Europa recupera maioria nos quartos do Mundial

Futebol 365

-

A Europa recuperou a liderança em termos do número de seleções presentes nos quartos de final do Mundial, ao colocar quatro representantes, contra três da América do Sul e um da América Central.

Apesar de estar a atuar na América, onde nunca venceu a prova, o velho continente tem 50% do contingente presente nas oito equipas na liderança, com Alemanha e Holanda, que repetem o feito da edição sul-africana, e ainda França e Bélgica.

Por seu lado, o Brasil e a Argentina também são repetentes, tendo a companhia da Colômbia, que nunca tinha estado nesta fase: em relação há quatro anos, faltam o Uruguai, afastado agora na fase de grupos, e o ausente Paraguai.

Além de Europeus e sul-americanos, que venceram todas as anteriores 19 edições do Mundial, os quartos contam com um representante da CONCACAF, a Costa Rica, no papel de outsider representado em 2010 pelos africanos do Gana.

Retirando as edições de 1930, 1950 e 1982, que não tiveram quartos nem uma fase semelhante, apenas por uma vez se registou a presença de mais de um representante fora da Europa e da América do Sul nos quartos de final – em 2002, com o apuramento de Estados Unidos, Senegal e da anfitriã Coreia do Sul.

Mesmo estando com 50%, a Europa está longe dos seus melhores registos, encabeçados pelo pleno de 1938, embora sem grande expressão, pois, praticamente, só participaram seleções europeias nessa terceira edição do Mundial.

Ainda assim, basta recuar a 2006, à edição realizada na Alemanha, para encontrar um contingente maior da Europa (seis), sendo que, em território hostil, a melhor colocação encontra-se em 1994: nos Estados Unidos, os quartos jogaram-se com sete europeus e o Brasil, que acabou tetracampeão.

Quanto aos sul-americanos, e apesar de não terem conseguido repetir 2010, contam com a segunda maior representação de sempre, igualando 1970 e 1978, edições que se realizaram no México e na Argentina, respetivamente.

Os quartos de final do Mundial 2014 realizam-se na sexta-feira (Alemanha-França e Brasil-Colômbia) e no sábado (Argentina-Bélgica e Holanda-Costa Rica).

Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deputada em protesto mostra cuecas de renda no Parlamento irlandês

Num julgamento por violação, na Irlanda, a advogada de defesa do réu usou a roupa interior da queixosa para alegar que a relação sexual tinha sido consentida. Os argumento da advogada levaram uma deputada a …

Presença de militares na fronteira com o México é “bom treino” para guerra

O secretário da Defesa norte-americano defendeu esta quarta-feira o uso ativo de forças militares de plantão na fronteira dos Estados Unidos da América com o México, considerando que de certa forma é um bom treino …

Propostas de lei sobre videovigilância não respeitam RGPD

A Comissão de Proteção de Dados (CNPD) diz que as novas regras de videovigilância em locais públicos pecam por "indefinição e imprevisibilidade". Segundo avança o jornal Público esta quinta-feira, os pareceres da Comissão de Proteção de …

Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul …

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Carvalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …