Ex-patrão de Sócrates arguido no caso Vistos Gold

António Cotrim / Lusa

-

O ex-patrão de Sócrates, Paulo Lalanda de Castro, que já era arguido na operação Marquês, junta-se agora aos outros arguidos no caso Vistos Gold.

De acordo com o Observador, o envolvimento de Lalanda de Castro neste caso acontece através da ILS, empresa que administra a Octapharma e da qual é gerente, por um alegado contrato com o Ministério da Saúde da Líbia com vista ao tratamento em Portugal de alegados refugiados de guerra.

A investigação suspeita de um alegado favorecimento à ILS por parte de Manuel Palo, ex-diretor do SEF, na emissão de vários vistos para cidadãos líbios.

Lalanda de Castro é ainda suspeito de ter recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal, graças a um documento falso que permitiu perdão fiscal, alegadamente com a ajuda do ex-ministro Miguel Macedo.

A empresa terá reclamado a prestação de serviços médicos a um grupo de refugiados de guerra líbios, e que, por isso, estariam isentos do pagamento de IVA.

Segundo as informações apuradas pelo Correio da Manhã, o ex-patrão de Sócrates foi ouvido nos últimos dias de outubro passado e foi acompanhado pelo seu advogado, Paulo Saragoza da Mata, embora não se saiba se chegou a prestar declarações.

A investigação detetou contactos entre os ministérios do antigo ministro da Administração Interna e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, para que o perdão acontecesse.

Núncio chegou a ser ouvido como testemunha mas não teve qualquer intervenção no processo. A acusação deste processo terá de ser conhecida até à próxima sexta-feira.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …