/

Ex-professor de Sócrates constituido arguido por pressões para o incriminar

2

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

António José Morais, antigo professor de José Sócrates, foi constituído arguido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de pressões junto de familiares de Carlos Santos Silva para que o empresário prestasse declarações de forma a incriminar o ex-primeiro-ministro.

De acordo com o Diário de Notícias, a queixa partiu da advogada de Carlos Santos Silva, Paula Lourenço, que denunciou contactos feitos por António José Morais, antigo professor de José Sócrates na Universidade Independente, à família do empresário da Covilhã, nomeadamente a sua mulher Inês Pontes do Rosário.

O docente, por sua vez, confirmou ao jornal ter falado com algumas pessoas, mas negou ter feito qualquer tipo de pressão.

“É tudo mentira. Percebo que a advogada de Carlos Santos Silva, de quem sou amigo, faça tudo para defender o seu cliente, mas é tudo mentira. Sou amigo de Carlos Santos Silva e espero que ele ultrapasse o problema de forma legal e com ações legítimas”, disse ao DN, acrescentando: “Isto parece um romance à James Bond”.

Ao Expresso, António José Morais reafirma ser amigo de Santos Silva há 30 anos e lamenta que “a advogada esteja a arranjar manobras de distração” e a arrastá-lo para um problema que não é o seu.

Em declarações ao semanário, o ex-professor de Sócrates conta a sua versão dos acontecimentos: “Eu não conhecia a Inês e ela telefonou-me no início de fevereiro. Fui ter com ela ao escritório. Disse-me que não estava a gostar da estratégia de defesa que estava a ser seguida, que o marido estava a ser prejudicado. Pediu-me para ir falar com ele à prisão e tentar convencê-lo a mudar o depoimento que tinha feito.”

António José Morais, no entanto, decidiu não ir à cadeia. “Achei que era melhor não fazer isso”, disse ao Expresso.

ZAP

2 Comments

  1. fala deste assunto é quase como meter a mao numa sanita entupida de porcaia.. a gente sabe que a sanita desses gajos esta cheia de notas e pefumada com rosas vindas do rato,para pefumar,importadas da Venezuela e do basil de lula…..todos especialistas em enganar os mais incautos e os mais facos.
    sea destas que socates vai fala e explica como conseguiu o aval do pcp na festança do feeport?….. oc comunistas compraram ja outra quinta perto da atalaia, …tera sido com os 13º meses devolvidos aos pobezinhos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.