Faltas ao trabalho no SNS bateram recorde histórico em maio

Mário Cruz / Lusa

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou, em maio, um valor recorde no número de dias relativos a ausências ao trabalho: 598.293.

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, o números de dias de ausência dos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em maio foi de 598.293, o valor mais alto de faltas num só mês desde, pelo menos 2014 (altura em que este registo é feito e disposto no Portal da Transparência).

Durante a pandemia, o número de faltas quase que duplicou: o mês de março resgistou 332.205 faltas e em abril o número de dias de falta disparou para 532.441, subindo ainda mais em maio (598.293). Apesar de em junho ter descido, os valores continuam superiores aos de abril: 546.178.

O diário adianta que, no mês de maio, mais de metade (59,39%) das ausências se devem a doença do trabalhador. A segunda maior justificação (30,77%) é a proteção na parentalidade, seguido de casos de acidente em serviço ou doença profissional (6,28%). Sobra ainda 3,56% de outras razões, onde se englobam as faltas injustificadas ou assistência a familiares.

O pico de faltas no Serviço Nacional de Saúde  surge no mês em que o país começou a adotar medidas de desconfinamento, depois de ter estado, desde a segunda metade de março, em estado de emergência.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, disse ao diário que a “exaustão” dos profissionais é uma das principais razões para estes números, além de também haver casos de infetados pela covid-19.

“Há imensos profissionais de saúde infetados pela covid-19. E é preciso ter a noção de que maio foi provavelmente o mês em que as pessoas atingiram o pico de exaustão. Os profissionais de saúde estiveram disponíveis para trabalhar 24 horas, mas a adrenalina funciona no início, depois começa a ter efeitos negativos”, disse o responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …