Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Rui Minderico / Lusa

O cabeça de lista do PAN às eleições, Francisco Guerreiro (E), acompanhado pelo porta-voz do partido, André Silva (D)

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer.

A conclusão é da Rádio Renascença, que fez um levantamento dos seguidores das forças políticas nas redes sociais e encontrou algumas surpresas.

Analisando o Facebook, o PAN é o partido que reúne mais seguidores, somando mais de 154 mil. Depois, segue-se o PSD (mais de 148 mil), o PS (76 mil) e o Bloco (75 mil).

Entre as surpresas encontradas, a RR destaca que o Nós, Cidadãos tem cerca de 60 mil fãs no Facebook e a Iniciativa Liberal soma 42 mil.

O mesmo cenário repete-se no Instagram, mas nesta rede social a diferença é menor. O PAN soma 12,9 fãs, sendo perseguido pelo PSD, com 12,4 mil. O Instagram apresenta números mais modestos, parecendo ser uma rede social menos utilizada pelas forças partidárias em campanha eleitoral.

Só no Twitter, onde as forças “tradicionais” lideram de forma isolada, é que o PAN perde espaço. Segundo o mesmo levantamento, no Twitter, o PSD tem 33,5 mil seguidores, o PS 30,5 mil, o Bloco 21,2 mil e o CDS 14,7 mil.

Destaque ainda para o Livre de Rui Tavares soma 10,1 mil seguidores, tornando-se na quinta força política mais seguida no serviço de microblogging.

Em declarações à RR, o especialista em análise de social media em campanhas políticas, Sergio Denicoli, tenta explicar o fenómeno do PAN nas redes sociais.

“A política, nas redes sociais e na Internet, acaba por privilegiar grupos que tenham uma ideia mais definida (…) o PAN acaba por sobressair pois traz uma bandeira ideológica com que as pessoas acabam por se identificar“, quando “os partidos mais centrais não têm essa bandeira tão definida”.

Com essa estratégia, esta força partidária “consegue aglutinar pessoas que tenham um pensamento ideológico semelhante e acaba por se revelar uma surpresa das eleições em Portugal”. Importa recordar que as últimas sondagens dão ao PAN cerca de 3% das intenções de voto, podendo este valor traduzir-se na eleição de um eurodeputado, o primeiro na história do partido.

Apesar do “desinteresse das pessoas nas eleições europeias”, o PAN acaba por ser “a grande surpresa de mobilização na Internet”, remata o especialista.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As minorias sempre foram mais barulhentas, dando a impressão de serem muitos.

    Não é que isso tenha nada a ver com o PAN mas por exemplo, os apoiantes dos populismos e dos extremismos ideológicos são aqueles que mais histericamente postam nas redes sociais e sempre em letras maiúsculas com medo que não reparem neles. Mas é sabido… quem sabe não ter razão é que sente necessidade de gritar.

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …