Não compre já os bilhetes. Eurovisão pode não ser em Israel

Jose Sena Goulao / Lusa

A organização do festival alertou os fãs, esta terça-feira, para que não comprem ainda bilhetes de avião com destino a Israel e pediu para que aguardem por informações oficiais.

“Já estás à espera da próxima Eurovisão? Nós também! Mas não reserves ainda o teu voo, fica atento às informações oficiais sobre o local e a data do evento”, escreveu a União Europeia de Radiotelevisão (EBU), a entidade organizadora do festival, no Facebook oficial.

No passado dia 12 de maio, no Altice Arena, em Lisboa, Israel venceu a 63.ª edição da Eurovisão com o tema “Toy”, interpretado por Netta, o que garante ao país o direito de receber a edição do próximo ano.

No dia seguinte, tanto a vencedora como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apontaram Jerusalém como a cidade anfitriã do evento em 2019. Porém, de acordo com a publicação recente da EBU, parece que o local ainda não está decidido.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, a entidade organizadora receia que o contexto político vivido no país, devido ao conflito israelo-palestiniano, possa ser prejudicial para a realização do evento.

Recorde-se que os EUA inauguraram, a 14 de maio, a sua nova embaixada em Jerusalém, reconhecendo esta cidade como a capital de Israel, em simultâneo com os protestos na Faixa de Gaza, que provocaram cerca de 60 mortos e milhares de feridos.

O dia foi batizado como “o mais negro” nesta zona desde 2014, o ano em que a operação militar israelita “Margen Protector“ fez mais de dois mil mortos em 50 dias. A ONU também acusou o Estado israelita de “uso excessivo de força” e de uma “matança intencional”.

Israel já organizou a Eurovisão duas vezes, em 1979 e 1999, e já na última edição tinha surgido alguma controvérsia em relação ao local do evento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …

Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. A estrela do documentário “Nada …

Comprar casa à distancia de um clique. Nova app já é uma das mais descarregadas

Uma nova aplicação para smartphone permite a procura, compra ou venda de imóveis de uma forma mais prática, facilitando o agendamento de visita às casas. A Century21 anunciou recentemente o lançamento de uma nova aplicação para …

Prédio de sete andares desaba no Brasil. Há um morto e várias vítimas nos destroços

Um edifício residencial de sete andares desabou, esta terça-feira de manhã, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, provocando pelo menos um morto e vários feridos, segundo os bombeiros. Segundo fonte dos …

Já chegaram 138 mil votos dos emigrantes portugueses (mas nenhum da África do Sul)

Já chegaram 138 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Foram enviadas 1.464.709 cartas com um boletim de voto para 186 países nos primeiros dias de setembro. Porém, destes 138 mil boletins, nenhum …

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …