímos que quase de certeza pertencem ao MH370”, afirmou.

As duas peças encontradas são um fragmento com a inscrição “No Step” (em português, Não Caminhar), e uma placa de metal com um metro de comprimento.

Face a esta descoberta, as buscas para tentar encontrar mais peças deste avião vão continuar, faltando ainda rastrear 25 mil quilómetros do Oceano Índico, lugar onde os especialistas acreditam que o avião se tenha despenhado.

“Estamos focados em terminar esta tarefa e continuamos esperançosos de que vamos encontrar mais vestígios”, afirmou o ministro australiano.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais …

Dispositivo de grafeno pode transformar sinais de Wi-Fi em energia

A tecnologia do carregamento sem fio não é muito mais útil do que conectar o telemóvel a um cabo, já que, de qualquer das maneiras, precisamos de estar em contacto com o carregador. No entanto, …

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …