Não compre já os bilhetes. Eurovisão pode não ser em Israel

Jose Sena Goulao / Lusa

A organização do festival alertou os fãs, esta terça-feira, para que não comprem ainda bilhetes de avião com destino a Israel e pediu para que aguardem por informações oficiais.

“Já estás à espera da próxima Eurovisão? Nós também! Mas não reserves ainda o teu voo, fica atento às informações oficiais sobre o local e a data do evento”, escreveu a União Europeia de Radiotelevisão (EBU), a entidade organizadora do festival, no Facebook oficial.

No passado dia 12 de maio, no Altice Arena, em Lisboa, Israel venceu a 63.ª edição da Eurovisão com o tema “Toy”, interpretado por Netta, o que garante ao país o direito de receber a edição do próximo ano.

No dia seguinte, tanto a vencedora como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apontaram Jerusalém como a cidade anfitriã do evento em 2019. Porém, de acordo com a publicação recente da EBU, parece que o local ainda não está decidido.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, a entidade organizadora receia que o contexto político vivido no país, devido ao conflito israelo-palestiniano, possa ser prejudicial para a realização do evento.

Recorde-se que os EUA inauguraram, a 14 de maio, a sua nova embaixada em Jerusalém, reconhecendo esta cidade como a capital de Israel, em simultâneo com os protestos na Faixa de Gaza, que provocaram cerca de 60 mortos e milhares de feridos.

O dia foi batizado como “o mais negro” nesta zona desde 2014, o ano em que a operação militar israelita “Margen Protector“ fez mais de dois mil mortos em 50 dias. A ONU também acusou o Estado israelita de “uso excessivo de força” e de uma “matança intencional”.

Israel já organizou a Eurovisão duas vezes, em 1979 e 1999, e já na última edição tinha surgido alguma controvérsia em relação ao local do evento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …