EUA enviam dois bombardeiros B-1B Lancer para a Coreia

U.S. Pacific Command / Flickr

Bombardeiros Rockwell B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA

Bombardeiros Rockwell B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA

Os Estados Unidos enviaram dois bombardeiros estratégicos de longo alcance B-1B Lancer para a península da Coreia, onde irão participar em exercícios conjuntos com as Forças Aéreas da Coreia do Sul.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita fontes militares de Seul, os dois super-bombardeiros norte-americanos irão simular o bombardeamento de uma cordilheira na província de Gangwon, junto à fronteira com a Coreia do Norte.

“Os dois bombardeiros norte-americanos irão sobrevoar esta terça-feira a península da Coreia, em formação com dois dos nossos caças F-15K“, adiantou à imprensa o coronel Kim Sung-duk, porta-voz da Força Aérea da Coreia do Sul.

Esta é a segunda vez no espaço de um mês que bombardeiros B-1B Lancer norte-americanos participam em manobras militares com forças sul-coreanas e japonesas na região, que se encontra debaixo de forte tensão na sequência das trocas de acusações e ameaças entre a Coreia do Norte e os seus “inimigos”, EUA, Coreia do Sul e Japão.

Durante a sua permanência na península coreana, os bombardeiros ficarão estacionados na base aérea de Andersen, na ilha de Guam, no Pacífico, onde os Estados Unidos mantêm alguns dos seus principais activos estratégicos na região.

O bombardeiro estratégico norte-americano B-1 Lancer é um quadrimotor de geometria variável desenvolvido na década de 1970 para substituir o mítico B-52 Stratofortress. Concebido como bombardeiro nuclear para voo supersónico a grande altitude, o B1-B evoluiu para missões de bombardeio por penetração de baixa-altitude e longo alcance.

A Coreia do Norte já reagiu à mobilização dos dois bombardeiros. Pyongyang acusa os EUA de estarem a ensaiar o lançamento de uma bomba nuclear contra possíveis objectivos militares norte-coreanos, e condena a iniciativa, que consideram uma “provocação imprudente que empurra a península coreana para uma guerra nuclear.

A mobilização dos dois bombardeiros norte-americanos acontece poucas horas depois da notícia da morte de Otto Warmbier. Segundo informou a família, o estudante de 22 anos, que se encontrava detido na Coreia do Norte desde 2016 e foi libertado em coma a semana passada, faleceu esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Esta é a segunda vez no espaço de um mês que bombardeiros B-1B Lancer norte-americanos participam em manobras militares com forças norte-coreanas e japonesas na região,…” Vai lá vai…

    • E é. Ao impedir a livre criatividade nos cortes de cabelo estão a oprimir todo um povo que assim vive na amargura de não poder ter um penteado a CR7.

RESPONDER

Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos. De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros …

Praias, cafés e espetáculos. Países mais afetados pela pandemia começam a aliviar planos de emergência

Numa altura em que a pandemia parece começar a dar tréguas e com o verão a aproximar-se no hemisfério norte, dezenas de países reabrem esta segunda-feira atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições …

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …