Ex-patrão de Sócrates arguido no caso Vistos Gold

António Cotrim / Lusa

-

O ex-patrão de Sócrates, Paulo Lalanda de Castro, que já era arguido na operação Marquês, junta-se agora aos outros arguidos no caso Vistos Gold.

De acordo com o Observador, o envolvimento de Lalanda de Castro neste caso acontece através da ILS, empresa que administra a Octapharma e da qual é gerente, por um alegado contrato com o Ministério da Saúde da Líbia com vista ao tratamento em Portugal de alegados refugiados de guerra.

A investigação suspeita de um alegado favorecimento à ILS por parte de Manuel Palo, ex-diretor do SEF, na emissão de vários vistos para cidadãos líbios.

Lalanda de Castro é ainda suspeito de ter recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal, graças a um documento falso que permitiu perdão fiscal, alegadamente com a ajuda do ex-ministro Miguel Macedo.

A empresa terá reclamado a prestação de serviços médicos a um grupo de refugiados de guerra líbios, e que, por isso, estariam isentos do pagamento de IVA.

Segundo as informações apuradas pelo Correio da Manhã, o ex-patrão de Sócrates foi ouvido nos últimos dias de outubro passado e foi acompanhado pelo seu advogado, Paulo Saragoza da Mata, embora não se saiba se chegou a prestar declarações.

A investigação detetou contactos entre os ministérios do antigo ministro da Administração Interna e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, para que o perdão acontecesse.

Núncio chegou a ser ouvido como testemunha mas não teve qualquer intervenção no processo. A acusação deste processo terá de ser conhecida até à próxima sexta-feira.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …