Coreia do Norte liberta em estado de coma estudante condenado por arrancar cartaz

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Otto Warmbier, o norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de um hotel, na Coreia do Norte, foi libertado pelo regime de Kim Jong-un em estado de coma.

A informação foi confirmada ao jornal The Washington Post (TWP) pelos pais do estudante de 22 anos que esteve detido durante 17 meses na Coreia do Norte, depois de ter sido condenado, em 2016, a 15 anos de trabalhos forçados por ter arrancado um cartaz político do hotel onde estava alojado.

Otto Warmbier estará em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo, conforme revelaram autoridades norte-coreanas a responsáveis norte-americanos, segundo contam os pais do jovem ao TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, ele terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

A libertação de Warmbier foi anunciada pelo Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa conferência de imprensa, sem falar nos pormenores médicos do caso.

Trump puxou cordelinhos para trazer o jovem para casa

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

Fontes oficiais revelam ao TWP que foi uma mera “coincidência bizarra”, mas há quem especule que Rodman pode ser uma espécie de “enviado” dos EUA para garantir a libertação de Warmbier e de três outros norte-americanos que continuam detidos na Coreia do Norte.

Por outro lado, há quem avance que Rodman pode ser uma mera distracção de Kim Jong-un para afastar as atenções do caso de Warmbier.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Cara Patrícia, não esteja tão chocada.
      Esta notícia deve ser vista no seguimento desta:
      https://zap.aeiou.pt/coreia-estara-a-desenvolver-bomba-emp-que-afecta-terra-ar-e-espaco-162754

      A fonte é a mesma (EUA) e o que está a acontecer é uma mera fabricação de pretextos.
      Vão horrorizar o mundo todo (como se não existisse guantanamo e pior no estado do Senhor “Grab’em by the pussy”) e depois, vão “fazer um favor ao mundo” ao atacar a Coreia do Norte…

      E a Coreia do Norte (por mais totalitário e cruel que seja) terá memória e viu como tudo aconteceu no Iraque… de nada valeu o Saddam Hussein deixar entrar observadores (baixar as calças).. alterar discurso…
      Bombardearam o País e enforcaram o homem com direito a Nathional Anthena…

      • Pois é, tem toda a razão. E os cidadãos da RPDC ainda não esqueceram o Massacre de Sinchon. E também não esquecem que são um Estado soberano. Nem esquecem a hostilidade permanente dos EUA e da comunidade internacional em geral. Mas enfim, por cá contentamos-nos com esta espécie de jornalismo que insiste em só contar uma versão dos factos. Deixo aqui um exemplo muito… triste, repugnante, decadente, etc.

        https://www.youtube.com/watch?v=muME4lb7YhM

        (equipa de reportagem da CNN apanhada a forjar a notícia de uma suposta manifestação de muçulmanos moderados protestando contra os atentados em Inglaterra)

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …