Ex-ministro Miguel Macedo suspeito no caso dos Vistos Gold

portugal.gov.pt

Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, estará a ser investigado no âmbito do caso dos Vistos Gold. O actual deputado do PSD deixou o cargo no seguimento do processo, embora refutando qualquer envolvimento no mesmo, mas afinal será suspeito do crime de prevaricação.

Este cenário é traçado pelo Diário de Notícias, que sustenta que o Ministério Público acredita que o ex-ministro interveio no sentido de apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia que vieram a Portugal receber tratamento médico.

“O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá dado instruções ao ex-diretor do SEF, Manuel Palos,
para este apressar a concessão de vistos aos cidadãos líbios”, afiança o Diário de Notícias, que salienta, contudo, que o Ministério Público “não encontrou indícios de vantagens económicas para Macedo ou para Palos“.

Esta facilitação da emissão de vistos terá sido feita por via da empresa Intelligent Life Solutions, que terá então beneficiado da intervenção de Miguel Macedo.

Esta mesma empresa estará também a ser investigação no âmbito da Operação Marquês que mantém José Sócrates em prisão preventiva.

Um dos sócios da Intelligent Life Solutions é Paulo Lallanda de Castro, também arguido na Operação Marquês, mas devido às suas funções na empresa farmacêutica Octapharma.

A empresa será mencionada neste último processo por causa de um contrato assinado com o empresário Carlos Santos Silva, outro dos arguidos na Operação Marquês, para a prestação de serviços a uma empresa pertencente ao Grupo Lena.

O Ministério Público acredita que este foi mais um expediente para garantir pagamentos a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. DN- “…sustenta que o Ministério Público acredita que o ex-ministro interveio no sentido de apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia que vieram a Portugal receber tratamento médico”.
    Portugal tb é nobre!
    Qto ao jornalismo que por aí se dedilha…

  2. ‘…Miguel Macedo, estará a ser investigado no âmbito do caso dos Vistos Gold. Não é pelos Vistos dos doentinhos líbios. Nobreza e Pobreza não nos falta!

    • É. É mesmo da língua? Pode ser bifurcada ou simplesmente viperina… Associando-lhe uma farta cabeleira com chapeu de aba larga e cone proeminente montada numa vassoura e… em voo para o trombone mais à mão! Credo!
      “…apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia…”

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …