Ex-ministro Miguel Macedo suspeito no caso dos Vistos Gold

portugal.gov.pt

Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, estará a ser investigado no âmbito do caso dos Vistos Gold. O actual deputado do PSD deixou o cargo no seguimento do processo, embora refutando qualquer envolvimento no mesmo, mas afinal será suspeito do crime de prevaricação.

Este cenário é traçado pelo Diário de Notícias, que sustenta que o Ministério Público acredita que o ex-ministro interveio no sentido de apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia que vieram a Portugal receber tratamento médico.

“O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá dado instruções ao ex-diretor do SEF, Manuel Palos,
para este apressar a concessão de vistos aos cidadãos líbios”, afiança o Diário de Notícias, que salienta, contudo, que o Ministério Público “não encontrou indícios de vantagens económicas para Macedo ou para Palos“.

Esta facilitação da emissão de vistos terá sido feita por via da empresa Intelligent Life Solutions, que terá então beneficiado da intervenção de Miguel Macedo.

Esta mesma empresa estará também a ser investigação no âmbito da Operação Marquês que mantém José Sócrates em prisão preventiva.

Um dos sócios da Intelligent Life Solutions é Paulo Lallanda de Castro, também arguido na Operação Marquês, mas devido às suas funções na empresa farmacêutica Octapharma.

A empresa será mencionada neste último processo por causa de um contrato assinado com o empresário Carlos Santos Silva, outro dos arguidos na Operação Marquês, para a prestação de serviços a uma empresa pertencente ao Grupo Lena.

O Ministério Público acredita que este foi mais um expediente para garantir pagamentos a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. DN- “…sustenta que o Ministério Público acredita que o ex-ministro interveio no sentido de apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia que vieram a Portugal receber tratamento médico”.
    Portugal tb é nobre!
    Qto ao jornalismo que por aí se dedilha…

  2. ‘…Miguel Macedo, estará a ser investigado no âmbito do caso dos Vistos Gold. Não é pelos Vistos dos doentinhos líbios. Nobreza e Pobreza não nos falta!

    • É. É mesmo da língua? Pode ser bifurcada ou simplesmente viperina… Associando-lhe uma farta cabeleira com chapeu de aba larga e cone proeminente montada numa vassoura e… em voo para o trombone mais à mão! Credo!
      “…apressar a emissão de vistos para vários doentes da Líbia…”

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …