Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Rui Minderico / Lusa

O cabeça de lista do PAN às eleições, Francisco Guerreiro (E), acompanhado pelo porta-voz do partido, André Silva (D)

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer.

A conclusão é da Rádio Renascença, que fez um levantamento dos seguidores das forças políticas nas redes sociais e encontrou algumas surpresas.

Analisando o Facebook, o PAN é o partido que reúne mais seguidores, somando mais de 154 mil. Depois, segue-se o PSD (mais de 148 mil), o PS (76 mil) e o Bloco (75 mil).

Entre as surpresas encontradas, a RR destaca que o Nós, Cidadãos tem cerca de 60 mil fãs no Facebook e a Iniciativa Liberal soma 42 mil.

O mesmo cenário repete-se no Instagram, mas nesta rede social a diferença é menor. O PAN soma 12,9 fãs, sendo perseguido pelo PSD, com 12,4 mil. O Instagram apresenta números mais modestos, parecendo ser uma rede social menos utilizada pelas forças partidárias em campanha eleitoral.

Só no Twitter, onde as forças “tradicionais” lideram de forma isolada, é que o PAN perde espaço. Segundo o mesmo levantamento, no Twitter, o PSD tem 33,5 mil seguidores, o PS 30,5 mil, o Bloco 21,2 mil e o CDS 14,7 mil.

Destaque ainda para o Livre de Rui Tavares soma 10,1 mil seguidores, tornando-se na quinta força política mais seguida no serviço de microblogging.

Em declarações à RR, o especialista em análise de social media em campanhas políticas, Sergio Denicoli, tenta explicar o fenómeno do PAN nas redes sociais.

“A política, nas redes sociais e na Internet, acaba por privilegiar grupos que tenham uma ideia mais definida (…) o PAN acaba por sobressair pois traz uma bandeira ideológica com que as pessoas acabam por se identificar“, quando “os partidos mais centrais não têm essa bandeira tão definida”.

Com essa estratégia, esta força partidária “consegue aglutinar pessoas que tenham um pensamento ideológico semelhante e acaba por se revelar uma surpresa das eleições em Portugal”. Importa recordar que as últimas sondagens dão ao PAN cerca de 3% das intenções de voto, podendo este valor traduzir-se na eleição de um eurodeputado, o primeiro na história do partido.

Apesar do “desinteresse das pessoas nas eleições europeias”, o PAN acaba por ser “a grande surpresa de mobilização na Internet”, remata o especialista.

As eleições europeias decorrem de 23 a 26 de maio. Portugal vai às urnas no próximo domingo (26), elegendo 21 deputados ao Parlamento Europeu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. As minorias sempre foram mais barulhentas, dando a impressão de serem muitos.

    Não é que isso tenha nada a ver com o PAN mas por exemplo, os apoiantes dos populismos e dos extremismos ideológicos são aqueles que mais histericamente postam nas redes sociais e sempre em letras maiúsculas com medo que não reparem neles. Mas é sabido… quem sabe não ter razão é que sente necessidade de gritar.

RESPONDER

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …