Europol alerta sobre certificados falsos de testes negativos à covid-19

A agência policial da União Europeia (UE) alertou esta segunda-feira que os viajantes devem ficar atentos a gangues de crime organizado que se encontram a vender certificados falsos de testes negativos à covid-19 que custam até 300 euros em aeroportos.

O alerta da Europol surge depois de a polícia ter detido vários suspeitos por venda de certificados falsos a declarar que pessoas tinham testado negativo à covid-19 em aeroportos no Reino Unido e em França, avança a AFP.

Vários países da União Europeia, e outros, exigem agora provas de que os passageiros não estão infetados pelo vírus que já matou mais de 2,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

“Enquanto as restrições de viagens permanecerem em vigor devido à pandemia, é muito provável que os criminosos aproveitem a oportunidade de produzir e vender certificados de testes falsos à covid-19”, refere a Europol.

“Dados os meios tecnológicos amplamente disponíveis na forma de impressoras de alta qualidade e diferentes softwares, estes grupos organizadores podem produzir documentos falsificados de alta qualidade”, frisou a agência policial de Haia.

No ano passado, a polícia francesa desmontou uma rede de falsificações no aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, que vendia certificados falsos por 150 a 300 euros, indica a Europol.

“Os serviços de inteligência sugerem que, no Reino Unido, foram detidas pessoas a vender documentos de teste falsos à covid-19 por 100 libras (113,16€), falsificando o nome de um laboratório genuíno nos certificados falsos”, acrescentou.

Há 10 dias, um homem foi preso no aeroporto de Luton, no Reino Unido, suspeito de ter vendido certificados falsos.

Em Espanha, a polícia também prendeu um homem que vendia documentos falsos por 40 euros online, enquanto nos Países Baixos foi descoberto um esquema através de aplicações de mensagens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …

Isaltino Morais reeleito em Oeiras. CDU perdeu vereador

O candidato independente Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara de Oeiras nas eleições autárquicas deste domingo, tendo dedicado a vitória à juventude. “Não importa a percentagem. O que importa é que crescemos muito, aumentámos a …

Ganhar os jogos todos: quem consegue fazer o que o Benfica faz?

Ainda ninguém conseguiu travar o líder do campeonato português. Mas há outras equipas europeias a conseguir o mesmo. O Benfica está a construir um percurso inicial no campeonato português que não se via há quase 40 …

Tribunal admite que testemunha de Jeová menor recuse transfusão que lhe pode salvar a vida

Jovem de 16 anos que tem leucemia aguda recusou transfusões de sangue durante internamento no IPO. Caso consiga provar em tribunal capacidade de discernimento e maturidade justiça terá de desistir de lhe impor tratamento. O Instituto …

Koeman não teve dinheiro para reforços, mas Barcelona investiu milhões na equipa B

Embora Ronald Koeman não tenha recebido dinheiro para gastar em transferências, o Barcelona investiu 4 milhões de euros na equipa B. O Barcelona teve de apertar o cinto durante o mercado de transferências de verão. Os …

"O futuro é liberal", mas o presente nem tanto. O balanço da estreia da IL nas autárquicas

A Iniciativa Liberal conseguiu apenas um vereador no Porto. Apesar da presença entre assembleias municipais e juntas de freguesia, falhou a conquista de autarquias. Numa estreia absoluta em eleições autárquicas, a Iniciativa Liberal ficou aquém das …

"De janelas abertas" e "de forma transparente". É assim que José Manuel Silva promete governar Coimbra

José Manuel Silva, da coligação "Juntos Somos Coimbra", venceu as eleições, destronando o atual presidente da câmara, o socialista Manuel Machado. O antigo bastonário da Ordem dos Médicos foi apoiado por várias forças partidárias: PSD, CDS, …

"Assim não ganham o campeonato". Gary Neville identifica problema no United

O antigo internacional inglês e agora comentador desportivo, Gary Neville, identificou um problema no Manchester United que, a continuar, vai fazer com que o clube não consiga ganhar o campeonato. Os red devils perderam o seu …

SPD vence legislativas na Alemanha com pequena margem - mas a CDU quer liderar o governo

Depois das projecções iniciais apontarem um empate, os sociais-democratas do SPD conseguiram garantir a vitória nas legislativas enquanto que a CDU obteve o seu pior resultado de sempre. Arranca agora um processo de negociações que …