Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Rui Minderico / Lusa

O cabeça de lista do PAN às eleições, Francisco Guerreiro (E), acompanhado pelo porta-voz do partido, André Silva (D)

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer.

A conclusão é da Rádio Renascença, que fez um levantamento dos seguidores das forças políticas nas redes sociais e encontrou algumas surpresas.

Analisando o Facebook, o PAN é o partido que reúne mais seguidores, somando mais de 154 mil. Depois, segue-se o PSD (mais de 148 mil), o PS (76 mil) e o Bloco (75 mil).

Entre as surpresas encontradas, a RR destaca que o Nós, Cidadãos tem cerca de 60 mil fãs no Facebook e a Iniciativa Liberal soma 42 mil.

O mesmo cenário repete-se no Instagram, mas nesta rede social a diferença é menor. O PAN soma 12,9 fãs, sendo perseguido pelo PSD, com 12,4 mil. O Instagram apresenta números mais modestos, parecendo ser uma rede social menos utilizada pelas forças partidárias em campanha eleitoral.

Só no Twitter, onde as forças “tradicionais” lideram de forma isolada, é que o PAN perde espaço. Segundo o mesmo levantamento, no Twitter, o PSD tem 33,5 mil seguidores, o PS 30,5 mil, o Bloco 21,2 mil e o CDS 14,7 mil.

Destaque ainda para o Livre de Rui Tavares soma 10,1 mil seguidores, tornando-se na quinta força política mais seguida no serviço de microblogging.

Em declarações à RR, o especialista em análise de social media em campanhas políticas, Sergio Denicoli, tenta explicar o fenómeno do PAN nas redes sociais.

“A política, nas redes sociais e na Internet, acaba por privilegiar grupos que tenham uma ideia mais definida (…) o PAN acaba por sobressair pois traz uma bandeira ideológica com que as pessoas acabam por se identificar“, quando “os partidos mais centrais não têm essa bandeira tão definida”.

Com essa estratégia, esta força partidária “consegue aglutinar pessoas que tenham um pensamento ideológico semelhante e acaba por se revelar uma surpresa das eleições em Portugal”. Importa recordar que as últimas sondagens dão ao PAN cerca de 3% das intenções de voto, podendo este valor traduzir-se na eleição de um eurodeputado, o primeiro na história do partido.

Apesar do “desinteresse das pessoas nas eleições europeias”, o PAN acaba por ser “a grande surpresa de mobilização na Internet”, remata o especialista.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As minorias sempre foram mais barulhentas, dando a impressão de serem muitos.

    Não é que isso tenha nada a ver com o PAN mas por exemplo, os apoiantes dos populismos e dos extremismos ideológicos são aqueles que mais histericamente postam nas redes sociais e sempre em letras maiúsculas com medo que não reparem neles. Mas é sabido… quem sabe não ter razão é que sente necessidade de gritar.

RESPONDER

Libertadores. Jesus veta acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino

Escreve a imprensa brasileira que Jorge Jesus vetou o acesso de funcionários do Flamengo ao derradeiro treino que antecede o jogo com o Grémio para a Libertadores, que vai decidir um dos finalistas da competição. …

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …