EUA extraditam pai e filho acusados de ajudar Ghosn a fugir do Japão

Dois norte-americanos, pai e filho, procurados por ajudar o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, a escapar do Japão numa caixa, foram entregues à custódia japonesa esta segunda-feira.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Michael Taylor e o seu filho, Peter Taylor, não conseguiram convencer as autoridades e tribunais dos Estados Unidos a bloquearem a extradição para o Japão, onde serão julgados sob a acusação de ajudar Ghosn a fugir do país em 2019, enquanto aguardava julgamento por má conduta financeira.

Os homens de Massachusetts, detidos numa prisão suburbana de Boston desde maio, foram entregues na manhã de segunda-feira, disse um dos seus advogados, Paul Kelly.

Os seus advogados argumentaram que as acusações não se enquadram na lei sob a qual o Japão quer julgá-los e que serão tratados injustamente e submetidos a “tortura física e mental”. Além disso, acusaram o Japão de perseguir a dupla na tentativa de se “salvar” após o constrangimento da fuga de Ghosn.

Michael Taylor, um veterano das forças especiais do exército dos Estados Unidos, nunca negou as acusações. Em entrevista à Vanity Fair no ano passado, descreveu a missão em detalhes. Quando questionado sobre por que o fez, respondeu com o lema das forças especiais: “De oppresso liber” ou “libertar os oprimidos”.

Por outro lado, insistiu que o filho não estava envolvido e nem estava no Japão quando Ghosn fugiu.

Numa entrevista à AP, Michael Taylor implorou a Joe Biden para intervir e disse que se sentiam traído porque os Estados Unidos tentariam entregá-lo ao Japão. Porém, o governo Biden recusou-se a bloquear a extradição.

 

Segundo a acusação, no dia da fuga, Michael Taylor voou para Osaka num jato fretado com outro homem, George-Antoine Zayek, com duas grandes caixas pretas e fingindo ser músicos com equipamento de áudio. Ghosn dirigiu-se ao Grand Hyatt em Tóquio e encontrou-se com Peter Taylor.

Michael Taylor e Zayek encontraram os outros dois no Grand Hyatt e depois separaram-se. Peter Taylor apanhou um voo para a China, enquanto os outros embarcaram num comboio e voltaram para outro hotel perto do aeroporto, onde Taylor e Zayek tinham reservado um quarto. Todos entraram, mas Ghosn nunca foi visto a sair.

As autoridades dizem que Ghosn estava dentro de uma das grandes caixas pretas. No aeroporto, as caixas passaram por um posto de controlo de segurança e foram levadas num jato particular com destino à Turquia.

A notícia da fuga de Carlos Ghosn apanhou de surpresa as autoridades nipónicas. Os serviços de estrangeiros e fronteiras não tinham qualquer informação sobre a saída de Ghosn.

Ghosn terá entrado no Líbano com um passaporte francês. O objetivo da fuga seria encontrar um ambiente jurídico mais favorável para Ghosn. O Líbano tinha iniciado contactos com o governo japonês para que o gestor fosse julgado em Beirute.

O Líbano recebeu um mandado internacional da Interpol para a detenção do ex-presidente da Renault-Nissan. As autoridades turcas já detiveram e colocaram sob custódia sete pessoas, incluindo quatro pilotos, todos suspeitos de ajudar Ghosn a fugir do Japão para o Líbano.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …