Não compre já os bilhetes. Eurovisão pode não ser em Israel

Jose Sena Goulao / Lusa

A organização do festival alertou os fãs, esta terça-feira, para que não comprem ainda bilhetes de avião com destino a Israel e pediu para que aguardem por informações oficiais.

“Já estás à espera da próxima Eurovisão? Nós também! Mas não reserves ainda o teu voo, fica atento às informações oficiais sobre o local e a data do evento”, escreveu a União Europeia de Radiotelevisão (EBU), a entidade organizadora do festival, no Facebook oficial.

No passado dia 12 de maio, no Altice Arena, em Lisboa, Israel venceu a 63.ª edição da Eurovisão com o tema “Toy”, interpretado por Netta, o que garante ao país o direito de receber a edição do próximo ano.

No dia seguinte, tanto a vencedora como o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apontaram Jerusalém como a cidade anfitriã do evento em 2019. Porém, de acordo com a publicação recente da EBU, parece que o local ainda não está decidido.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, a entidade organizadora receia que o contexto político vivido no país, devido ao conflito israelo-palestiniano, possa ser prejudicial para a realização do evento.

Recorde-se que os EUA inauguraram, a 14 de maio, a sua nova embaixada em Jerusalém, reconhecendo esta cidade como a capital de Israel, em simultâneo com os protestos na Faixa de Gaza, que provocaram cerca de 60 mortos e milhares de feridos.

O dia foi batizado como “o mais negro” nesta zona desde 2014, o ano em que a operação militar israelita “Margen Protector“ fez mais de dois mil mortos em 50 dias. A ONU também acusou o Estado israelita de “uso excessivo de força” e de uma “matança intencional”.

Israel já organizou a Eurovisão duas vezes, em 1979 e 1999, e já na última edição tinha surgido alguma controvérsia em relação ao local do evento.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …