Coreia do Norte liberta em estado de coma estudante condenado por arrancar cartaz

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Otto Warmbier, o norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de um hotel, na Coreia do Norte, foi libertado pelo regime de Kim Jong-un em estado de coma.

A informação foi confirmada ao jornal The Washington Post (TWP) pelos pais do estudante de 22 anos que esteve detido durante 17 meses na Coreia do Norte, depois de ter sido condenado, em 2016, a 15 anos de trabalhos forçados por ter arrancado um cartaz político do hotel onde estava alojado.

Otto Warmbier estará em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo, conforme revelaram autoridades norte-coreanas a responsáveis norte-americanos, segundo contam os pais do jovem ao TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, ele terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

A libertação de Warmbier foi anunciada pelo Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa conferência de imprensa, sem falar nos pormenores médicos do caso.

Trump puxou cordelinhos para trazer o jovem para casa

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

Fontes oficiais revelam ao TWP que foi uma mera “coincidência bizarra”, mas há quem especule que Rodman pode ser uma espécie de “enviado” dos EUA para garantir a libertação de Warmbier e de três outros norte-americanos que continuam detidos na Coreia do Norte.

Por outro lado, há quem avance que Rodman pode ser uma mera distracção de Kim Jong-un para afastar as atenções do caso de Warmbier.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Cara Patrícia, não esteja tão chocada.
      Esta notícia deve ser vista no seguimento desta:
      https://zap.aeiou.pt/coreia-estara-a-desenvolver-bomba-emp-que-afecta-terra-ar-e-espaco-162754

      A fonte é a mesma (EUA) e o que está a acontecer é uma mera fabricação de pretextos.
      Vão horrorizar o mundo todo (como se não existisse guantanamo e pior no estado do Senhor “Grab’em by the pussy”) e depois, vão “fazer um favor ao mundo” ao atacar a Coreia do Norte…

      E a Coreia do Norte (por mais totalitário e cruel que seja) terá memória e viu como tudo aconteceu no Iraque… de nada valeu o Saddam Hussein deixar entrar observadores (baixar as calças).. alterar discurso…
      Bombardearam o País e enforcaram o homem com direito a Nathional Anthena…

      • Pois é, tem toda a razão. E os cidadãos da RPDC ainda não esqueceram o Massacre de Sinchon. E também não esquecem que são um Estado soberano. Nem esquecem a hostilidade permanente dos EUA e da comunidade internacional em geral. Mas enfim, por cá contentamos-nos com esta espécie de jornalismo que insiste em só contar uma versão dos factos. Deixo aqui um exemplo muito… triste, repugnante, decadente, etc.

        https://www.youtube.com/watch?v=muME4lb7YhM

        (equipa de reportagem da CNN apanhada a forjar a notícia de uma suposta manifestação de muçulmanos moderados protestando contra os atentados em Inglaterra)

RESPONDER

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …