Coreia do Norte liberta em estado de coma estudante condenado por arrancar cartaz

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Otto Warmbier, o norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de um hotel, na Coreia do Norte, foi libertado pelo regime de Kim Jong-un em estado de coma.

A informação foi confirmada ao jornal The Washington Post (TWP) pelos pais do estudante de 22 anos que esteve detido durante 17 meses na Coreia do Norte, depois de ter sido condenado, em 2016, a 15 anos de trabalhos forçados por ter arrancado um cartaz político do hotel onde estava alojado.

Otto Warmbier estará em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo, conforme revelaram autoridades norte-coreanas a responsáveis norte-americanos, segundo contam os pais do jovem ao TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, ele terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

A libertação de Warmbier foi anunciada pelo Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa conferência de imprensa, sem falar nos pormenores médicos do caso.

Trump puxou cordelinhos para trazer o jovem para casa

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

Fontes oficiais revelam ao TWP que foi uma mera “coincidência bizarra”, mas há quem especule que Rodman pode ser uma espécie de “enviado” dos EUA para garantir a libertação de Warmbier e de três outros norte-americanos que continuam detidos na Coreia do Norte.

Por outro lado, há quem avance que Rodman pode ser uma mera distracção de Kim Jong-un para afastar as atenções do caso de Warmbier.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Cara Patrícia, não esteja tão chocada.
      Esta notícia deve ser vista no seguimento desta:
      https://zap.aeiou.pt/coreia-estara-a-desenvolver-bomba-emp-que-afecta-terra-ar-e-espaco-162754

      A fonte é a mesma (EUA) e o que está a acontecer é uma mera fabricação de pretextos.
      Vão horrorizar o mundo todo (como se não existisse guantanamo e pior no estado do Senhor “Grab’em by the pussy”) e depois, vão “fazer um favor ao mundo” ao atacar a Coreia do Norte…

      E a Coreia do Norte (por mais totalitário e cruel que seja) terá memória e viu como tudo aconteceu no Iraque… de nada valeu o Saddam Hussein deixar entrar observadores (baixar as calças).. alterar discurso…
      Bombardearam o País e enforcaram o homem com direito a Nathional Anthena…

      • Pois é, tem toda a razão. E os cidadãos da RPDC ainda não esqueceram o Massacre de Sinchon. E também não esquecem que são um Estado soberano. Nem esquecem a hostilidade permanente dos EUA e da comunidade internacional em geral. Mas enfim, por cá contentamos-nos com esta espécie de jornalismo que insiste em só contar uma versão dos factos. Deixo aqui um exemplo muito… triste, repugnante, decadente, etc.

        https://www.youtube.com/watch?v=muME4lb7YhM

        (equipa de reportagem da CNN apanhada a forjar a notícia de uma suposta manifestação de muçulmanos moderados protestando contra os atentados em Inglaterra)

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …