Ex-professor de Sócrates constituido arguido por pressões para o incriminar

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

António José Morais, antigo professor de José Sócrates, foi constituído arguido esta quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de pressões junto de familiares de Carlos Santos Silva para que o empresário prestasse declarações de forma a incriminar o ex-primeiro-ministro.

De acordo com o Diário de Notícias, a queixa partiu da advogada de Carlos Santos Silva, Paula Lourenço, que denunciou contactos feitos por António José Morais, antigo professor de José Sócrates na Universidade Independente, à família do empresário da Covilhã, nomeadamente a sua mulher Inês Pontes do Rosário.

O docente, por sua vez, confirmou ao jornal ter falado com algumas pessoas, mas negou ter feito qualquer tipo de pressão.

“É tudo mentira. Percebo que a advogada de Carlos Santos Silva, de quem sou amigo, faça tudo para defender o seu cliente, mas é tudo mentira. Sou amigo de Carlos Santos Silva e espero que ele ultrapasse o problema de forma legal e com ações legítimas”, disse ao DN, acrescentando: “Isto parece um romance à James Bond”.

Ao Expresso, António José Morais reafirma ser amigo de Santos Silva há 30 anos e lamenta que “a advogada esteja a arranjar manobras de distração” e a arrastá-lo para um problema que não é o seu.

Em declarações ao semanário, o ex-professor de Sócrates conta a sua versão dos acontecimentos: “Eu não conhecia a Inês e ela telefonou-me no início de fevereiro. Fui ter com ela ao escritório. Disse-me que não estava a gostar da estratégia de defesa que estava a ser seguida, que o marido estava a ser prejudicado. Pediu-me para ir falar com ele à prisão e tentar convencê-lo a mudar o depoimento que tinha feito.”

António José Morais, no entanto, decidiu não ir à cadeia. “Achei que era melhor não fazer isso”, disse ao Expresso.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. fala deste assunto é quase como meter a mao numa sanita entupida de porcaia.. a gente sabe que a sanita desses gajos esta cheia de notas e pefumada com rosas vindas do rato,para pefumar,importadas da Venezuela e do basil de lula…..todos especialistas em enganar os mais incautos e os mais facos.
    sea destas que socates vai fala e explica como conseguiu o aval do pcp na festança do feeport?….. oc comunistas compraram ja outra quinta perto da atalaia, …tera sido com os 13º meses devolvidos aos pobezinhos?

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …