Coreia do Norte liberta em estado de coma estudante condenado por arrancar cartaz

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Otto Warmbier, o norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de um hotel, na Coreia do Norte, foi libertado pelo regime de Kim Jong-un em estado de coma.

A informação foi confirmada ao jornal The Washington Post (TWP) pelos pais do estudante de 22 anos que esteve detido durante 17 meses na Coreia do Norte, depois de ter sido condenado, em 2016, a 15 anos de trabalhos forçados por ter arrancado um cartaz político do hotel onde estava alojado.

Otto Warmbier estará em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo, conforme revelaram autoridades norte-coreanas a responsáveis norte-americanos, segundo contam os pais do jovem ao TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, ele terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

A libertação de Warmbier foi anunciada pelo Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa conferência de imprensa, sem falar nos pormenores médicos do caso.

Trump puxou cordelinhos para trazer o jovem para casa

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

Fontes oficiais revelam ao TWP que foi uma mera “coincidência bizarra”, mas há quem especule que Rodman pode ser uma espécie de “enviado” dos EUA para garantir a libertação de Warmbier e de três outros norte-americanos que continuam detidos na Coreia do Norte.

Por outro lado, há quem avance que Rodman pode ser uma mera distracção de Kim Jong-un para afastar as atenções do caso de Warmbier.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Cara Patrícia, não esteja tão chocada.
      Esta notícia deve ser vista no seguimento desta:
      https://zap.aeiou.pt/coreia-estara-a-desenvolver-bomba-emp-que-afecta-terra-ar-e-espaco-162754

      A fonte é a mesma (EUA) e o que está a acontecer é uma mera fabricação de pretextos.
      Vão horrorizar o mundo todo (como se não existisse guantanamo e pior no estado do Senhor “Grab’em by the pussy”) e depois, vão “fazer um favor ao mundo” ao atacar a Coreia do Norte…

      E a Coreia do Norte (por mais totalitário e cruel que seja) terá memória e viu como tudo aconteceu no Iraque… de nada valeu o Saddam Hussein deixar entrar observadores (baixar as calças).. alterar discurso…
      Bombardearam o País e enforcaram o homem com direito a Nathional Anthena…

      • Pois é, tem toda a razão. E os cidadãos da RPDC ainda não esqueceram o Massacre de Sinchon. E também não esquecem que são um Estado soberano. Nem esquecem a hostilidade permanente dos EUA e da comunidade internacional em geral. Mas enfim, por cá contentamos-nos com esta espécie de jornalismo que insiste em só contar uma versão dos factos. Deixo aqui um exemplo muito… triste, repugnante, decadente, etc.

        https://www.youtube.com/watch?v=muME4lb7YhM

        (equipa de reportagem da CNN apanhada a forjar a notícia de uma suposta manifestação de muçulmanos moderados protestando contra os atentados em Inglaterra)

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …