Ex-professor de Sócrates constituido arguido por pressões para o incriminar

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

António José Morais, antigo professor de José Sócrates, foi constituído arguido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de pressões junto de familiares de Carlos Santos Silva para que o empresário prestasse declarações de forma a incriminar o ex-primeiro-ministro.

De acordo com o Diário de Notícias, a queixa partiu da advogada de Carlos Santos Silva, Paula Lourenço, que denunciou contactos feitos por António José Morais, antigo professor de José Sócrates na Universidade Independente, à família do empresário da Covilhã, nomeadamente a sua mulher Inês Pontes do Rosário.

O docente, por sua vez, confirmou ao jornal ter falado com algumas pessoas, mas negou ter feito qualquer tipo de pressão.

“É tudo mentira. Percebo que a advogada de Carlos Santos Silva, de quem sou amigo, faça tudo para defender o seu cliente, mas é tudo mentira. Sou amigo de Carlos Santos Silva e espero que ele ultrapasse o problema de forma legal e com ações legítimas”, disse ao DN, acrescentando: “Isto parece um romance à James Bond”.

Ao Expresso, António José Morais reafirma ser amigo de Santos Silva há 30 anos e lamenta que “a advogada esteja a arranjar manobras de distração” e a arrastá-lo para um problema que não é o seu.

Em declarações ao semanário, o ex-professor de Sócrates conta a sua versão dos acontecimentos: “Eu não conhecia a Inês e ela telefonou-me no início de fevereiro. Fui ter com ela ao escritório. Disse-me que não estava a gostar da estratégia de defesa que estava a ser seguida, que o marido estava a ser prejudicado. Pediu-me para ir falar com ele à prisão e tentar convencê-lo a mudar o depoimento que tinha feito.”

António José Morais, no entanto, decidiu não ir à cadeia. “Achei que era melhor não fazer isso”, disse ao Expresso.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. fala deste assunto é quase como meter a mao numa sanita entupida de porcaia.. a gente sabe que a sanita desses gajos esta cheia de notas e pefumada com rosas vindas do rato,para pefumar,importadas da Venezuela e do basil de lula…..todos especialistas em enganar os mais incautos e os mais facos.
    sea destas que socates vai fala e explica como conseguiu o aval do pcp na festança do feeport?….. oc comunistas compraram ja outra quinta perto da atalaia, …tera sido com os 13º meses devolvidos aos pobezinhos?

RESPONDER

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …