EUA enviam dois bombardeiros B-1B Lancer para a Coreia

U.S. Pacific Command / Flickr

Bombardeiros Rockwell B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA

Bombardeiros Rockwell B-1B Lancer da Força Aérea dos EUA

Os Estados Unidos enviaram dois bombardeiros estratégicos de longo alcance B-1B Lancer para a península da Coreia, onde irão participar em exercícios conjuntos com as Forças Aéreas da Coreia do Sul.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que cita fontes militares de Seul, os dois super-bombardeiros norte-americanos irão simular o bombardeamento de uma cordilheira na província de Gangwon, junto à fronteira com a Coreia do Norte.

“Os dois bombardeiros norte-americanos irão sobrevoar esta terça-feira a península da Coreia, em formação com dois dos nossos caças F-15K“, adiantou à imprensa o coronel Kim Sung-duk, porta-voz da Força Aérea da Coreia do Sul.

Esta é a segunda vez no espaço de um mês que bombardeiros B-1B Lancer norte-americanos participam em manobras militares com forças sul-coreanas e japonesas na região, que se encontra debaixo de forte tensão na sequência das trocas de acusações e ameaças entre a Coreia do Norte e os seus “inimigos”, EUA, Coreia do Sul e Japão.

Durante a sua permanência na península coreana, os bombardeiros ficarão estacionados na base aérea de Andersen, na ilha de Guam, no Pacífico, onde os Estados Unidos mantêm alguns dos seus principais activos estratégicos na região.

O bombardeiro estratégico norte-americano B-1 Lancer é um quadrimotor de geometria variável desenvolvido na década de 1970 para substituir o mítico B-52 Stratofortress. Concebido como bombardeiro nuclear para voo supersónico a grande altitude, o B1-B evoluiu para missões de bombardeio por penetração de baixa-altitude e longo alcance.

A Coreia do Norte já reagiu à mobilização dos dois bombardeiros. Pyongyang acusa os EUA de estarem a ensaiar o lançamento de uma bomba nuclear contra possíveis objectivos militares norte-coreanos, e condena a iniciativa, que consideram uma “provocação imprudente que empurra a península coreana para uma guerra nuclear.

A mobilização dos dois bombardeiros norte-americanos acontece poucas horas depois da notícia da morte de Otto Warmbier. Segundo informou a família, o estudante de 22 anos, que se encontrava detido na Coreia do Norte desde 2016 e foi libertado em coma a semana passada, faleceu esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Esta é a segunda vez no espaço de um mês que bombardeiros B-1B Lancer norte-americanos participam em manobras militares com forças norte-coreanas e japonesas na região,…” Vai lá vai…

    • E é. Ao impedir a livre criatividade nos cortes de cabelo estão a oprimir todo um povo que assim vive na amargura de não poder ter um penteado a CR7.

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …