Europol alerta sobre certificados falsos de testes negativos à covid-19

A agência policial da União Europeia (UE) alertou esta segunda-feira que os viajantes devem ficar atentos a gangues de crime organizado que se encontram a vender certificados falsos de testes negativos à covid-19 que custam até 300 euros em aeroportos.

O alerta da Europol surge depois de a polícia ter detido vários suspeitos por venda de certificados falsos a declarar que pessoas tinham testado negativo à covid-19 em aeroportos no Reino Unido e em França, avança a AFP.

Vários países da União Europeia, e outros, exigem agora provas de que os passageiros não estão infetados pelo vírus que já matou mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

“Enquanto as restrições de viagens permanecerem em vigor devido à pandemia, é muito provável que os criminosos aproveitem a oportunidade de produzir e vender certificados de testes falsos à covid-19”, refere a Europol.

“Dados os meios tecnológicos amplamente disponíveis na forma de impressoras de alta qualidade e diferentes softwares, estes grupos organizadores podem produzir documentos falsificados de alta qualidade”, frisou a agência policial de Haia.

No ano passado, a polícia francesa desmontou uma rede de falsificações no aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, que vendia certificados falsos por 150 a 300 euros, indica a Europol.

“Os serviços de inteligência sugerem que, no Reino Unido, foram detidas pessoas a vender documentos de teste falsos à covid-19 por 100 libras (113,16€), falsificando o nome de um laboratório genuíno nos certificados falsos”, acrescentou.

Há 10 dias, um homem foi preso no aeroporto de Luton, no Reino Unido, suspeito de ter vendido certificados falsos.

Em Espanha, a polícia também prendeu um homem que vendia documentos falsos por 40 euros online, enquanto nos Países Baixos foi descoberto um esquema através de aplicações de mensagens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …