Ex-funcionário do PS suspeito de desvio de fundos continua no Parlamento Europeu

O funcionário suspeito de desvio de fundos europeus e de fraude fiscal deixou de assessorar o PS, mas foi contratado por grupo parlamentar socialista em Bruxelas. Segundo o Observador, só assim recebe pensão.

José Alberto Alves Pereira, o funcionário suspeito de, alegadamente, ter desviado cerca de 369 mil euros e ter promovido um esquema de fraude fiscal de cerca de 914 mil euros na delegação do PS no Parlamento Europeu já não trabalha para os socialistas portugueses.

O contrato não foi renovado, mas José Alberto Alves Pereira continua a trabalhar no órgão legislativo da União Europeia (UE) como assessor de uma eurodeputada húngara da Aliança Progressista Socialistas & Democratas (S&D) – exatamente o mesmo grupo parlamentar no PE a que pertence o PS, avança o Observador.

O Chefe da delegação socialista, Carlos Zorrinho, confirmou ao mesmo diário que o contrato de Alves Pereira não foi renovado, pelo que nega qualquer envolvimento do PS nessa contratação.

“Houve um procedimento geral do Grupo S&D autorizado pelo Parlamento Europeu a todos os grupos políticos, dado que em 2009 houve uma alteração do estatuto dos assistentes que atrasou a contagem do tempo de serviço”, garantiu.

Isto significa que faltam alguns meses para Alves Pereira poder requerer a atribuição de uma pensão do PE por 10 anos de serviços prestados, tendo o grupo parlamentar socialista optado por contratar aquele funcionário (e outros na mesma situação), de forma a que não sejam prejudicados nos seus direitos enquanto pensionistas.

Alves Pereira está no Parlamento Europeu desde 1999 mas, para efeitos de atribuição uma pensão de reforma, tal só é possível para os assistentes desde 2009.

A delegação do PS decidiu não renovar o contrato a Alves Pereira que terminou no dia 30 de junho nos termos de uma deliberação tomada no dia 26 de março.

“A delegação suspendeu o seu assistente partilhado de todas as funções relacionadas com o domínio financeiro desde que acedeu aos documentos enviados pelo Observador e até ao total esclarecimento do processo”, tendo designado “um outro gestor de grupos de visitantes”, lê-se na declaração escrita.

O ex-funcionário de PS está agora no gabinete da eurodeputada húngara Klára Dobrev, que pertence ao Grupo S&D, como assistente acreditado. Dobrev é mulher do ex-primeiro-ministro húngaro Ferenc Gyurcsány e uma figura com elevada notoriedade no seu país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …