Coreia do Norte liberta em estado de coma estudante condenado por arrancar cartaz

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Otto Warmbier, o norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de um hotel, na Coreia do Norte, foi libertado pelo regime de Kim Jong-un em estado de coma.

A informação foi confirmada ao jornal The Washington Post (TWP) pelos pais do estudante de 22 anos que esteve detido durante 17 meses na Coreia do Norte, depois de ter sido condenado, em 2016, a 15 anos de trabalhos forçados por ter arrancado um cartaz político do hotel onde estava alojado.

Otto Warmbier estará em coma há mais de um ano, depois de ter contraído botulismo, conforme revelaram autoridades norte-coreanas a responsáveis norte-americanos, segundo contam os pais do jovem ao TWP.

De acordo com a versão não confirmada pelas autoridades dos EUA, ele terá tomado um comprimido para dormir, após contrair botulismo, e terá entrado em coma, nos dias seguintes ao julgamento.

A libertação de Warmbier foi anunciada pelo Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, numa conferência de imprensa, sem falar nos pormenores médicos do caso.

Trump puxou cordelinhos para trazer o jovem para casa

O martírio do jovem na Coreia do Norte começou na passagem de ano de 2015 para 2016, quando, na sua última noite em Pyongyang, depois de uma curta visita turística, arrancou um cartaz de propaganda política do hotel onde estava alojado.

O estudante desejaria levar uma recordação para casa, mas foi filmado pelas câmaras de segurança do hotel e foi acusado de “actos hostis contra o Estado”, acabando condenado, em Março de 2016.

Durante os 17 meses em que esteve detido, não houve informações relativamente à condição do jovem. Até que, na semana passada, autoridades norte-coreanas revelaram a representantes norte-americanos que Warmbier estava em coma, conforme conta o TWP.

Trump terá então puxado os cordelinhos para tratar da evacuação médica imediata do estudante, com o acordo da Coreia do Norte. Um avião militar médico dos EUA aterrou em Pyongyang para trazer Warmbier de volta a casa.

A evacuação de Warmbier ocorreu no dia em que o ex-basquetebolista Dennis Rodman, que se diz amigo de Kim Jong-un, aterrou na Coreia do Norte para mais uma polémica visita.

Fontes oficiais revelam ao TWP que foi uma mera “coincidência bizarra”, mas há quem especule que Rodman pode ser uma espécie de “enviado” dos EUA para garantir a libertação de Warmbier e de três outros norte-americanos que continuam detidos na Coreia do Norte.

Por outro lado, há quem avance que Rodman pode ser uma mera distracção de Kim Jong-un para afastar as atenções do caso de Warmbier.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Cara Patrícia, não esteja tão chocada.
      Esta notícia deve ser vista no seguimento desta:
      https://zap.aeiou.pt/coreia-estara-a-desenvolver-bomba-emp-que-afecta-terra-ar-e-espaco-162754

      A fonte é a mesma (EUA) e o que está a acontecer é uma mera fabricação de pretextos.
      Vão horrorizar o mundo todo (como se não existisse guantanamo e pior no estado do Senhor “Grab’em by the pussy”) e depois, vão “fazer um favor ao mundo” ao atacar a Coreia do Norte…

      E a Coreia do Norte (por mais totalitário e cruel que seja) terá memória e viu como tudo aconteceu no Iraque… de nada valeu o Saddam Hussein deixar entrar observadores (baixar as calças).. alterar discurso…
      Bombardearam o País e enforcaram o homem com direito a Nathional Anthena…

      • Pois é, tem toda a razão. E os cidadãos da RPDC ainda não esqueceram o Massacre de Sinchon. E também não esquecem que são um Estado soberano. Nem esquecem a hostilidade permanente dos EUA e da comunidade internacional em geral. Mas enfim, por cá contentamos-nos com esta espécie de jornalismo que insiste em só contar uma versão dos factos. Deixo aqui um exemplo muito… triste, repugnante, decadente, etc.

        https://www.youtube.com/watch?v=muME4lb7YhM

        (equipa de reportagem da CNN apanhada a forjar a notícia de uma suposta manifestação de muçulmanos moderados protestando contra os atentados em Inglaterra)

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …