Falta de oxigénio na Índia leva pacientes a dormir debaixo de árvores sagradas

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia forçou alguns pacientes a buscar tratamentos alternativos – incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

No início desta semana, de acordo com o Vice, as autoridades locais no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, encontraram nove pessoas a dormir debaixo destas árvores, acreditando que isso lhes daria mais oxigénio.

Segundo as autoridades, uma dessas pessoas era um paciente infetado com covid-19 a quem foi negada uma cama de hospital.

O tratamento heterodoxo surge num altura em que o país continua a lutar contra uma grave crise de covid-19 que está a tirar uma vida a cada três minutos. Pacientes em todo o país relataram dificuldades em encontrar oxigénio suplementar para o tratamento.

Na terça-feira, um tribunal da Índia expressou frustração com a falha relatada de hospitais em fornecer oxigénio, chamando-o de um ato “criminoso”.

De acordo com as autoridades locais na área de Shahjahanpur, de Uttar Pradesh, o grupo de nove pessoas decidiu acampar sob uma figueira sagrada depois de ter a sua admissão negada num hospital próximo.

“Estávamos sentados debaixo da árvore, uma vez que ela liberta uma grande quantidade de oxigénio. Os outros pacientes que estavam connosco tinham baixos níveis de oxigénio”, disse Ravindra Maurya, em declarações ao Press Trust of India.

Roshan Lal Verma, um político local que avistou o grupo de adormecidos, disse que os indianos estiveram lá durante pelo menos seis dias antes de serem notados.

Na semana passada, na cidade de Prayagraj, a polícia local disse às famílias que procuravam desesperadamente camas de hospital para se irem sentar sob uma figueira sagrada para aumentar os seus níveis de oxigénio.

Yogi Adityanath, o ministro-chefe de Uttar Pradesh, negou que haja falta de oxigénio no estado e ameaçou deter pessoas por “espalhar boatos” de uma escassez. Na semana passada, a polícia acusou um homem de espalhar “informações enganosas” depois de ter pedido oxigénio no Twitter.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano para desempregado

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de desemprego. Transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança e branqueamento de …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …

Julgamento de Ricardo Salgado volta a ser adiado a pedido da sua defesa e do MP

O julgamento ao ex-patrão do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, foi adiado para 6 de julho. Segundo o Correio da Manhã, o julgamento foi adiado, pela segunda vez, depois do …

Moedas de prata encontradas na Polónia podem ter sido resgate pago a invasores vikings

Especialistas acreditam que 118 moedas de prata encontradas na Polónia pertençam a um resgate pago pelos franceses aos vikings para interromper o cerco da cidade de Paris. Um tesouro de 118 moedas de prata foi encontrado …