Europa vai receber mais 50 milhões de vacinas da Pfizer ainda este mês

Stephanie Lecocq / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Depois de se saber que a UE não vai renovar os contratos com a Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano, a Comissão Europeia anunciou que a Pfizer vai fornecer 50 milhões de doses extras da vacina já este mês.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, adiantou que estas vacinas chegarão no segundo trimestre, já a começar no mês de abril.

Está ainda a ser estruturado um terceiro contrato com a BioNTech-Pfizer para que sejam assegurados 1,8 mil milhões de doses suplementares em 2022 e 2023.

“Estamos a entrar em negociações com a BioNTech-Pfizer para um terceiro contrato. Este contrato prevê a entrega de 1,8 mil milhões de doses extras no período de 2022 e 2023. E vai envolver não só a produção da vacina, mas também [a produção dos] componentes essenciais, que estarão localizados na União Europeia”, explica a responsável europeia.

Ursula von der Leyen ainda elogiou o ritmo de vacinação europeu, e anunciou ainda que a União Europeia atingiu o marco de 100 milhões de vacinações. Mais de 27 milhões de cidadãos dos Estados-membros já receberam a segunda dose.

Menos de 24 horas após a Johnson & Johnson anunciar um atraso na entrega de vacinas na Europa, a imprensa italiana avançou nesta quarta-feira que a Comissão Europeia não vai renovar contratos com o grupo norte-americano e com a AstraZeneca.

Segundo o jornal La Stampa, que cita fonte do Ministério da Saúde italiano, a intenção passa por apostar em vacinas que usam tecnologia de ARN-mensangeiro (ARNm), como a da Pfizer-BioNTech e a da Moderna.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

.
PARTILHAR

RESPONDER

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …

Doentes mais graves vão começar a ser vacinados nos hospitais

Os doentes mais graves, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares, vão começar a ser vacinados nos próprios hospitais. O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está finalmente a acelerar, sendo …

Com um surto grave e hospitais em colapso, a Índia tem um novo problema: um fungo raro e mortal

Um raro fungo que invade o cérebro está a ser cada vez mais visto em pacientes vulneráveis na Índia, incluindo aqueles com covid-19. Este domingo, o ministério da saúde indiano divulgou um comunicado sobre como tratar …

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …

Jogador da NBA queimou um mandado de captura

Autoridades da Turquia não gostaram da análise ao presidente Recep Erdoğan. Enes Kanter foi avisado mas não quis saber. O basquetebolista turco Enes Kanter, que até nasceu na Suíça, volta a ser "alvo" das autoridades da …

No vazio do Espaço, a Voyager 1 detetou um "zumbido" de plasma

A Voyager 1 - uma de duas naves espaciais irmãs da NASA que foi lançada há 44 anos e agora é o objeto de fabricação humana mais distante no espaço - ainda funciona e aproxima-se …

Pela primeira vez, físicos mediram a "pele" de um átomo

Cientistas mediram, pela primeira vez, a "pele" de um átomo. A descoberta pode ser útil para perceber a dimensão de uma estrela de neutrões. Pela primeira vez, uma equipa de físicos mediu a "pele" de um …