Europa colocou Madeira em risco máximo. Governo regional exige que DGS corrija números

Homem de Gouveia / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O Governo regional da Madeira quer que a Direção-Geral da Saúde (DGS) que corrija os dados que comunicou ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), que fizeram com que a região seja considerada como estando em risco máximo de transmissão da covid-19.

De acordo com a TSF, a Madeira surge no patamar mais grave no último mapa europeu de risco, acima das 500 infeções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com uma taxa de incidência de 617 casos, acima dos 115 do Continente e dos 37 dos Açores.

Segundo o Governo regional madeirense, isto coloca em causa a imagem do arquipélago, que até agora nunca tinha chegado a estes níveis de contágio.

A autoridades da Madeira garantiram que os números são “falsos” e “enganadores”. Em causa está um atraso na receção de centenas de notificações feitas pela Madeira à Direção-Geral da Saúde (DGS) que não deviam ter sido comunicados pela DGS ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

“Foi um acumulado de notificações por uma questão informática para a qual a DGS estava avisada”, referiu o responsável do governo regional.

Segundo o secretário regional da saúde, a reação é “de profunda desilusão, pois os dados que motivaram essa classificação de risco estão viciados”.

“Em primeiro lugar, porque o serviço regional de saúde e o laboratório de saúde pública sempre comunicaram diariamente os resultados às entidades regionais e nacionais. Em segundo, porque houve sempre comunicação com a DGS em relação a esta situação e houve mesmo um aviso – como provam os e-mails que temos – e avisámos antecipadamente de que existiu uma falha informática que levou os dados a não chegaram à DGS, onde um responsável admitiu que, quando carregou novamente na plataforma, os dados apareceram”, explicou Pedro Ramos, em declarações à mesma rádio.

Esta situação levou a Madeira a exigir” à DGS a correção dos dados junto do ECDC. Segundo Pedro Ramos, isto já foi feito através do chefe da divisão de estatísticas da DGS. Porém, no site do ECDC, a Madeira continua com a mesma classificação – ou seja, com risco máximo para a covid-19.

Por sua vez, a DGS confirma que recebeu o pedido da Madeira, mas explicou que isso não é possível, uma vez que os cálculos são feitos pelo próprio centro europeu com base naquilo que está registado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE). A DGS propôs, assim, a inclusão de uma nota referente aos resultados da Madeira no mapa de incidências.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …