Falta de oxigénio na Índia leva pacientes a dormir debaixo de árvores sagradas

A escassez de suprimentos médicos de oxigénio na Índia forçou alguns pacientes a buscar tratamentos alternativos – incluindo dormir debaixo de árvores sagradas.

Também conhecidas como figueiras sagradas, acredita-se que as figueira-dos-pagodes – ou ficus religiosa – tenham propriedades curativas especiais, embora a crença amplamente difundida de que liberam oxigénio à noite nunca tenha sido comprovada.

No início desta semana, de acordo com o Vice, as autoridades locais no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, encontraram nove pessoas a dormir debaixo destas árvores, acreditando que isso lhes daria mais oxigénio.

Segundo as autoridades, uma dessas pessoas era um paciente infetado com covid-19 a quem foi negada uma cama de hospital.

O tratamento heterodoxo surge num altura em que o país continua a lutar contra uma grave crise de covid-19 que está a tirar uma vida a cada três minutos. Pacientes em todo o país relataram dificuldades em encontrar oxigénio suplementar para o tratamento.

Na terça-feira, um tribunal da Índia expressou frustração com a falha relatada de hospitais em fornecer oxigénio, chamando-o de um ato “criminoso”.

De acordo com as autoridades locais na área de Shahjahanpur, de Uttar Pradesh, o grupo de nove pessoas decidiu acampar sob uma figueira sagrada depois de ter a sua admissão negada num hospital próximo.

“Estávamos sentados debaixo da árvore, uma vez que ela liberta uma grande quantidade de oxigénio. Os outros pacientes que estavam connosco tinham baixos níveis de oxigénio”, disse Ravindra Maurya, em declarações ao Press Trust of India.

Roshan Lal Verma, um político local que avistou o grupo de adormecidos, disse que os indianos estiveram lá durante pelo menos seis dias antes de serem notados.

Na semana passada, na cidade de Prayagraj, a polícia local disse às famílias que procuravam desesperadamente camas de hospital para se irem sentar sob uma figueira sagrada para aumentar os seus níveis de oxigénio.

Yogi Adityanath, o ministro-chefe de Uttar Pradesh, negou que haja falta de oxigénio no estado e ameaçou deter pessoas por “espalhar boatos” de uma escassez. Na semana passada, a polícia acusou um homem de espalhar “informações enganosas” depois de ter pedido oxigénio no Twitter.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …